JE Bom Dia. Fed deverá abrandar subida dos juros

Bom dia. Com a inflação a dar sinais de descida, o presidente da Fed, Jerome Powell, deverá anunciar uma subida mais contida dos juros. Em Wall Street, prossegue a época de resultados.

A Reserva Federal norte-americana tem reunião agendada. Com a inflação finalmente a dar sinais de descida, tanto no índice de preços no consumidor como no índice de gastos pessoais de consumo, o mercado está confiante numa subida dos juros contida nos 25 pontos base. O presidente da Fed, Jerome Powell, deu a entender que o trabalho ainda não está concluído, mas os indicadores já conhecidos motivam algum otimismo. Além da reunião da Fed, esta semana teremos ainda números do mercado laboral.

Também a inflação está na agenda deste lado do Atlântico. O Eurostat divulga uma estimativa rápida para janeiro e publica também a taxa de desemprego na Zona Euro. Já o Banco de Portugal dá hoje a conhecer dados das taxas de câmbio no mês passado.

Fevereiro arranca com uma nova onda de resultados trimestrais em Wall Street. Esta quarta-feira, é a vez da Meta fazer contas. Também a Novartis e a Alibaba apresentam resultados.

No site, nas redes sociais e na plataforma de streaming do Jornal Económico, não perca hoje mais uma edição do podcast “Maquiavel para Principiantes”. O consultor de comunicação, Rui Calafate, analisa os temas mais quentes da política nacional e internacional.

Como sempre, toda a informação está em constante atualização em jornaleconomico.pt.

Recomendadas

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quarta-feira

Depois de conhecido o cenário da avaliação bancária na habitação, na segunda-feira, o INE atualiza na terça-feira as estatísticas das rendas da habitação ao nível local. Os dados são relativos ao quarto trimeste de 2022 e veremos como estava o mercado arrendatário a evoluir nas vésperas da apresentação do programa ‘Mais Habitação’.

Preço médio semanal da ERSE desce 0,9% para a gasolina e 0,1% para o gasóleo

O preço médio semanal desceu em 0,9% para a gasolina e em 0,1% para o gasóleo.

Operadores preveem aumento do preço da laranja apesar da isenção de IVA

A maior associação portuguesa de operadores de citrinos prevê um aumento do preço da laranja nos próximos meses, devido à quebra na produção em cerca de 50% e apesar da redução para 0% do IVA aplicado a este fruto.
Comentários