[weglot_switcher]

Japão: Mulher morre com vírus raro após mordida de gato

O vírus conhecido como Síndrome de Febre Severa com Trombocitopenia, transmitido por gatos, normalmente passado por picadas de caraças, fez a primeira vítima mortal depois de esta ter sido mordida por um gato.
25 Julho 2017, 16h59

A notícia foi avançada pelo Ministério de Saúde do Japão, local onde desde 2013 tem vindo a ser mais frequente a ocorrência destes contágios.

O vírus é transmitido, geralmente, através de uma picada de carraça e já matou 57 pessoas no Japão. Mas desta vez, a forma de contágio foi diferente segundo a entidade de saúde, pois a vítima não apresentada qualquer marcas de picadas, mas ao que tudo indica foi mordida por um gato de rua, quando tencionava levá-lo para o veterinário.

A mulher de 50 anos morreu 10 dias depois e este é o primeiro caso em todo o mundo de uma vítima mortal contagiada pelo vírus Síndrome de Febre Severa com Trombocitopenia (SFST) após uma mordida de gato.

Para os investigadores até ao momento a única via de transmissão do vírus contagiosos era através das picadas de carraças. O vírus já registou 266 infecções no Japão, sendo que destes 57 morreram, o que faz com que a sua taxa de mortalidade esteja situada entre os 12 a 30% dos casos.

A doença contagiosa não tem cura e os principais sintomas são a febre, trombocitopenia (redução do número de plaquetas sanguíneas), problemas gastrointestinais e leucopenia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.