JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 8 de junho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O Governo vai decretar, em articulação com o Presidente da República, luto nacional pela morte da pintora Paula Rego, indicou hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Cultura.

A pintora Paula Rego, uma das mais aclamadas e premiadas artistas portuguesas a nível internacional, morreu na manhã de hoje em Londres, aos 87 anos, disse à Lusa fonte próxima da família.
 

 
Portugal registou o maior crescimento homólogo do PIB, com 11,9%, seguido da Irlanda, com 11,3%. Quanto ao crescimento face ao trimestre anterior, o Eurostat dá conta de uma subida de 2,6% em Portugal, face aos 1,7% registados nos três meses anteriores.

Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB ajustado sazonalmente aumentou 5,4% no euro e em 5,6% na UE no primeiro trimestre de 2022, tendo sido de +4,7% na área do euro e +4,9% na UE no quarto trimestre de 2021.
 

 
A Direção Geral de Saúde (DGS) informou, esta quarta-feira, que o número de casos infetados pelo Monkeypox subiu para 191.

Em comunicado a DGS “confirma mais 25 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, havendo, até ao momento, um total de 191 casos”.
 

 
A Polícia Judiciária anunciou hoje que deteve nove pessoas por “suspeitas de coautoria do homicídio qualificado ocorrido na madrugada do dia 08.05.2022, na cidade do Porto”, a morte de Igor Silva de 26 anos.

Entre estes detidos encontra-se Marco ‘Orelhas’ Gonçalves, revela a “CNN”, o número dois dos Super Dragões e pai do confesso autor do crime, Renato Gonçalves de 19 anos.
 

 
O líder do Governo de Goa, Pramod Sawant, disse que o estado do leste da Índia quer recuperar todos os documentos históricos da região que estejam atualmente na posse de Portugal.

Segundo a agência noticiosa indiana IANS, o ministro chefe de Goa aconselhou na segunda-feira o Departamento de Arqueologia do estado a “visitar Portugal e trazer esses documentos de volta” para a região.
 

 
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou ontem que os presidentes da República da Polónia e da Eslováquia vão deslocar-se a Braga esta quarta-feira para falarem consigo sobre “a situação internacional”.

O anúncio foi feito pelo chefe de Estado Português ontem à noite, à chegada a Braga para as comemorações do 10 de junho.
 

 
“Todas as festas populares no país poderão traduzir-se num total de contágios diretos num mínimo de 350 mil, podendo atingir valores mais elevados se novas variantes entrarem em Portugal”, estima a análise de risco elaborada pelo grupo de trabalho do IST que acompanha a evolução da covid-19 em Portugal e que a agência Lusa teve acesso.

O documento antecipa também que o número de contágios pelo coronavírus SARS-CoV-2 “produzidos sem máscara, com os níveis atuais de suscetíveis de infeção, em eventos como o Rock in Rio seja de 40 mil no total”.
 

 
O Governo chamou os sindicatos que representam os trabalhadores da Administração Pública para uma reunião sobre a entrada nas carreiras de assistente técnico e de técnico superior, bem como a valorização das remunerações em função das habilitações académicas e o recrutamento e seleção.

De acordo com a nova enviada pelo Ministério da Presidência, as estruturas sindicais vão ser recebidas esta quarta-feira a partir das 10h00 pela secretária de Estado da Administração Pública, Inês Ramires, sendo esta a segunda reunião do novo Governo de António Costa com os representantes dos trabalhadores do Estado.
 

 
Já está em funcionamento a plataforma que irá ajudar o setor agrícola a enfrentar os desafios colocados pelas alterações climáticas e que contou com a cooperação da Sogrape.

Em comunicado a Sogrape diz que a ferramenta foi desenvolvida no âmbito do projeto europeu Med-Gold. A nova plataforma permite aceder ao histórico e previsões climáticas, para uma melhor gestão das principais culturas do Mediterrâneo, como vinha, olival e trigo duro.
 

 
O número de acidentes por trotineta têm aumentado, segundo a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) que defendeu ao Jornal Económico que a idade mínima para se andar de trotineta nas ciclovias devia ser os 14 anos, sendo esta uma forma de reduzir a sinistralidade.

Em entrevista ao JE vice-presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, Rosa Pita, sublinhou que “em Portugal não há idade mínima para utilizar a trotineta”.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 29 de junho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.

Upland anuncia FC Porto como o primeiro clube europeu no metaverso

A plataforma anunciou a entrada do campeão nacional no metaverso com o clube a ser integrado na cidade do Porto, com o Estádio do Dragão e com a capacidade de mobilizar os adeptos neste universo. Primeira fase deste envolvimento irá acontecer durante esta temporada.

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta quarta-feira

Depois da banca, Governo foi o maior alvo de ciberataques no ano passado; Apoios covid levam falências para nível mais baixo da década; Falta de pessoal cancela 46 voos à TAP em junho
Comentários