[weglot_switcher]

Já foram entregues mais de 830 mil declarações de IRS (com áudio)

A campanha de IRS relativa aos rendimentos obtidos em 2021 arrancou na sexta-feira e já deram entrada no Fisco mais de 830 mil declarações. Este ano, o Governo prometeu um prazo médio de reembolso mais curto.
4 Abril 2022, 11h58

Os contribuintes portugueses já entregaram à Autoridade Tributária (AT) mais de 830 mil declarações de IRS, indicam os dados divulgados no Portal das Finanças.

A campanha de IRS relativa aos rendimentos obtidos em 2021 arrancou na sexta-feira, dia 1 de abril, e prolonga-se até ao final de junho. De acordo com o Ministério das Finanças, no primeiro dia desse período de entrega, foram submetidas mais de 450 mil declarações Modelo 3, sendo que, destas, mais de metade foi apresentada através do IRS Automático.

Entretanto, e segundo os dados disponíveis no portal da AT, esse total subiu para 836.431 declarações de IRS, mas não é possível detalhar quantas foram preenchidas manualmente e quantas automaticamente.

De notar que, este ano, o Fisco comprometeu-se com um prazo de reembolso mais curto, depois de a pandemia ter afetado, nos últimos dois anos, esses procedimentos. O Ministério das Finanças indicou que, nesta campanha, o prazo médio de reembolso deverá rondar os 12 dias para os contribuintes que aderirem ao IRS automático, com declaração pré-preenchida.

Há, além disso, uma série de novidades a marcar a campanha deste ano. Por exemplo, pela primeira vez, é revelada ao contribuinte a taxa efetiva de tributação, de modo a reforçar a transparência do acerto de contas com o Fisco. Isto visto que as taxas de IRS não são fixas, mas progressivas, o que significa que o rendimento não é tributado todo à mesma taxa: uma fatia do rendimento coletável é, assim, sujeita a uma taxa média e outra a uma taxa normal, daí a necessidade de o Fisco indicar a taxa efetiva.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.