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Japan Tabacco International prepara maior investimento de sempre da marca em Portugal

Apesar de não serem revelados os valores do investimento, Lucas Chazarreta, country manager da JTI em Portugal garante que o país será fundamental nesta estratégia. No entanto, a nova lei do tabaco pode obrigar a um reajuste do investimento tendo em conta o “impacto gigante” no sector.
26 Maio 2023, 07h53

A Japan Tabacco International (JTI), uma das principais empresas internacionais de tabaco e vaping e que está em Portugal através , prepara o maior investimento de sempre da marca em Portugal com o lançamento de uma nova tecnologia associada ao segmento cujo mercado mais cresce: o consumo de tabaco aquecido. Apesar de não serem revelados os valores do investimento, Lucas Chazarreta, country manager da JTI em Portugal garantiu esta quinta-feira que o país será fundamental nesta estratégia.

Portugal foi escolhido como o quinto mercado a nível mundial em que será lançada a nova tecnologia (Ploom X), uma inovação destinada ao mercado de tabaco aquecido nacional que cresceu 17,7% em 2022 e que conta atualmente com 450 mil consumidores. Ao nível do tabaco aquecido, Lisboa representa 44% do volume nacional, sendo que, para 2025, prevê-se que este segmento ocupe 20% da quota de mercado e que cresça para 700 mil consumidores.

Na apresentação desta tecnologia exclusiva de tabaco aquecido, Lucas Chazarreta revela que Portugal conta, desde o início desta semana, com mais de 1.300 pontos de venda na Área Metropolitana de Lisboa. “A estratégia global de escolher Portugal como quinto país a nível mundial para a expansão geográfica de Ploom X, é algo que nos enche de orgulho. Esta é uma aposta de futuro da empresa, um futuro no qual Portugal tem um papel chave para continuar a crescer em inovação, tecnologia e qualidade”, destacou este responsável na apresentação.

A JTI Portugal é o segundo player no sector do tabaco em Portugal e também aquele que mais cresce. Com uma equipa que duplicou nos últimos dez anos, emprega 52 colaboradores com presença em todo o país.

“Optamos por um plano de lançamento faseado, começando em Lisboa dado o peso desta região no total de vendas da categoria de tabaco aquecido, que estimamos que seja cerca de 40% do volume nacional. Após consolidação do Ploom X nesta região, a nossa expectativa é dar passos sólidos para expandir a distribuição a outras áreas geográficas e assim disponibilizar esta tecnologia exclusiva a consumidores de todo o país”, acrescenta o country manager da JTI em Portugal.

Nova lei do tabaco pode obrigar a reajuste do investimento
Aquele que será o maior investimento da JTI em Portugal poderá sofrer um reajuste consoante aquilo que sair do decreto-lei da nova lei do tabaco, garantiu Lucas Chazarreta em resposta ao JE. “Impacto da nova lei pode condicionar e obrigar a um reajuste desse investimento que está previsto. Para já, avançamos em Lisboa e vamos ver como vai evoluir esse investimento nos outros pontos do país. Em potência, temos 55 mil pontos de venda em Portugal”, realçou este responsável.
Do que se sabe sobre a nova lei do tabaco, Ana Margarida Cordeiro, Corporate Affairs & Communication Manager, considerou que “outras mudanças” que não passem pela esperada transposição da diretiva relativa ao tabaco aquecido (que irá entrar em vigor em outubro) “vão ter um impacto demasiado grande na forma como se vende e consome tabaco em Portugal e merecia uma discussão mais maturada”.
“Em dois meses não se consegue fazer o estudo do impacto. Até julho é impossível concretizar essas alterações. Na redução dos pontos de venda (se a lei fosse implementada assim com o que se conhece) isso teria um impacto gigante no tecido empresarial e no emprego. Eventualmente, deveria haver uma suavização dessas restrições”, concluiu Ana Margarida Cordeiro.
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