[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 25 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.
25 Maio 2022, 16h30

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/6Rm2yZPRFvUCvbYkOTJCGc?si=-kX-pIljS9CJ2palYX4fog
 
O Metropolitano de Lisboa anunciou que está prevista uma grave parcial de trabalhadores para a próxima sexta-feira, dia 27 de maio. Tal como o metro de Lisboa, no mesmo dia, também a CP estará de greve.

Em comunicado o Metropolitano de Lisboa esclarece que os “sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa apresentaram pré-aviso de greve para o próximo dia 27 de maio entre as 05:00 e as 09:00 horas, pelo que se prevê que o serviço de transporte seja afetado no período determinado por estas greves”.
 
https://open.spotify.com/episode/6udrBqI2Wtwc3eBsZffmdP?si=XLmBCGR3TAaW4E5ETNLsgw
 
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, promoveu o seu antigo guarda-costas pessoal para ser o novo ministro de Emergências do Kremlin, meses depois do antecessor ter morrido.

O major-general Alexander Kurenkov, de 49 anos, é o sexto guarda-costas do presidente russo a ser nomeado para um alto cargo do governo, segundo o “Daily Mail”.
 
https://open.spotify.com/episode/5MlgeltlQhUJ7k7u7civsi?si=gdYJaQc7R-6eSYIVuT3Chw
 
“A TAP está a bloquear a entrega dos slots que não utiliza”. A acusação é feita pelo presidente executivo da companhia aérea low cost irlandesa, Michael O’Leary, na conferência de imprensa que realizou esta manhã de quarta-feirta, 25 de maio, em Lisboa. Para O’Leary a questão é incontornável porque considera que a sua companhia é a que preenche todos os requisitos para captar os 18 slots que aguarda que a TAP liberte em relação a posições de aterragem e partida do aeroporto de Lisboa. O seu principal receio é que a concorrente easyJet possa aceder a esses slots, aguardando que Bruxelas tome uma posição rápida sobre o tema

Para a Ryanair o acréscimo de 18 slotes em Lisboa é fundamental para consolidar o seu crescimento, numa fase em que pretende assumir-se como a companhia aérea n.º1 em 2022 no mercado português, pelo aumento de 13 milhões de passageiros – aliás, é precisamente esse o título do “press release” que colocou em cada cadeira na referida conferência de imprensa lisboeta.
 
https://open.spotify.com/episode/7xkYnUPlKSXbCAffoegr1k?si=yZjHT4AHQZCe1iFKYy8_1g
 
As autoridades do Kremlin ​​estão a discutir quem substituirá o presidente russo, Vladimir Putin, por entenderem “que não governará o país no futuro próximo”, segundo avança esta quarta-feira, 25 de maio, o jornal da Letónia “Meduza”.

As fontes do Kremlin citadas pela mesma publicação “relatam que o presidente russo abriu um confronto interno no Kremlin e que “estão quase todos contra ele”, à medida que prossegue a invasão à vizinha Ucrânia.
 
https://open.spotify.com/episode/7BtZ2NLjevUu0P8rT8Hrhf?si=aWxY3hDWRFucZ6EBA6mACw
 
Uma proposta do Livre de alteração ao orçamento para alargamento do subsídio de desemprego foi viabilizada hoje, no parlamento, depois de uma hora e meia de discussão sobre a admissão de um artigo que não constava na iniciativa inicial do partido.

A proposta do Livre, que será avocada hoje em plenário, foi aprovada na Comissão de Orçamento e Finanças (COF) já de madrugada.
 
https://open.spotify.com/episode/7drplmS89AKNT6uKAwcMnn?si=xBtz8bn4TiGdyNXc9lmD4Q
 
Os deputados aprovaram esta terça-feira, na especialidade, a proposta do PS que prevê que o valor das propinas do Ensino Superior fique congelado. A medida recebeu “luz verde” do Parlamento, com os votos favoráveis dos socialistas, bem como do PCP e do PAN. Votaram contra o PSD e o Iniciativa Liberal. As demais bancadas optaram pela abstenção.

“No ano letivo de 2022/2023, nos ciclos de estudos conferentes de grau superior e nos cursos técnicos superiores profissionais das instituições de ensino superior público, o valor das propinas em cada ciclo de estudos não pode ser superior ao valor fixado no ano letivo de 2021/2022 no mesmo ciclo de estudos”, lê-se no documento apresentado pela bancada do PS, que mereceu o “sim” do Parlamento esta terça-feira.
 
https://open.spotify.com/episode/1C7T5WzZ7sJwbEvF4IyepG?si=uOy-AUl4T8OpGk6qaBG-yw
 
O Governo britânico aprovou a venda a um consórcio liderado pelo bilionário norte-americano Todd Boehly do clube inglês de futebol Chelsea, ainda detido pelo russo Roman Abramovich, alvo de sanções ligadas à invasão da Ucrânia.

“O Governo emitiu uma licença que permite a venda do Chelsea”, anunciou hoje a ministra da Cultura, Média e Desporto britânica, Nadine Dorries, na rede social Twitter.
 
https://open.spotify.com/episode/6ZuICveP1D5gV7r5Gfqm4V?si=EbBT2ZKjQ5WNW4IwORw0Zg
 
Aos poucos os casos de Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, aumentam e Portugal já conta com 39 casos confirmados segundo os últimos dados divulgados pela Direção Geral de Saúde (DGS). Segundo o virologista do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Celso Cunha, contactado pelo Jornal Económico (JE) o vírus não é motivo para preocupação.

Celso Cunha diz que os portugueses podem estar descansados “por dois motivos: primeiro porque a doença em si não é uma doença de muita gravidade. Está associada a uma taxa de mortalidade baixa, muito menor do que a Covid-19. Por outro lado tem uma transmissibilidade mais baixa”.
 
https://open.spotify.com/episode/5RzZqyi6NgRsUOetjkN2VB?si=b1-EavvHRIW-zhBWDKU5Pw
 
Esta quarta-feira é dia do Governo se sentar à mesa com os parceiros sociais para discutir as três medidas que constam da Agenda do Trabalho Digno que foram negociadas não com os sindicatos e os patrões, mas com os partidos mais à esquerda, ainda no curso da legislatura anterior.

Em causa estão o alargamento das compensações por cessação dos contratos de trabalho a termo, a subida do valor das horas suplementares a partir das 120º horas anuais e o reforço do papel da arbitragem necessária para prevenir vazios na cobertura da negociação coletiva.
 
https://open.spotify.com/episode/1kB9OIQZ18TggDpED5wqKr?si=C39-3oaSS3qP-ZbjsG8fvQ
 
Portugal vai disponibilizar mais 51 milhões de euros de fundos para os agricultores, no âmbito do aumento de custos de produção, depois de Bruxelas ter aprovado a mobilização de verbas do desenvolvimento rural, anunciou hoje a ministra da Agricultura.

“Para Portugal, significa que vamos disponibilizar mais cerca de 51 milhões de euros de fundos para que os nossos agricultores possam fazer face a estes aumentos de custos, para garantirem a segurança da produção de alimentos, para conseguirem também contrariar os desequilíbrios de mercado”, disse, em Bruxelas, Maria do Céu Antunes, comentando a decisão da Comissão Europeia de autorizar a mobilização de até 5% das verbas do desenvolvimento rural, financiadas pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.