[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 10 de agosto

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.
10 Agosto 2022, 16h45

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/2UQk1MRqjhYYLm6FFwSaeJ?si=H0qPPn3zQGCZmwipGoXqRQ
 
O desemprego voltou a encolher, no segundo trimestre de 2022. De acordo com o destaque publicado esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa situou-se em 5,7%, menos 0,2 pontos percentuais (p.p) do que no arranque do ano e menos 1,0 p.p. do que no trimestre homólogo de 2021. Já a população empregada manteve-se “praticamente inalterada” face aos primeiros três meses de 2022, mas cresceu quase 2% face ao período homólogo.

É preciso recuar até ao primeiro trimestre de 2020 para encontrar uma taxa de desemprego idêntica à registada entre abril e junho de 2022, sendo este valor o mais baixo desde, pelo menos, 2011, ano em que se iniciou a atual série.
 
https://open.spotify.com/episode/1lSrgiaXkOPlnsN7d9V8oc?si=xs58YbgRTR6wpcM-XghmyQ
 
O INE confirmou esta quarta-feira a inflação de julho em 9,1%, o valor mais elevado desde novembro de 1992 e um aumento em relação aos 8,7% registados no mês anterior. Este valor fica em linha com a estimativa rápida do gabinete nacional de estatísticas lançada no início de agosto.

Em cadeia, o indicador apresentou uma variação nula, enquanto o valor subjacente, ou seja, ignorando as categorias energética e de produtos alimentares não-transformados, acelerou em termos homólogos para 6,2%.
 
https://open.spotify.com/episode/7wqeSatcjsST8X0FmnSMFT?si=5c9Fna8ZQ1a6guYN8onG8w
 
Elon Musk vendeu quase sete mil milhões de dólares em ações da Tesla (6,84 mil milhões de euros), um valor recorde. Com a última venda, passou a deter 155 milhões de ações da Tesla, menos de 15% da companhia autómovel.

A venda vai servir para financiar a compra do Twitter, caso perca a batalha legal contra a rede social, ficando obrigado a finalizar o negócio que decidiu cancelar.
 
https://open.spotify.com/episode/4dDPnrylCZfCA0ydXuB01Q?si=rKic9ctUQeGHYS9KzZGIlg
 
Fernando Chalana, antigo internacional português e futebolista emblemático do SL Benfica, faleceu esta quarta-feira aos 63 anos, tal como foi anunciado em comunicado pelo clube onde fez praticamente toda a sua carreira.

Recordam as “águias” que o antigo internacional português ingressou no clube da Luz aos 15 anos (começou como júnior no FC Barreirense), emblema que representou primeiro como jogador, durante treze temporadas (de 1974 a 1984 e de 1987 a 1990), tendo estado ainda no SL Benfica como elemento técnico ligado ao futebol.
 
https://open.spotify.com/episode/13iabgUhK5do6WBRNyVfvC?si=xW7IJARwTLSu7ZGSlF4cVg
 
O Governo Regional da Madeira aprovou a criação de um grupo de trabalho para a elaboração de um estatuto profissional para os Bombeiros das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da RAM (AHBV), no prosseguimento da política de revisão, valorização e enriquecimento das carreiras.

“Com vista a elaboração do Estatuto dos Bombeiros Profissionais da Região Autónoma da Madeira, o Governo Regional resolveu proceder à constituição de um grupo de trabalho multidisciplinar para agilizar a apresentação de propostas conducentes à criação e regulamentação do regime laboral e das condições de trabalho dos Bombeiros profissionais das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV), bem como para apresentar uma proposta de reestruturação do modelo de apoio e comparticipação financeira com as AHBV, tendo em conta a uniformização dos critérios, regras e procedimentos administrativo-financeiros, associados à atribuição das comparticipações financeiras, provenientes de diversas fontes de financiamento”, diz o executivo madeirense.
 
https://open.spotify.com/episode/233vzMlZChaYcGOyxIwz40?si=-FWjucC8T3WiqF7bgJixQw
 
Os voos controlados pela Navegação Aérea de Portugal (NAV), empresa que gere o tráfego aéreo no país, tiveram um quebra de 6,2% no continente e na Madeira, em julho, para 57.196, enquanto que os Açores registaram um aumento de 1,6%, para 16.157, face a 2019.

Assim, a NAV controlou 73.353 voos em julho deste ano indicou, num comunicado.
 
https://open.spotify.com/episode/0blGuIu3HesdfkbRuiWY1g?si=RD_k-8W3R8KUYFlHVWy9oA
 
“O inimigo atingiu o distrito duas vezes com o Grad MLRS [sistema de lançamento múltiplo de mísseis], disparando 80 mísseis contra bairros residenciais”, disse hoje Valentyn Reznichenko, chefe da Administração Militar Regional de Dnipro.

Os russos “lançaram um ataque deliberado e insidioso enquanto as pessoas dormiam em suas casas. As comunidades de Marhanets e Myrove foram atacadas”, disse o responsável na plataforma Telegram.
 
https://open.spotify.com/episode/24wy5CZ4nXogJKhFJC7jBj?si=UhcOu34fQ_qvzctNQTqiaQ
 
O parlamento da Finlândia anunciou esta terça-feira que o seu sítio na internet estava a ser alvo de um ataque informático.

Esta ataque ocorre quando este país nórdico se constituiu candidato a membro da NATO, no seguimento da invasão da Ucrânia pela Federação Russa.
 
https://open.spotify.com/episode/07ICyWvncMu47S3wMOwZqo?si=JpXJCqQ-T_Op8UhS9fmSEQ
 
Os canais internacionais da RTP perderam os direitos de transmissão do campeonato português. Pela primeira vez desde que os jogos do principal escalão não são transmitidos em sinal aberto no território português, a RTP e a Sport Tv não chegaram a acordo em tempo útil para a transmissão das partidas naquela estação pública, segundo relata o “Correio da Manhã”.

Nos anos anteriores, o estabelecido era que tanto a RTP Internacional como a RTP África passavam um jogo do campeonato por jornada. No entanto, na ronda inaugural desta edição da competição, nenhuma partida foi transmitida.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.