[weglot_switcher]

Itália: Matteo Renzi prepara-se para apresentar demissão após fracasso eleitoral

O líder do Partido Democrático de Itália deverá apresentar hoje a sua demissão, de acordo com a notícia adiantada pela agência Ansa.
  • Tony Gentile/Reuters
5 Março 2018, 13h01

Com um resultado muito abaixo do esperado, o antigo primeiro-ministro italiano, de 43 anos, (entre 2014 e 2016) prepara-se para apresentar a demissão da liderança do Partido Democrático de Itália. A coligação de centro-esquerda liderada por Matteo Renzi, até hoje secretário-geral do Partido Democratico, ficou muito longe do resultado obtido pelo Movimento 5 Estrelas, um dos grandes vencedores destas eleições, a par da Liga Norte.

A informação foi confirmada por um porta-voz do partido à agência Ansa, ao final da manhã. Para as 17h00 locais (menos uma hora em Lisboa) está marcado o anúncio oficial de demissão.

Depois de fechadas as urnas, uma projeção da agência ANSA, o partido mais votado será o Movimento Cinco Estrelas, de Luigi Di Maio, com 29% a 33% dos votos. O segundo lugar será para o Partido Democrático, de centro-esquerda.

O bloco de direita, Força Itália e Liga Norte, somará entre 32% e 36%,contra 22,5% a 26,5% do bloco de centro-esquerda, segundo as projeções.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.