JE Bom Dia: Famílias e empresas estão a utilizar mais tecnologia?

O Instituto Nacional de Estatística divulga os inquéritos à utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas famílias e nas empresas em 2022. Nos Estados Unidos, o Twitter reabre os escritórios e a multinacional das videoconferências Zoom apresenta resultados trimestrais.

A empresa das videoconferências Zoom apresenta os resultados do terceiro trimestre do ano fiscal 2023, que serão importantes para perceber até que ponto a plataforma se mantém em crescimento no pós-pandemia. A norte-americana Dell Technologies, que tem operação em Portugal, também divulga contas.

Já do Twitter espera-se que reabra as portas dos escritórios em São Francisco. Na sexta-feira, a rede social agora nas mãos de Elon Musk informou os trabalhadores de que o edifício nos Estados Unidos ia fechar temporariamente, sem apresentar explicações. “Com efeito imediato, estamos a fechar temporariamente os nossos edifícios de escritórios e todos os acessos com identificação serão suspensos. Os escritórios irão reabrir na segunda-feira, 21 de novembro”, revelou a empresa, numa mensagem divulgada pela BBC.

Por cá, o Instituto Nacional de Estatística divulga os inquéritos à utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nas famílias e nas empresas em 2022, que mostram a percentagem de casas com internet em Portugal ou empresas com website próprio ou cloud.

No primeiro ano da pandemia, 84,5% dos agregados familiares no país tinha ligação à Internet em casa e 81,7% utilizam ligação através de banda larga, mais 3,6% em relação ao ano anterior. Em 2021, mais de um terço (34,7%) das empresas disseram que compram serviços de computação em nuvem para correio eletrónico e armazenamento de ficheiros.

Recomendadas

Emissão obrigacionista da Sonangol é “bem vinda” para a bolsa angolana

Segundo o responsável do Departamento de Desenvolvimento de Mercado da Bodiva, Nivaldo Matias, a iniciativa da Sonangol ainda não foi dada a conhecer formalmente à instituição, contudo, a decisão da petrolífera é “bem-vinda”.

Novabase suspende programa de recompra de ações

A tecnológica já tinha suspendido o programa em junho, tendo depois voltado a retomá-lo. Segundo informação publicada nessa altura, o programa estava previsto durar até 31 de dezembro de 2023.

Trabalhadores da Autoeuropa rejeitam pré-acordo laboral que previa aumento de 5,2%

Dos mais de cinco mil trabalhadores da fábrica de automóveis da Volkswagen, em Palmela, no distrito de Setúbal, só 3.865 exercerem o direito de voto, 2.007 dos quais votaram contra o pré-acordo e 1.826 a favor. Houve ainda 10 votos nulos e 22 brancos.
Comentários