[weglot_switcher]

“Já em abril”. ANA pronta para avançar com obras do novo aeroporto no Montijo

“Estamos preparados para pôr as caterpillars a trabalhar já no mês de abril”, afirmou o chairman da ANA, José Luís Arnaut, durante o webinar ‘Haverá retoma sem transporte aéreo?’, organizado e promovido pelo Jornal Económico em parceria com a agência BDC.
17 Dezembro 2020, 12h40

O presidente do conselho de administração da ANA – Aeroportos de Portugal, José Luís Arnaut, afirmou esta quinta-feira a disponibilidade da empresa gestora aeroportuária para avançar com as obras do novo aeroporto do Montijo, já em abril de 2021.

“O Montijo está iminente”, sendo um fator “de relançamento económico”, explicou o gestor no webinar ‘Haverá retoma sem transporte aéreo?’, organizado e promovido pelo Jornal Económico em parceria com a agência BDC.

A situação que o Aeroporto da Portela atravessa “está longe de estar estabilizada” e, segundo José Luís Arnaut, aquela infraestrutura vivia, em 2019 uma situações “altamente constrangedoras”. Por isso, vê no Montijo uma oportunidade para robustecer a aviação comercial portuguesa.

“Estamos inteiramente disponíveis para começar a obra no Montijo […]. Tivemos o cuidado de fazer um early contract com uma empresa de construção portuguesa para relançar a economia e estamos preparados para pôr as caterpillars a trabalhar já no mês de abril”, afirmou o chairman da ANA.

A ANA vê no Montijo uma solução, por entender ser necessária, em 2025 ou 2026, uma “nova infraestrutura aeroportuária para evitar os constrangimentos que vivemos em 2019”.  “[Nesse ano], atingimos picos de 59 milhões de passageiros […]. Por isso perspetivamos desenvolver o aeroporto do Montijo”, sublinhou José Luís Arnaut, indicando que não compreende como é que a discussão sobre uma nova infraestrutura que sirva a capital do país ainda não está fechada.

Nesse sentido, o presidente da ANA apelou à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), ao Governo e “a todos os que têm responsabilidades no futuro do país” para que nos próximos cinco, seis anos, o Montijo seja uma realidade, como alavanca do “crescimento da economia e do turismo”.

“Estamos aqui para investir, apesar das adversidade […]. Estamos inteiramente disponíveis para começar a obra no Montijo. Sabemos que há obstáculos de algumas câmaras municipais por razões de ordem política. Mas nós estamos disponíveis e  vamos apresentar, oportunamente, o dossiê na ANAC”, revelou.

José Luís Arnaut garantiu, ainda, que a ANA tem pareceres que indicam que as autarquias não podem “obstruir um projeto nacional” por razões que não sejam do interesse público. O antigo governante dos governos de Durão Barroso e de Santana Lopes criticou os “calculismos”, os “medos” e “receios políticos” relativamente ao Montijo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.