[weglot_switcher]

IVA na importação vai aliviar tesouraria nas empresas em 200 milhões

O montante foi revelado hoje por Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto do Tesouro e das Finanças, na conferência Orçamento do Estado 2017, organizada pelo Jornal Económico em parceria com a EY.
  • Bobby Yip/Reuters
26 Outubro 2016, 11h15

A eliminação da cobrança do IVA alfandegário, uma medida prevista na proposta do Orçamento do Estado 2017, irá aliviar a tesouraria das empresas em 200 milhões de euros.

Este montante foi revelado hoje pelo secretário de Estado Adjunto do Tesouro e das Finanças na conferência Orçamento do Estado 2017, organizada pelo Jornal Económico em parceria com a EY.

Segundo Ricardo Mourinho Félix esta é a estimativa para o primeiro ano de aplicação desta medida a qual esclarece “só será introduzida a meio de 2017 para preparar a máquina fiscal”.

O governante sublinha a importância da medida que elimina o IVA da importação em determinadas matérias-primas ao recordar “trata-se um adiantamento das empresas ao Estado que se traduz mais tarde na devolução. Durante este período está a financiar o Estado, pelo que esta medida irá reforçar a sua capacidade de tesouraria.”

O secretário de Estado adjunto do Tesouro e das Finanças diz ainda que esta medida “vai reforçar a competitividade dos portos nacionais em relação aos portos espanhóis onde este regime já existia.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.