JE Bom Dia. É dia de greve nos comboios. E como estão a evoluir os salários em Portugal?

Esta quinta-feira promete ficar marcada pela greve nos comboios, mas também pela divulgação dos dados que mostram como os salários têm evoluído.

Apanhar um comboio em Portugal não se adivinha tarefa fácil hoje. Tanto os maquinistas da CP como os funcionários da Infraestruturas de Portugal vão estar em greve e não há serviços mínimos definidos. Também as viagens feitas pela Fertagus deverão ser afetadas, sendo que os salários são um dos principais motivos desta paralisação.

Esta quinta-feira destaque ainda para os dados sobre salários médios dos trabalhadores portugueses. Em termos absolutos, os ordenados têm aumentado, mas não o suficiente para acompanhar a inflação.

Hoje é dia também de conhecer as projeções da Comissão Europeia para a economia do bloco comunitário. Nas previsões de outono, o executivo comunitário apontava para um crescimento de 0,3% para a economia da União Europeia e para a economia da zona euro.

Também esta quinta-feira, a partir das 11h00, assista no site e nas redes sociais do JE ao programa “A Arte da Guerra” com a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa sobre temas mais prementes da política internacional.

Recomendadas

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quarta-feira

Depois de conhecido o cenário da avaliação bancária na habitação, na segunda-feira, o INE atualiza na terça-feira as estatísticas das rendas da habitação ao nível local. Os dados são relativos ao quarto trimeste de 2022 e veremos como estava o mercado arrendatário a evoluir nas vésperas da apresentação do programa ‘Mais Habitação’.

Preço médio semanal da ERSE desce 0,9% para a gasolina e 0,1% para o gasóleo

O preço médio semanal desceu em 0,9% para a gasolina e em 0,1% para o gasóleo.

Operadores preveem aumento do preço da laranja apesar da isenção de IVA

A maior associação portuguesa de operadores de citrinos prevê um aumento do preço da laranja nos próximos meses, devido à quebra na produção em cerca de 50% e apesar da redução para 0% do IVA aplicado a este fruto.
Comentários