JE Bom Dia. BdP divulga endividamento das famílias e empresas

O Banco de Portugal vai divulgar os dados mais recentes sobre o endividamento do sector não financeiro. Na Europa, será conhecida a evolução da confiança dos consumidores.

A semana arranca com a divulgação por parte do Banco de Portugal dos dados mais recentes sobre o endividamento do sector não financeiro. Em outubro, a dívida do Estado, famílias e empresas recuou cinco mil milhões de euros.

Na Alemanha, o banco central vai apresentar o seu relatório mensal, no qual abordará assuntos económicos, políticos e financeiros. Isto numa altura em que a incerteza paira sobre a economia, perante a escalada da inflação e consequente subida das taxas de juro pelos bancos centrais.

O foco também vai estar virado para a confiança dos consumidores na Europa, em janeiro. No mês passado, este indicador voltou a recuar na União Europeia e na zona euro, fixando-se muito abaixo dos níveis pré-pandemia. A confiança dos consumidores manteve a tendência de descida pelo terceiro mês consecutivo.

Recomendadas

JE Bom Dia. Fed deverá abrandar subida dos juros

Bom dia. Com a inflação a dar sinais de descida, o presidente da Fed, Jerome Powell, deverá anunciar uma subida mais contida dos juros. Em Wall Street, prossegue a época de resultados.

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta quarta-feira

Pedro Nuno Santos prolonga suspensão do mandato; Fecho do ano traz otimismo mas famílias vão continuar a sofrer; Imposto fez baixar 38% a venda das bebidas mais açucaradas.

Ligações ferroviárias de Lisboa a Corunha e Madrid entre projetos apoiados pela UE

O executivo comunitário anunciou hoje que escolheu 10 projetos-piloto que apoiará para estabelecer novos serviços ferroviários ou melhorar os já existentes, apontando que, no seu conjunto, “irão melhorar as ligações ferroviárias transfronteiriças em toda a União Europeia, tornando-as mais rápidas, mais frequentes e mais acessíveis”.
Comentários