Já viu o “Jogo Económico”: como estão as finanças dos três ‘grandes’?

Benfica, FC Porto ou Sporting: qual a SAD mais endividada? E qual tem maior dependência da venda de jogadores? Nesta edição analisámos as estratégias financeiro-desportivas das três maiores SADs do futebol português com Luís Miguel Henrique, João Marcelino e Luís Vilar.

Benfica, FC Porto ou Sporting: qual a SAD mais endividada? E qual tem maior dependência da venda de jogadores? E qual dispõe do plantel com melhor rácio valor-custo? E ainda, qual a SAD com maior pressão salarial?

Nesta edição, os comentadores residentes, o jornalista João Marcelino e o advogado e consultor Luís Miguel Henrique, moderados pelo jornalista José Carlos Lourinho, analisaram o primeiro estudo apresentado pelo Observatório do Futebol da Universidade Europeia, sobre as finanças dos três ‘grandes’ do futebol português. Para este programa, contámos com a participação especial de Luís Vilar, vice-diretor da Faculdade de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade Europeia.

O Observatório do Futebol da Universidade Europeia analisou os relatórios dos últimos três exercícios (excluindo para este efeito os números já conhecidos relativos ao primeiro trimestre de 2018/19) no sentido de comparar a estabilidade financeira das SAD de FC Porto, Benfica e Sporting e identificar a estratégia financeiro-desportiva em que cada uma se enquadra, à luz de quatro variáveis previamente definidas: endividamento; pressão da folha salarial; dependência da venda de jogadores e comparação valor-custo do plantel.

Relacionadas

SAD do FC Porto e Sporting terminaram época em falência técnica. Benfica conseguiu reduzir o passivo

No caso dos ‘dragões’, o passivo de 464 milhões de euros ultrapassou o ativo (426 milhões de euros), enquanto no dos ‘leões’, o passivo foi de 283 milhões de euros, face ao ativo de 269 milhões de euros.

Três ‘grandes’ já encaixaram mais de 652 milhões de euros no mercado obrigacionista

As sociedades anónimas desportivas (SAD) de Benfica, Sporting e FC Porto já encaixaram 652,5 milhões de euros com o lançamento de empréstimos obrigacionistas, com quase metade deste montante angariado pelo clube da Luz.

FC Porto SAD ‘campeã’ dos salários pagos entre os três ‘grandes’

O Sporting, por sua vez, tem feito uma curva ascendente de investimento neste ponto. O Benfica é nesta altura a SAD que apresenta uma estrutura salarial mais baixa.
Recomendadas

Portugal goleia em Praga e assume liderança do Grupo A2 da Liga das Nações

Portugal venceu este sábado a República Checa por 4-0, numa partida em Praga.

Emitido mandado de detenção para Vale e Azevedo

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa emitiu hoje um mandado de detenção para o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo, alegando que se recusa a comparecer perante o juiz.

Instituto do Desporto e Juventude tem 33 recomendações para a redução do consumo energético e hídrico

O organismo deu a conhecer formas de minimizar o consumo nas instalações desportivas. Desde a instalação de sensores de presença à instalação de bombas de calor, tudo conta para reduzir.
Comentários