JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 16 de março

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Maniche disse hoje que foi vítima de censura por parte do apresentador de um programa do Canal 11, que pertence à Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O episódio teve lugar no programa Futebol Total na noite de terça-feira, e ocorreu no momento em que ex-internacional português criticava o jogador Metié do Benfica pela sua prestação no jogo contra o Ajax. O apresentador, e diretor do canal, Pedro Sousa, interrompeu o ex-jogador do Benfica e FC Porto e criticou a sua intervenção. Pedro Sousa foi diretor de comunicação do Sporting durante o mandato de Godinho Lopes.
 

 
O primeiro-ministro António Costa disse esta quarta-feira que é necessário “dar apoio às empresas para poderem continuar a laborar, não obstante os brutais aumentos de custos em matérias energéticas e primas”.

Depois de frisar que a “Europa tem que se manter unida, cada vez mais forte, para termos capacidade de responder aos nossos maiores desafios”, Costa explicou que apoiar a Ucrânia, os seus refugiados, a construção da paz e a reconstrução do país são prioridades.
 

 
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, revelou hoje que algumas partes do acordo de paz entre Kiev e Moscovo poderão ser aprovadas em breve, depois de a Ucrânia ter concordado em discutir a sua posição de neutralidade, como o Kremlin tem vindo a exigir nas últimas semanas, segundo a “Reuter”.

“O estatuto de neutralidade está agora a ser seriamente discutido, claro, com garantias de segurança”, disse o braço direito de Putin em declarações à “RBC”.
 

 
O conjunto de medidas adotadas pelos países da União Europeia (UE) nas últimas semanas para fazer face ao aumentos dos preços já custam 0,4% do PIB do bloco, de acordo com o “Jornal de Negócios”.

Os dados foram avançados ontem pelo comissário para a Economia, Paolo Gentiloni, durante uma audição no Parlamento Europeu sobre a reforma das regras orçamentais.
 

 
A conquista de 65,3 milhões de euros na atual edição da Liga dos Campeões já constitui um recorde de milhões arrecadados nesta competição por parte do SL Benfica.

Com a vitória desta terça-feira na Arena de Amesterdão, por 1-0, as “águias” garantiram a passagem aos quartos-de-final da “Champions” e juntaram mais 10,6 milhões de euros ao valor já arrecadado.
 

 
Pelo menos 103 crianças morreram e mais de 100 ficaram feridas na Ucrânia desde a invasão do país pelo exército russo, segundo o último relatório publicado hoje pela Procuradoria-Geral daquele país.

Desde o início da invasão, a 24 de fevereiro, a guerra na Ucrânia mata pelo menos cinco ucranianos por dia, refere a procuradora-geral da Ucrânia, Irina Venediktova, num documento publicado pela Interfax-Ucrânia.
 

 
A Rússia pode estar prestes a falhar no pagamento de obrigações a investidores em moeda estrangeira, no que seria a primeira vez em décadas.

As sanções do ocidente ao Banco Central da Rússia em resposta à invasão à Ucrânia bloquearam grande parte das reservas monetárias do país que normalmente seriam agora usadas para pagar as suas responsabilidades com os investidores.
 

 
O Governo anunciou hoje que vai lançar um leilão eólico marítimo (offshore) na próxima legislatura para aproveitar o vento no mar português.

“Queremos também aproveitar a experiência de leilão do solar flutuante (temos 12 concorrentes para 7 lotes) e fazer igual no mar, mas agora com eólica. Se estamos a falar de potências entre os 2 e os 5 GW, já não será em terra que os vamos conseguir, e fica, em antecipação para a legislatura que aí vem, um grande leilão eólico para o mar português”, anunciou hoje o ministro do Ambiente no Parlamento.
 

 
A Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), que representa os profissionais de mais de 10 mil táxis em Portugal, manifestou-se esta terça-feira “espantada” pelo apoio de 30 cêntimos por litro de combustível aos veículos TVDE, como Uber ou Bolt, anunciado ontem pelo Governo.

“Tal informação contraria frontalmente as declarações do ministro do Ambiente, no dia anterior, quando (muito bem) destacou que estes veículos TVDE operam no mercado aberto, sem obrigações de serviço público, pelo que têm a possibilidade de mexer na tarifa, ao contrário do táxi, que tem as suas tarifas congeladas desde 2013”, argumentou a associação.

Recomendadas

Fábio Coentrão castigado com um jogo de suspensão e multa

O ex-jogador Fábio Coentrão foi punido com um jogo de suspensão e multa de 850 euros devido a incidentes quando ainda representava o Rio Ave, em 2020/21, anunciou esta terça-feira o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 10 de agosto

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.

Fernando Chalana, o pequeno genial que mostrou ao mundo o talento português (com áudio)

Morreu esta quarta-feira um dos melhores jogadores portugueses da história do Benfica e que protagonizou a primeira grande transferência de um talento nacional para um clube estrangeiro.
Comentários