JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 22 de junho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.

1 – Elon Musk (277 mil milhões de dólares)

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O CEO da Tesla, Elon Musk, defendeu ser “inevitável” uma recessão nos EUA e assegurou que esta provavelmente ocorreria mais cedo ou mais tarde.

Os comentários de Musk foram feitos no Fórum Económico do Catar, onde foi questionado sobre o seu “mau pressentimento” acerca da economia e do que achava sobre alegações feitas por funcionários do governo Biden de que uma recessão nos EUA “não seria inevitável”.
 

 
A Europa deverá começar a preparar-se imediatamente para o fim do fornecimento de gás da Rússia no inverno, alertou o chefe da Agência Internacional de Energia (AIE), citado pelo “The Guardian”.

Perante esse cenário, Fatih Birol lançou um apelo aos governos para unirem esforços para reduzirem a procura e manterem as centrais nucleares abertas.
 

 
Quase dois terços dos europeus consideram a adesão à União Europeia uma “coisa boa”, segundo uma sondagem do parlamento europeu publicada na quarta-feira e citada pela “Reuters”. O resultado é o maior resultado dos últimos 15 anos.

A maioria dos países apresentou uma postura significativamente mais positiva em relação à adesão à UE em comparação com uma sondagem realizada no final do ano passado, disse o Parlamento Europeu.
 

 
O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou esta quarta-feira que irá reduzir o IVA sobre a eletricidade de 10% para 5%.

A medida vai ser aprovada no Conselho de Ministros extraordinário convocado no sábado, dia 25 de junho, no âmbito de um plano de medidas anti-crise que irá ser prolongado depois de ter expirado no final deste mês, avança o “El Economista”.
 

 
Uma sondagem revelou hoje que quase 40% dos portugueses acham que o líder do PSD não vai fazer um trabalho eficaz de oposição ao Governo.

Já 31% dos inquiridos acreditam que Luís Montenegro vai fazer um bom trabalho, segundo a sondagem da Intercampus para o “Correio da Manhã/CMTV/Negócios”.
 

 
Adeus, Rnters. Olá, Flecto. “É um rebranding total. Por total digo: mudança de nome, marca, tom de voz e um novo produto tecnológico”, sintetiza ao Jornal Económico o empreendedor Guilherme Guerra, cofundador e CEO. A famosa startup dos alugueres renasceu e, ao angariar 1,2 milhões de euros numa ronda de investimento, fez uma mudança da qual só ficaram os investidores, a equipa e a base do negócio.

Então, o que motivou a criação da Flecto? Após quatro anos de Rnters, em 2020, os fundadores do marketplace para alugar artigos (telemóveis, pranchas de surf, consolas, tendas de campismo…) aperceberam-se de que o produto já estava a ser utilizado por empresas de aluguer, como uma espécie de ‘Shopify para alugueres’.
 

 
Pelo menos 225 pessoas morreram hoje no leste do Afeganistão na sequência de um sismo de magnitude 5,9 na escala aberta de Richter, noticiou a agência de notícias estatal afegã, Bakhtar.

“Um grave sismo abalou quatro distritos da província de Paktika, matando e ferindo centenas dos nossos compatriotas e destruindo dezenas de casas”, escreveu o porta-voz adjunto do governo talibã Bilal Karimi, na rede social Twitter.
 

 
O Presidente da Indonésia, Joko Widodo, cujo país acolhe este ano a cimeira do G20, vai visitar a Ucrânia e a Rússia, para se reunir com os líderes de ambos os países, anunciaram hoje as autoridades indonésias.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Retno Marsudi, confirmou que Widodo vai reunir-se com o homólogo russo, Vladimir Putin, em Moscovo, e, em Kiev, com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
 

 
A criação de um Balcão Ibérico do ensino superior privado, para facilitar e desburocratizar a atribuição de graus conjuntos, é um dos pontos altos do encontro entre a Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado – APESP e a sua congénere espanhola, Fórum Emília Pardo Bazán, que decorre esta quarta-feira, 22 de junho, no Grémio Literário.

A mobilidade de estudantes, docentes e funcionários entre instituições de ensino superior particular e cooperativo dos dois lados da fronteira é outro tema em cima da mesa, tal como a montagem de centros de investigação conjuntos e de projetos educativos para os mercados Hispânico e da Lusofonia.
 

 
O Governo prevê ter aprovado o plano de eficiência hídrica do Alentejo ainda este mês e avançar com a elaboração de outros planos de eficiência hídrica para mais regiões do país, nomeadamente a bacia hidrográfica do Tejo, que é vista como prioritária para a próxima fase, anunciou esta terça-feira o Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

O anúncio foi feiro no âmbito da nona reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, que concluiu que, apesar da situação de seca deste ano ser das mais graves de sempre, há abastecimento para o consumo humano suficiente para dois anos.

Recomendadas

Miguel Oliveira sai do oitavo posto para o GP de Assen

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) garantiu hoje o oitavo lugar na grelha de partida para o Grande Prémio de Assen (Países Baixos) de MotoGP, 11.ª prova da temporada.

Boxista Floyd ‘Money’ Mayweather esbanjou fortuna de mil milhões?

Jake Paul denunciou a situação dias depois de o irmão, Logan Paul, ter afirmado que Mayweather lhe deve dinheiro desde o último combate entre os dois.

Treinadora conta como salvou atleta na piscina: “foi o mergulho mais rápido da minha vida”

Andrea Fuentes lembrou a rapidez com que foi obrigada a atuar e criticou de forma veemente a atuação dos salva-vidas. Tudo aconteceu nos Mundiais de Natação.
Comentários