Japão enfrenta vaga de frio extremo. Península Coreana regista temperaturas abaixo de 25º

Na quarta-feira, o secretário do governo japonês, Hirokazu Matsuno, confirmou a morte de uma pessoa na sequência de uma tempestade, com outras duas mortes a estarem a ser investigadas. Na península coreana foram registadas temperaturas de menos 25º celsius.

8 – Japão (765,2 toneladas)

O Japão e a Coreia enfrentam um tempo frio muito severo, que já causou fatalidades, caos e bateu o recorde das temperaturas mais baixas registadas na região na última quinzena. No Japão há registo de pelo menos uma morte e milhares de pessoas encontram-se retidas, segundo avança o jornal “The Guardian”.

Na quarta-feira, o secretário do governo japonês, Hirokazu Matsuno, confirmou a morte de uma pessoa na sequência de uma tempestade, com outras duas mortes a estarem a ser investigadas. Na península coreana foram registadas temperaturas de menos 25º celsius.

Está prevista queda de neve para o país e ventos com possibilidade de atingir mais de 100 quilómetros por hora. Algumas partes do Japão esperam atingir as temperaturas mais baixas registadas em décadas. Na manhã desta quarta-feira, a cidade de Maniwa registou um recorde com 93 centímetros de neve, segundo a agência meteorológica do país.

O acesso aos comboios e a realização de voos domésticos ficou dificultada em algumas zonas do país, havendo a possibilidade de serem cancelados até 200 voos.

A agência meteorológica japonesa avisa que este tempo frio e neve deverá manter-se até quinta-feira. As autoridades pedem às pessoas que não realizem viagens desnecessárias e que fiquem atentos às condições de gelo nas estradas.

Na Coreia do Sul foram registados 16 gruas negativos, tendo registado na terça-feira o dia mais frio do ano. A Coreia do Norte também não escapa à vaga de frio, tendo havido vários avisos para o frio extremo que se sente em todo o país. Uma rádio norte-coreana avisou que as temperaturas podem descer até aos 30 graus negativos.

Também o noroeste chinês registou um novo recorde de temperatura mais fria com menos 53º celsius, com as autoridades a emitirem o comunicado mais grave para o frio que se sente nesta região; no Afeganistão, há registo de 124 mortos devido a estas condições.

Recomendadas

PremiumBlinken ‘puxou as orelhas’ a Netanyahu, mas Israel continua com mandato para o ‘dirty job’

O secretário de Estado norte-americano disse ao novo primeiro-ministro que Washington não quer colonatos nem violência desproporcionada. Mas Benjamin Netanyahu preferiu derivar para a questão do Irão, na qual sabe que o ocidente lhe consede (e agradece) larga margem.

Tribunal de Contas do Brasil pede eficiência ao Governo Lula nos gastos públicos

O presidente do Tribunal de Contas do Brasil defendeu também uma auditoria mundial das políticas públicas de ambiente.

Juiz Gilmar Mendes diz que Brasil viveu “um momento muito surreal” em 8 de janeiro

O juiz disse que é necessário fazer reformas algo “absolutamente prioritário para a própria preservação e defesa da democracia”.
Comentários