JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 27 de abril

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.

Reuters

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A exigência de pagamento de gás russo em rublos por Moscovo levou a, pelo menos, 10 compradores europeus de gás a abrirem contas na Gazprombank, sendo que quatro já pagaram fornecimentos na moeda russa.

A garantia foi dada esta quarta-feira por uma fonte da gigante Gazprom à “Bloomberg” que não revelou quem são os compradores. Recorde-se que também hoje Moscovo anunciou o corte no fornecimento de gás à à búlgara Bulgagraz e à polaca PGNiG , argumentando a falta de pagamentos na moeda russa.
 

 
Depois da Polónia e da Bulgária, a Rússia alertou que está disposta a cortar o fornecimento de gás a mais países europeus. De acordo com o porta-voz do Kremlin, a exigência do pagamento do gás russo em rublos mantém-se e o não cumprimento dessa condição irá comprometer o abastecimento aos compradores europeus.

Numa conferência de imprensa, esta tarde, momentos depois de a presidente da Comissão Europeia ter acusado a Rússia de fazer “chantagem” contra os países europeus, Dmitry Peskov explicou que a gigante estatal do gás Gazprom cortou o fornecimento de gás à Bulgária e Polónia por falta de pagamento em rublos, isto em linha com o decreto-lei anunciado por Vladimir Putin, a 30 de março. Segundo a Gazprom, não foram efetuados quaisquer pagamentos desde o início do mês.
 

 
Já foram celebrados, até ao momento, cerca de 1.400 contratos de trabalho com os cidadãos ucranianos, que vieram para Portugal por causa do conflito em curso no leste do Velho Continente, adiantou a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, esta quarta-feira, numa audição no Parlamento, a propósito do Orçamento do Estado para 2022.

“Neste momento, temos 1.400 contratos de trabalho celebrados com cidadãos ucranianos, que, logo num primeiro momento, decidiram começar a trabalhar”, adiantou a responsável, que indicou também que já estão registadas cerca de 29 mil ofertas de emprego na plataforma criada para recolher oportunidades para este refugiados.
 

 
O Benfica anunciou hoje que existe um acordo de princípio com o treinador alemão do PSV de Eindhoven na Holanda para treinar os encarnados.

A SAD benfiquista anunciou hoje que “estão a decorrer negociações e existe um princípio de acordo para a contratação do treinador Roger Schmidt, a qual ainda não se encontra formalizada”, segundo comunicado enviado à CMVM.
 

 
A Comissão Europeia disse hoje que está a preparar uma resposta à Rússia pelo corte no abastecimento de gás à Polónia e à Bulgária a partir de hoje.

“Esta é outra tentativa de a Rússia usar gás como um instrumento de chantagem. Isto é injustificado e inaceitável. Mais uma vez, mostra que não se pode confiar na Rússia como fornecedora de gás”, disse hoje a presidente da Comissão Europeia em comunicado.
 

 
A petrolífera estatal russa Gazprom vai suspender o fornecimento de gás à Bulgária a partir de quarta-feira, no mesmo dia em que o primeiro-ministro búlgaro tem previsto um encontro com o Presidente da Ucrânia, em Kiev.

“A parte búlgara cumpriu plenamente com as suas obrigações e realizou todos os pagamentos requeridos ao abrigo deste acordo, de forma oportuna, rigorosa e em conformidade com as suas cláusulas”, reagiu a empresa búlgara ao comunicado em que a Gazprom anunciou o corte do fornecimento de gás a partir de quarta-feira, noticia a agência espanhola de notícias, a Efe, citando os meios de comunicação da Bulgária.
 

 
Franz Baumann, ex-secretário-geral Adjunto da ONU, disse hoje à Lusa que teme que a guerra iniciada pelo Rússia na Ucrânia leve ao fim das Nações Unidas, pedindo uma maior ação do secretário-geral, António Guterres.

“Eu estou muito preocupado com o futuro da Organização das Nações Unidas (ONU). Passei muito anos na ONU, passei por muitos países e continentes, e temo que este possa ser o fim da Organização. Porque a ONU foi criada no fim da II Guerra Mundial para prevenir guerras como esta e manter a paz internacional”, afirmou Baumann.
 

 
A proposta do Governo que adia a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para quando estiver criada a Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA), ainda sem data, vai ser hoje debatida na Assembleia da República.

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que tinha sido decidida pelo anterior Governo e aprovada em novembro de 2021 no parlamento, estava prevista para 12 de maio, mas o executivo decidiu agora adiar a reforma daquele serviço de segurança, justificando o adiamento com a necessidade de amadurecer as alterações previstas, nomeadamente ao nível da formação de quem ficará no controlo aeroportuário.
 

 
Maria José Fernandes toma posse esta quarta-feira, 27 de abril, como presidente do Conselho Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). A tomada de posse realiza-se no Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal.

Na cerimónia, o CCISP agracia com a Medalha de Ouro de Mérito Manuel Heitor, ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior cessante, pelo “trabalho de excelência desenvolvido em prol da afirmação do ensino superior português e da investigação, ao nível nacional e internacional”.
 

 
A instrução do processo BES/GES arrancou nesta terça-feira, 26 de abril, no Campus da Justiça, em Lisboa, após ter sido adiado por duas vezes, devido a problemas de saúde do juiz Ivo Rosa que vai decidir que arguidos seguem ou não para julgamento e por que crimes.

Começaram a ser ouvidas quatro testemunhas arroladas pelo arguido João Pereira, ex-responsável pelo departamento de “compliance” do BES, entre as quais o ex-banqueiro José Maria Ricciardi.

Recomendadas

Venda do Chelsea deve estar concluída na segunda-feira

O Chelsea confirmou este sábado que chegou a um acordo definitivo para vender o clube inglês de futebol ao consórcio liderado pelo bilionário norte-americano Todd Boehly. A expectativa é que a transação fique concluída na segunda-feira.

Real Madrid e Liverpool. Quem leva a melhor no duelo dos números?

Duas das seis equipas mais valiosas do mundo vão defrontar-se amanhã, na final da Liga dos Campeões. Dentro de campo, não sabemos quem vence, mas fomos analisar os números fora dele.

Final da Liga dos Campeões: mais de metade dos apostadores acredita na vitória do Liverpool

A Solverde.pt divulgou as previsões que faz para a partida, enquanto a Betano deu a conhecer as tendências de apostas dos seus jogadores.
Comentários