JE Bom Dia. Austrália decide sobre nova subida das taxas de juro

Bom dia. O banco central australiano anuncia hoje o rumo da política monetária. Nos EUA, destaque para o debate do Estado da União e para mais uma ronda de resultados em Wall Street.

Do outro lado do globo, a Austrália deverá decidir hoje quanto a uma nova subida das taxas de juro. Os mercados têm apostado que o banco central australiano se fique por uma nova subida de apenas 25 pontos base, mas essas certezas têm tremido perante alguns dados conhecidos na semana passada. Entre eles, a inflação no país, que atingiu o nível mais alto dos últimos 33 anos.

O Reserve Bank pode assim optar por uma subida mais agressiva, já que do lado macroeconómico há também sinais preocupantes: por um lado, as vendas a retalho registaram a maior queda desde a pandemia e, por outro, os preços das novas habitações deram também o maior tombo desde a década de 80. Importa recordar que o dólar australiano depende da reabertura da China ao mundo.

Ainda lá fora, nos Estados Unidos, decorre o debate do Estado da União, no mesmo dia em que o presidente da Fed, Jerome Powell, tem discurso agendado. Em Wall Street, dia de conhecermos os resultados do SoftBank, Western Union e BP, entre outros.

Deste lado do oceano, ficamos a conhecer os dados relativos à produção industrial na Alemanha e em Espanha, numa semana que de resto será pontilhada de indicadores importantes, sobretudo quanto ao comportamento do consumidor.

São temas que pode acompanhar ao longo do dia, como sempre, em jornaleconomico.pt. Fique bem e até amanhã.

Recomendadas

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quarta-feira

Depois de conhecido o cenário da avaliação bancária na habitação, na segunda-feira, o INE atualiza na terça-feira as estatísticas das rendas da habitação ao nível local. Os dados são relativos ao quarto trimeste de 2022 e veremos como estava o mercado arrendatário a evoluir nas vésperas da apresentação do programa ‘Mais Habitação’.

Preço médio semanal da ERSE desce 0,9% para a gasolina e 0,1% para o gasóleo

O preço médio semanal desceu em 0,9% para a gasolina e em 0,1% para o gasóleo.

Operadores preveem aumento do preço da laranja apesar da isenção de IVA

A maior associação portuguesa de operadores de citrinos prevê um aumento do preço da laranja nos próximos meses, devido à quebra na produção em cerca de 50% e apesar da redução para 0% do IVA aplicado a este fruto.
Comentários