JE Bom Dia. China divulga dados macroeconómicos depois da política Covid-Zero

Bom dia. A segunda maior economia mundial começa hoje uma ronda de publicações de dados macroeconómicos. Espera-se o crescimento mais baixo em décadas. Já na Europa, são conhecidos importantes números vindos do Instituto Zew.

A China vai divulgar dados macroeconómicos ao longo do dia. Com o levantamento parcial das políticas “Covid-Zero” no país, os mercados reagiram animados e impulsionaram os índices da segunda maior economia mundial para ganhos assinaláveis.

Ainda assim, os dados que virão de Pequim ao longo da semana vão permitir-nos perceber melhor quais são de facto os efeitos reais dos confinamentos em massa. Prevê-se o crescimento mais baixo em décadas.

Também no Reino Unido, dia de conhecer os dados do desemprego em setembro, nas vésperas de ser apresentado, por fim, um orçamento do Estado para o próximo ano. Já na Alemanha, o Instituto Zew divulga hoje os índices de confiança para a Zona Euro.

Estes e outros temas estarão como sempre em análise ao longo do dia em jornaleconomico.pt.

Recomendadas

JE Bom Dia: Dia Contra a Corrupção obriga a reflexão. INE divulga dados da indústria, comércio e construção

Segundo o Grupo de Estados Contra a Corrupção, Portugal surge na cauda da Europa no que toca ao cumprimento das recomendações desse organismo. Ademais, China, Rússia e Brasil fazem contas à inflação.

JE Bom Dia. PIB e emprego na Europa e contas da ‘meme stock’ Gamestop

Esta quarta-feira será divulgado o Produto Interno Bruto dos países da moeda única e os dados do emprego na União Europeia. A norte-americana Gamestop apresenta resultados trimestrais, após vir a público a notícia de que estaria a preparar mais despedimentos. Já em julho a empresa despediu o CFO e anunciou rescisões.

JE Bom Dia: Audições no Parlamento sobre envolvimento de forças de segurança em práticas violadoras do Estado de Direito

Lá fora, a Austrália poderá mudar de direção quanto à subida das taxas de juro depois de a inflação ter abrandado inesperada e abruptamente em  outubro. Em dia de reunião do Ecofin, serão também conhecidas as balanças comerciais dos Estados Unidos e Canadá em outubro, bem como a atividade dos transportes no terceiro trimestre em Portugal.
Comentários