[weglot_switcher]

IVA zero. Cabaz alimentar custa mais 99 cêntimos esta semana (com áudio)

Os portugueses precisam esta semana de 131,06 euros para comprar os 44 produtos alimentares que constam do cabaz desenhado para a medida IVA zero. O aumento faz-se sentir mais nos produtos congelados.
8 Junho 2023, 18h49

O cabaz de produtos alimentares isentos de IVA está mais caro. Comprar os 44 produtos custa esta semana mais 99 cêntimos do que na semana anterior, conclui um levantamento feito pela DECO Proteste. Os portugueses precisam agora de 131,06 euros para comprar este cabaz.

As curgetes, o azeite virgem extra e as ervilhas congeladas são os bens cujo preço mais aumentou na última semana, mas no geral são os congelados que mais encareceram desde que a medida entrou em vigor.

Depois de uma descida na última semana, o custo agora fixado acima dos 131 euros é o mais elevado desde a entrada em vigor da isenção do IVA, que dura até ao final de outubro. Ainda assim, o cabaz composto por 44 artigos está 7,71 euros mais barato do que estava no dia anterior ao arranque da medida. Isto representa uma poupança de 5,56%, estima a DECO.

O aumento mais significativo dá-se no cabaz essencial, que reúne 63 produtos alimentares. Pelas contas da mesma entidade, este cabaz custa agora mais 4,46 euros do que custava a semana passada – 222,06 euros -, isto é, mais 20,77 euros do que custava na mesma altura em 2022. Trata-se de um aumento de mais de 10%.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.