[weglot_switcher]

De Jackson a Kennedy. Conheça os 5 mais ricos a passar pela Casa Branca

Os presidentes “modernos” entraram em funções modestamente ricos mas, aumentaram significativamente as suas finanças através de promoções de livros subsequentes e palestras em público.
  • 119 milhões de dólares (110 milhões de euros)

  • 125 milhões de dólares (116 milhões de euros)

  • 212 milhões de dólares (197 milhões de euros)

  • 525 milhões dólares (490 milhões de euros)

  • mil milhões de dólares (930 milhões de euros)

16 Novembro 2016, 19h26

Não há dúvidas que ser presidente não é um trabalho fácil. Ainda para mais numa nação como os EUA. Mas também tem vantagens surpreendentes, uma delas a nível financeiro.

Usando os dados mais recentes do 24/7 Wall Street, o InsideGov classificou cada presidente dos EUA por património líquido, do mais baixo para o mais alto, baseando-se principalmente em registos históricos para valorizar os ativos de cada presidente e ajustando todos os números para a inflação.

Muitos dos primeiros presidentes fizeram fortuna antes de entrar na Casa Branca, em grande parte através da especulação de terras. Pelo contrário, os presidentes modernos entraram em funções modestamente ricos mas, aumentaram significativamente as suas finanças através de promoções de livros subsequentes e palestras em público.

Os cinco presidentes mais ricos dos EUA:

Andrew Jackson: 119 milhões de dólares (110 milhões de euros)

Para um populista auto-proclamado que desmantelou o Banco Federal, Jackson tinha um património líquido surpreendentemente alto. A sua fortuna veio principalmente de terras e da sua carreira militar.

Theodore Roosevelt: 125 milhões de dólares (116 milhões de euros)

Embora os Roosevelt fossem uma família rica de Nova York, Roosevelt lutou financeiramente nos seus primeiros anos. No entanto, ganhou riqueza como autor de renome, escrevendo mais de 40 livros ao longo da sua vida. O seu bem mais valioso era a sua propriedade de Sagamore Hill em Long Island.

Thomas Jefferson: 212 milhões de dólares (197 milhões de euros)

Jefferson era um verdadeiro renascentista e teve vários negócios bem sucedidos. Mas, como muitos dos fundadores, a verdadeira fortuna de Jefferson veio de propriedades.

George Washington: 525 milhões de dólares (490 milhões de euros)

O enorme património líquido de Washington pode ser resumido numa palavra: terras. A família Washington foi das mais bem sucedidas em especulação de terra na Virgínia.

John F. Kennedy:  Mil milhões de dólares (930 milhões de euros)

O pai de JFK, Joe Kennedy, construiu a sua fortuna através de vários negócios bem-sucedidos, incluindo bancos, negociação de ações, venda de bebidas alcoólicas e produção de filmes. Tecnicamente, Kennedy nunca foi um bilionário ele mesmo – foi assassinado antes de poder herdar a riqueza da sua família mas, enquanto ocupava o cargo, tinha acesso ao grande fundo fiduciário da sua família e a numerosas propriedades imobiliárias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.