JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 18 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
As tarifas dos táxis vão subir mais de 8% em média a partir de junho, segundo a convenção assinada entre a Direção-Geral das Atividades Económicas, a ANTRAL e a Federação Portuguesa do Táxi e já homologada pelo Governo.

Segundo um comunicado do gabinete do ministro da Economia e do Mar, a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, já homologou a convenção que procede à atualização das tarifas para a prestação do serviço de transporte de passageiros em táxi.
 

 
Na Galiza já aguardam a chegada do rei emérito nos próximos dias para participar numa regata que se vai realizar neste fim de semana em Sanxenxo, segundo o “La Vanguardia”. No regresso a Espanha após dois anos de ausência, Juan Carlos vai encontrar-se com o filho em Madrid.

“A sua primeira visita a Espanha [desde que foi viver Emirados Árabes Unidos] vai ser em Sanxenxo, onde se sente confortável e tem muitos amigos, é uma ótima notícia para nós”, disse o novo presidente da junta da localidade galega, Alfonso Rueda.
 

 
A linhagem BA.5 da variante Ómicron tem apresentado uma frequência relativa “marcadamente crescente”, estimando-se que já seja dominante em Portugal, segundo dados divulgados na terça-feira pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

“Após a sua primeira deteção na semana 13 (28 de março a 3 de abril), a linhagem BA.5 tem apresentado uma frequência relativa marcadamente crescente, estimando-se que já seja dominante em Portugal (frequência relativa estimada de 63,6% ao dia 15 de maio)”, salienta-se no relatório sobre a diversidade genética do coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal.
 

 
A GreenVolt anunciou a compra de um parque solar fotovoltaico de 45 MWp na Roménia, numa operação avaliada em cerca de 83 milhões de euros.

A compra foi acordada através das suas subsidiárias V-Ridium Solar 45 e V-Ridium Renewables (Roménia).
 

 
As estações do Metropolitano de Lisboa (ML) estão esta manhã fechadas devido à greve parcial dos trabalhadores, que às 06:35 registava uma adesão de cerca de 100%”, segundo Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).

“A adesão à greve, a nona desde o início do ano, está perto dos 100%, por isso, as estações estão fechadas. Não há circulação de comboios”, disse à Lusa Anabela Carvalheira.
 

 
Os novos radares de controlo de velocidade de trânsito em Lisboa, 21 que substituem equipamentos antigos e 20 em novas localizações, começam a funcionar a partir de 1 de junho, anunciou ontem a Câmara Municipal.

“A partir do próximo dia 1 de junho, a autarquia irá ativar os 21 radares recentemente substituídos por novos equipamentos com tecnologia mais avançada“, indicou o município, referindo que a entrada em funcionamento dos outros 20 radares em novas localizações ocorrerá a partir dessa mesma data, mas “de forma gradual”.
 

 
A advogada de João Rendeiro revela que se sentiu “manipulada” pelo antigo banqueiro e que numa carreira de várias décadas nunca nenhum cliente lhe tinha proposto um acordo em que só seria paga se saísse em liberdade.

Em conversa com o Jornal Económico, June Marks disse que se sentiu “muito manipulada, abusada, tudo o que se possa lembrar”.
 

 
O cabo submarino Equiano, da Google, está prestes a chegar a Portugal. O cabo que liga a África à Europa por mar será amarrado na costa de Sesimbra na próxima semana, mas a cerimónia da celebração da sua chegada a Portugal do realizou-se esta terça-feira e contou com a presença do Governo.

O primeiro-ministro destacou a importância deste investimento para o país e referiu que hoje o conceito de distâncias geográficas mudou graças às infraestuturas tecnológicas. “Esta revolução industrial é a primeira para a qual Portugal não parte em posição de desvantagem nem por falta de recursos naturais nem pela sua posição geográfica. A transição digital, pelo contrário, é a primeira grande revolução industrial em que qual Portugal parte num excelente ponto”, disse António Costa, elogiando os recursos humanos nacionais e o facto de quase metade dos jovens com 25 anos estar no ensino superior.
 

 
A TAP fechou o ano de 2021 com menos 1.480 trabalhadores face a 2020, num total de 6.626, de acordo com o relatório e contas individual da transportadora, esta terça-feira publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Esta redução acelerou a saída de trabalhadores que já se tinha verificado entre 2019 e 2020, período em que a transportadora perdeu 900 funcionários, sendo que no final do último ano antes da pandemia a companhia contava com um quadro de pessoal composto por 9.006 pessoas.

Recomendadas

Portugal goleia França por 8-2 e lidera Liga Europeia de futebol de praia

A seleção portuguesa de futebol de praia goleou hoje a congénere francesa, por 8-2, na segunda jornada do grupo A da Liga Europeia da especialidade.

Wimbledon: Nadal bate Sonego e apura-se para os oitavos de final

O tenista espanhol Rafael Nadal, número quatro mundial e recordista de ‘Grand Slams’, apurou-se hoje para os oitavos de final de Wimbledon, o terceiro ‘major’ da temporada, ao eliminar o italiano Lorenzo Sonego em três ‘sets’.

Félix da Costa foi segundo em Marraquexe na Fórmula E

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) foi hoje segundo classificado na 10.ª prova do Mundial de Fórmula E, para carros elétricos, disputada em Marraquexe, Marrocos.
Comentários