O Banco Central Europeu decide hoje quanto a uma nova subida das taxas de juro. Ontem foi a Reserva Federal a dar sinais de uma evidente descida da inflação, mas por estes lados o tom pode ser um pouco diferente.
Na última reunião do BCE, Christine Lagarde manteve a cautela e hoje deverá anunciar uma nova subida, que os analistas esperam que seja na ordem dos 50 pontos base. As projeções conhecidas mostram uma possível nova subida do indicador de preços em janeiro e em fevereiro, pelo que o mercado atira o otimismo para março, na melhor das hipóteses.
Na agenda de hoje destaque ainda para publicações vindas do Banco de Portugal relativas às taxas de juro e montantes nos novos empréstimos. Já o banco central britânico também reúne hoje em torno da política monetária.
Em Wall Street – mais um dia de earnings – esta quinta-feira com um forte peso das tecnológicas. É a vez de conhecermos as contas da Amazon, Alphabet, Apple e outras tantas. Dia importante para o Nasdaq, mas também para algumas farmacêuticas e gasolineiras com resultados agendados.
Ainda esta quinta-feira, a partir das 11h00, assista no site e nas redes sociais do JE ao programa “A Arte da Guerra” com a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa aos temas mais prementes da política internacional.
Como sempre, estes e outros temas estão em constante atualização em jornaleconomico.pt.