[weglot_switcher]

Itália. Inflação desacelera para 7,6%, o valor mais baixo em um ano

Os dados indicam um abrandamento de 0,6 pontos percentuais na subida de preços ao consumidor. Sobressai a desaceleração observada nos preços do sector energético, ainda que com um aumento acentuado relativamente ao ano passado.
  • 9 – Itália
31 Maio 2023, 12h51

O índice de preços no consumidor (IPC) em Itália subiu para 7,6% em maio, o que significa uma desaceleração de 0,6 pontos percentuais (p.p.) face aos dados do mês anterior, em que ocorreu um aumento para 8,2%. O valor observado é o mais baixo dos últimos 12 meses naquele país, de acordo com as estimativas divulgadas esta quarta-feira, 30 de maio, pelo Istat, o escritório de estatísticas italiano.

Numa análise por produtos, são notórias as subidas dos preços relativamente a 2022, mas existe uma tendência significativa de desaceleração dos mesmos em comparação com os números do mês anterior.

Grande parte da desaceleração está relacionada com a variação observada ao nível dos preços da energia, em que ocorreu um aumento homólogo de 20,5% (26,6% em abril). No que diz respeito aos produtos alimentares processados, o aumento foi de 13,4% (14,0% no mês anterior).

Nos serviços relacionados com os transportes a subida dos preços foi de 5,5% (aceleração de 0,5 p.p.) e nos bens industriais excluindo a energia houve um aumento de 5,1% (mais 0,2 p.p.).

Por outro lado, os custos nos produtos alimentares não processados subiu 8,9% (8,4% no mês precedente) e no caso dos preços no sector imobiliário ocorreu uma subida de 3,4% (3,2% em abril).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.