Jaguar XE: Estilo clássico reforçado com design do habitáculo

O objetivo é dar conforto e apelar a muito revivalismo. A marca britânica Jaguar lançou a nova berlina no Salão de Paris. O sistema de tração traseira, a construção avançada de peso reduzido, o design aerodinâmico, o interior luxuoso e os níveis excecionais de requinte e comportamento refletem a visão do fundador da empresa, Sir […]

O objetivo é dar conforto e apelar a muito revivalismo. A marca britânica Jaguar lançou a nova berlina no Salão de Paris.
O sistema de tração traseira, a construção avançada de peso reduzido, o design aerodinâmico, o interior luxuoso e os níveis excecionais de requinte e comportamento refletem a visão do fundador da empresa, Sir William Lyons: “Um veículo é o mais próximo a algo com vida que jamais conseguiremos criar”.
O XE de tração traseira é o único veículo do seu segmento que utiliza uma carroçaria monobloco com elevado conteúdo de alumínio. Esta estrutura, extremamente robusta e leve, em conjunto com a suspensão dianteira de triângulos duplos sobrepostos e um eixo traseiro Integral Link, têm um papel fundamental em assegurar que o comportamento dinâmico do XE represente o novo patamar do seu segmento.
A experiência da Jaguar, líder a nível mundial na construção de estruturas em alumínio, permite níveis excecionais de consumo de combustível e emissões: com os novos motores Ingenium diesel, o XE consome apenas 3,8 litros aos 100 km e emite 99 g/km de CO2, tornando-se no Jaguar mais eficiente de sempre, refere a fábrica.
Equipado com o motor de gasolina 3.0 V6 Supercharged do prestigiado Jaguar F-TYPE, o XE S acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos e atinge uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 250 km/h.
O Jaguar XE, com o seu elevado conteúdo em alumínio, é o primeiro modelo desenvolvido com base na nova arquitetura modular da Jaguar Land Rover. A longa distância entre eixos de 2.835 mm e a posição de condução baixa resultam no perfil aerodinâmico de um coupé desportivo.
Uma câmara estereoscópica foi instalada atrás do pára-brisas para proporcionar ao XE uma visão tridimensional da estrada à sua frente. É novidade. Este sistema, que proporciona medições de velocidade e distância muito precisas aos objetos que se aproximam, é utilizado em funções que incluem o Sistema de Inteligente de Travagem Autónoma de Emergência, o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e o sistema de aviso de saída de faixa.
O XE é a berlina Jaguar mais rígida e aerodinâmica de sempre. É também o primeiro Jaguar a incorporar um sistema de direção assistida elétrica, que foi calibrado para permitir um consumo de energia inferior aos sistemas hidráulicos.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Turismo. Hóspedes e dormidas em outubro superam em mais de 5% o registo pré-pandemia

O mercado interno contribuiu com 1,8 milhões de dormidas (-2,7% face ao mesmo mês do ano passado), ao passo que os mercados externos somaram 4,9 milhões (+37,3%).

Vendas no comércio a retalho cresceram 0,5% em volume no mês de outubro

O agrupamento dos produtos alimentares registou uma queda homóloga de -3,2% no mês em análise (-0,2% em setembro). Por outro lado, nos produtos não alimentares observou-se um crescimento de 3,5% (4,3% em setembro).