[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 22 de junho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.
22 Junho 2022, 16h30

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/27aXC8K8jRMIGBZXiwaugx?si=UH3Pm2NQSImlpFd7TgQh9Q
 
O CEO da Tesla, Elon Musk, defendeu ser “inevitável” uma recessão nos EUA e assegurou que esta provavelmente ocorreria mais cedo ou mais tarde.

Os comentários de Musk foram feitos no Fórum Económico do Catar, onde foi questionado sobre o seu “mau pressentimento” acerca da economia e do que achava sobre alegações feitas por funcionários do governo Biden de que uma recessão nos EUA “não seria inevitável”.
 
https://open.spotify.com/episode/72K4gF5gSYkXeT64XobZxS?si=EmYZYEzPTy6moHIxR3ej2w
 
A Europa deverá começar a preparar-se imediatamente para o fim do fornecimento de gás da Rússia no inverno, alertou o chefe da Agência Internacional de Energia (AIE), citado pelo “The Guardian”.

Perante esse cenário, Fatih Birol lançou um apelo aos governos para unirem esforços para reduzirem a procura e manterem as centrais nucleares abertas.
 
https://open.spotify.com/episode/4ltoIosg6ywA9NVF9EgoSR?si=2IsM6AW9RKax8sAph06RsA
 
Quase dois terços dos europeus consideram a adesão à União Europeia uma “coisa boa”, segundo uma sondagem do parlamento europeu publicada na quarta-feira e citada pela “Reuters”. O resultado é o maior resultado dos últimos 15 anos.

A maioria dos países apresentou uma postura significativamente mais positiva em relação à adesão à UE em comparação com uma sondagem realizada no final do ano passado, disse o Parlamento Europeu.
 
https://open.spotify.com/episode/4NJFq0vnCGU5PTz3cEXWdX?si=AMvyuHefSW-yvb1ol9CCTw
 
O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou esta quarta-feira que irá reduzir o IVA sobre a eletricidade de 10% para 5%.

A medida vai ser aprovada no Conselho de Ministros extraordinário convocado no sábado, dia 25 de junho, no âmbito de um plano de medidas anti-crise que irá ser prolongado depois de ter expirado no final deste mês, avança o “El Economista”.
 
https://open.spotify.com/episode/2YKZlKCDJGuhQHPT7l1ksp?si=gbaXZnHaRiWEv-FXkxUS1w
 
Uma sondagem revelou hoje que quase 40% dos portugueses acham que o líder do PSD não vai fazer um trabalho eficaz de oposição ao Governo.

Já 31% dos inquiridos acreditam que Luís Montenegro vai fazer um bom trabalho, segundo a sondagem da Intercampus para o “Correio da Manhã/CMTV/Negócios”.
 
https://open.spotify.com/episode/2O1E9qUvlDamY5bUEdQxyJ?si=B8yLoieJQcOLMUH3c9XT-w
 
Adeus, Rnters. Olá, Flecto. “É um rebranding total. Por total digo: mudança de nome, marca, tom de voz e um novo produto tecnológico”, sintetiza ao Jornal Económico o empreendedor Guilherme Guerra, cofundador e CEO. A famosa startup dos alugueres renasceu e, ao angariar 1,2 milhões de euros numa ronda de investimento, fez uma mudança da qual só ficaram os investidores, a equipa e a base do negócio.

Então, o que motivou a criação da Flecto? Após quatro anos de Rnters, em 2020, os fundadores do marketplace para alugar artigos (telemóveis, pranchas de surf, consolas, tendas de campismo…) aperceberam-se de que o produto já estava a ser utilizado por empresas de aluguer, como uma espécie de ‘Shopify para alugueres’.
 
https://open.spotify.com/episode/0WsPP2Td3KEFBhYrKTmEqW?si=yx-0rBmxTjG0Wrxhsenh0Q
 
Pelo menos 225 pessoas morreram hoje no leste do Afeganistão na sequência de um sismo de magnitude 5,9 na escala aberta de Richter, noticiou a agência de notícias estatal afegã, Bakhtar.

“Um grave sismo abalou quatro distritos da província de Paktika, matando e ferindo centenas dos nossos compatriotas e destruindo dezenas de casas”, escreveu o porta-voz adjunto do governo talibã Bilal Karimi, na rede social Twitter.
 
https://open.spotify.com/episode/56yWrobgR1NA137CXt61YN?si=9fUrvHFFTmSQpT05j7leJw
 
O Presidente da Indonésia, Joko Widodo, cujo país acolhe este ano a cimeira do G20, vai visitar a Ucrânia e a Rússia, para se reunir com os líderes de ambos os países, anunciaram hoje as autoridades indonésias.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Retno Marsudi, confirmou que Widodo vai reunir-se com o homólogo russo, Vladimir Putin, em Moscovo, e, em Kiev, com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
 
https://open.spotify.com/episode/5gFu9XizXMBpK2usrVjodB?si=yyBBt0y4RY6W12rV_6YXng
 
A criação de um Balcão Ibérico do ensino superior privado, para facilitar e desburocratizar a atribuição de graus conjuntos, é um dos pontos altos do encontro entre a Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado – APESP e a sua congénere espanhola, Fórum Emília Pardo Bazán, que decorre esta quarta-feira, 22 de junho, no Grémio Literário.

A mobilidade de estudantes, docentes e funcionários entre instituições de ensino superior particular e cooperativo dos dois lados da fronteira é outro tema em cima da mesa, tal como a montagem de centros de investigação conjuntos e de projetos educativos para os mercados Hispânico e da Lusofonia.
 
https://open.spotify.com/episode/0GN5KpDGIEoKOx5TR7CIb1?si=cqM5rTB7QSm6EGpa9fs-5g
 
O Governo prevê ter aprovado o plano de eficiência hídrica do Alentejo ainda este mês e avançar com a elaboração de outros planos de eficiência hídrica para mais regiões do país, nomeadamente a bacia hidrográfica do Tejo, que é vista como prioritária para a próxima fase, anunciou esta terça-feira o Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

O anúncio foi feiro no âmbito da nona reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, que concluiu que, apesar da situação de seca deste ano ser das mais graves de sempre, há abastecimento para o consumo humano suficiente para dois anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.