JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 25 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.

Metro de Lisboa

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O Metropolitano de Lisboa anunciou que está prevista uma grave parcial de trabalhadores para a próxima sexta-feira, dia 27 de maio. Tal como o metro de Lisboa, no mesmo dia, também a CP estará de greve.

Em comunicado o Metropolitano de Lisboa esclarece que os “sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa apresentaram pré-aviso de greve para o próximo dia 27 de maio entre as 05:00 e as 09:00 horas, pelo que se prevê que o serviço de transporte seja afetado no período determinado por estas greves”.
 

 
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, promoveu o seu antigo guarda-costas pessoal para ser o novo ministro de Emergências do Kremlin, meses depois do antecessor ter morrido.

O major-general Alexander Kurenkov, de 49 anos, é o sexto guarda-costas do presidente russo a ser nomeado para um alto cargo do governo, segundo o “Daily Mail”.
 

 
“A TAP está a bloquear a entrega dos slots que não utiliza”. A acusação é feita pelo presidente executivo da companhia aérea low cost irlandesa, Michael O’Leary, na conferência de imprensa que realizou esta manhã de quarta-feirta, 25 de maio, em Lisboa. Para O’Leary a questão é incontornável porque considera que a sua companhia é a que preenche todos os requisitos para captar os 18 slots que aguarda que a TAP liberte em relação a posições de aterragem e partida do aeroporto de Lisboa. O seu principal receio é que a concorrente easyJet possa aceder a esses slots, aguardando que Bruxelas tome uma posição rápida sobre o tema

Para a Ryanair o acréscimo de 18 slotes em Lisboa é fundamental para consolidar o seu crescimento, numa fase em que pretende assumir-se como a companhia aérea n.º1 em 2022 no mercado português, pelo aumento de 13 milhões de passageiros – aliás, é precisamente esse o título do “press release” que colocou em cada cadeira na referida conferência de imprensa lisboeta.
 

 
As autoridades do Kremlin ​​estão a discutir quem substituirá o presidente russo, Vladimir Putin, por entenderem “que não governará o país no futuro próximo”, segundo avança esta quarta-feira, 25 de maio, o jornal da Letónia “Meduza”.

As fontes do Kremlin citadas pela mesma publicação “relatam que o presidente russo abriu um confronto interno no Kremlin e que “estão quase todos contra ele”, à medida que prossegue a invasão à vizinha Ucrânia.
 

 
Uma proposta do Livre de alteração ao orçamento para alargamento do subsídio de desemprego foi viabilizada hoje, no parlamento, depois de uma hora e meia de discussão sobre a admissão de um artigo que não constava na iniciativa inicial do partido.

A proposta do Livre, que será avocada hoje em plenário, foi aprovada na Comissão de Orçamento e Finanças (COF) já de madrugada.
 

 
Os deputados aprovaram esta terça-feira, na especialidade, a proposta do PS que prevê que o valor das propinas do Ensino Superior fique congelado. A medida recebeu “luz verde” do Parlamento, com os votos favoráveis dos socialistas, bem como do PCP e do PAN. Votaram contra o PSD e o Iniciativa Liberal. As demais bancadas optaram pela abstenção.

“No ano letivo de 2022/2023, nos ciclos de estudos conferentes de grau superior e nos cursos técnicos superiores profissionais das instituições de ensino superior público, o valor das propinas em cada ciclo de estudos não pode ser superior ao valor fixado no ano letivo de 2021/2022 no mesmo ciclo de estudos”, lê-se no documento apresentado pela bancada do PS, que mereceu o “sim” do Parlamento esta terça-feira.
 

 
O Governo britânico aprovou a venda a um consórcio liderado pelo bilionário norte-americano Todd Boehly do clube inglês de futebol Chelsea, ainda detido pelo russo Roman Abramovich, alvo de sanções ligadas à invasão da Ucrânia.

“O Governo emitiu uma licença que permite a venda do Chelsea”, anunciou hoje a ministra da Cultura, Média e Desporto britânica, Nadine Dorries, na rede social Twitter.
 

 
Aos poucos os casos de Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, aumentam e Portugal já conta com 39 casos confirmados segundo os últimos dados divulgados pela Direção Geral de Saúde (DGS). Segundo o virologista do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Celso Cunha, contactado pelo Jornal Económico (JE) o vírus não é motivo para preocupação.

Celso Cunha diz que os portugueses podem estar descansados “por dois motivos: primeiro porque a doença em si não é uma doença de muita gravidade. Está associada a uma taxa de mortalidade baixa, muito menor do que a Covid-19. Por outro lado tem uma transmissibilidade mais baixa”.
 

 
Esta quarta-feira é dia do Governo se sentar à mesa com os parceiros sociais para discutir as três medidas que constam da Agenda do Trabalho Digno que foram negociadas não com os sindicatos e os patrões, mas com os partidos mais à esquerda, ainda no curso da legislatura anterior.

Em causa estão o alargamento das compensações por cessação dos contratos de trabalho a termo, a subida do valor das horas suplementares a partir das 120º horas anuais e o reforço do papel da arbitragem necessária para prevenir vazios na cobertura da negociação coletiva.
 

 
Portugal vai disponibilizar mais 51 milhões de euros de fundos para os agricultores, no âmbito do aumento de custos de produção, depois de Bruxelas ter aprovado a mobilização de verbas do desenvolvimento rural, anunciou hoje a ministra da Agricultura.

“Para Portugal, significa que vamos disponibilizar mais cerca de 51 milhões de euros de fundos para que os nossos agricultores possam fazer face a estes aumentos de custos, para garantirem a segurança da produção de alimentos, para conseguirem também contrariar os desequilíbrios de mercado”, disse, em Bruxelas, Maria do Céu Antunes, comentando a decisão da Comissão Europeia de autorizar a mobilização de até 5% das verbas do desenvolvimento rural, financiadas pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).

Recomendadas

Miguel Oliveira sai do oitavo posto para o GP de Assen

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) garantiu hoje o oitavo lugar na grelha de partida para o Grande Prémio de Assen (Países Baixos) de MotoGP, 11.ª prova da temporada.

Boxista Floyd ‘Money’ Mayweather esbanjou fortuna de mil milhões?

Jake Paul denunciou a situação dias depois de o irmão, Logan Paul, ter afirmado que Mayweather lhe deve dinheiro desde o último combate entre os dois.

Treinadora conta como salvou atleta na piscina: “foi o mergulho mais rápido da minha vida”

Andrea Fuentes lembrou a rapidez com que foi obrigada a atuar e criticou de forma veemente a atuação dos salva-vidas. Tudo aconteceu nos Mundiais de Natação.
Comentários