Já sabe o significado da sigla VPN?

As VPN são legais e foram inicialmente criadas para fornecerem uma rede segura para grandes empresas e organizações. Todavia, as mesmas não têm uma reputação muita positiva porque também se encontram associadas a atividades ilegais, o que lhe confere má imagem, tendo sido até banidas de alguns países.

A VPN significa em inglês Virtual Private Network, ou seja, em português é uma rede privada virtual. Trata-se de um serviço de rede intermediário opcional entre o utilizador da rede e a Internet que oferece ferramentas adicionais de criptografia e navegação sigilosa, logo segurança acrescida à navegação.

Sempre que um consumidor se liga à Internet é identificado pelo seu Endereço de Protocolo da Internet ou Endereço IP e do inglês Internet Protocol Address e uma grande parte de seus dados, excluindo os mais sensíveis, circulam abertamente na rede. Porém, com uma rede privada, o utilizador da rede pode-se proteger e não ser facilmente identificado por outros utilizadores. Quer isto dizer que se trata de um serviço essencial para quem de facto não pode usar a Internet normalmente, como por exemplo, entidades que trabalhem diretamente com questões de segurança, ou que estejam numa posição em que seja necessária uma proteção acrescida por algum motivo de força maior.

Assim, uma VPN impede que o utilizador da rede seja identificado como tal, isto porque ao ligar-se à Internet através de uma rede privada, o mesmo recebe um endereço de IP aleatório e que difere do seu, bem como de todos os seus dados de navegação, incluindo os mais simples que são totalmente criptografados, bloqueando todos os possíveis interessados nessas informações, independentemente dos seus motivos.

Outra utilidade de uma VPN é que esta pode permitir o acesso a serviços e a produtos bloqueados numa determinada região e que não podem ser normalmente acedidos. As VPN são legais e foram inicialmente criadas para fornecerem uma rede segura para grandes empresas e organizações. Todavia, as mesmas não têm uma reputação muita positiva porque também se encontram associadas a atividades ilegais, o que lhe confere má imagem, tendo sido até banidas de alguns países.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Recomendadas

80% dos que se despediram em 2022 arrependem-se da decisão, aponta estudo

O fenómeno que ficou conhecido como ‘a grande demissão’ resultou num grande arrependimento. 80% dos trabalhadores que largaram os seus empregos no ano passado gostaria de voltar atrás na decisão, revela um estudo da Paychex.

Deputados aprovam definição de limite de isenção para despesas com teletrabalho

Os deputados aprovaram hoje na especialidade uma proposta do PS para que seja definido o valor até ao qual a compensação que as empresas têm de pagar pelas despesas adicionais com teletrabalho ficam isentas de imposto.

Saiba aqui por que é importante sensibilizar os jovens para gerir o dinheiro e poupar

No geral, as famílias portuguesas ainda poupam muito pouco e é necessário inverter esta tendência começando precisamente pelos mais novos. É importante que os jovens aprendam a poupar, a fazer escolhas no presente para que possam pensar num objetivo no futuro.
Comentários