JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 31 de agosto

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.

Margarida Grossinho

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
“O Governo está a acompanhar as preocupações que têm sido manifestadas sobre este tema, nomeadamente pelas várias associações do setor”, avançou à agência Lusa fonte oficial do Ministério das Infraestruturas e da Habitação.

“Neste momento, o assunto ainda está em análise”, acrescentou.
 

 
Depois de ter ficado dois meses estacionado nos 6%, o desemprego recuou ligeiramente em julho. De acordo com o destaque publicado esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa situou-se em 5,9% no primeiro mês do segundo semestre, valor que corresponde a um decréscimo de 0,1 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior e a uma quebra de 0,7 p.p. em termos homólogos. Já a taxa de emprego manteve-se em 63,7%.

Inicialmente, o gabinete de estatísticas tinha indicado que a taxa de desemprego subira ligeiramente em junho, mas, afinal, tal não aconteceu. Antes, e segundo a nota divulgada esta manhã, ficou estacionada nos 6%, valor idêntico ao registado em maio.
 

 
“Gorbatchov foi um dos principais responsáveis pela destruição da União Soviética e a restauração do capitalismo na Rússia, quando o que se impunha era o aperfeiçoamento do socialismo”, lê-se na abertura do breve comunicado de apenas um parágrafo e 123 palavras.

Para os comunistas, a intervenção de Gorbatchov “contribuiu para abrir caminho à contra-ofensiva do imperialismo para recuperar as posições perdidas ao longo do século XX e impor a sua hegemonia no plano mundial, com as graves consequências que daí advieram para os direitos dos trabalhadores, a soberania dos povos, a segurança na Europa e a paz no mundo”.
 

 
Uma nova sondagem sobre as eleições no Brasil, publicada esta terça-feira indica que o atual presidente, Jair Bolsonaro está agora mais próximo da liderança, que continua a pertencer ao antigo presidente e agora candidato Lula da Silva, quando falta pouco mais de um mês para o ato eleitoral.

De acordo com a mais recente sondagem da CNT/MDA, se a primeira volta das eleições fosse hoje, Lula teria 42,3% dos votos, enquanto Bolsonaro ficava com 34,1%. Valores que dão uma vantagem de 8,2 pontos percentuais (p.p.) ao líder da esquerda, mas a margem é mais reduzida do que em maio, quando a mesma fonte apresentou resultados de 40,6% e 32%, respetivamente (8,6% p.p. de diferença).
 

 
Desde 1990 até hoje, o presidente, os seus três filhos mais velhos, a sua mãe, cinco irmãos seus e duas ex-mulheres compraram 107 imóveis, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, sendo que pelo menos 51 foram adquiridos total ou parcialmente com uso de dinheiro vivo, noticiou o jornal UOL.

Segundo esta publicação, os pagamentos “em moeda corrente nacional”, ao valor de hoje, correspondem a mais de 25 milhões de reais (cerca de cinco milhões de euros).
 

 
Os contribuintes com IRS a pagar relativamente aos rendimentos que auferiam em 2021 têm até hoje para pagar o imposto em falta, podendo, no entanto, pedir para efetuar o pagamento em prestações.

Os dados oficiais sobre a campanha de IRS de 2022 (para rendimentos relativos ao ano anterior), indicam que 1,1 milhões de contribuintes receberam este ano notas de cobrança no valor de 2,3 mil milhões de euros.
 

 
A EDP anunciou a conclusão da venda da Central Hidroelétrica de Mascarenhas, no Brasil, a uma subsidiária da Victory Hill Global Sustainable Energy Opportunities, por 243 milhões de euros (1 225 milhões de reais).

“A Energias de Portugal, S.A (“EDP”), através da sua subsidiária EDP – Energias do Brasil S.A. (“EDP Brasil”), detida em 57,55%1, informa que celebrou um contrato de compra e venda com a VH GSEO UK Holdings Limited, subsidiária da Victory Hill Global Sustainable Energy Opportunities, para a alienação de uma participação de 100% na Energest S.A., sociedade que detém a central hidroelétrica de Mascarenhas”, é referido num comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
 

 
A Galp anunciou hoje um aumento médio de oito euros na fatura a partir de outubro.

“Face à volatilidade do mercado e ao respetivo aumento do custo do gás, a Galp irá proceder a uma atualização do preço final de gás natural no dia 1 de outubro. O novo preço reflete o aumento do respetivo custo de aquisição em linha com a evolução do preço deste produto no mercado internacional. O aumento em causa rondará os oito euros para o escalão mais representativo de clientes da Galp”, pode-se ler no comunicado.
 

 
Mikhail Gorbachev morreu esta terça-feira aos 91 anos, após enfrentar uma “doença grave e longa”, noticia a agência TASS, citando uma fonte hospitalar de Moscovo, onde o político recebia tratamento. Gorbachev foi o último líder da União Soviética e também o último secretário-geral do Partido Comunista Soviético, entre 1985 e 1991.

O ex-líder ficou conhecido pela “perestroika”, uma série de reformas políticas e económicas que impulsionou a partir de 1985 enquanto era líder do Partido Comunista e que levariam, poucos anos depois, à Queda do Muro de Berlim e à implosão do projeto soviético.
 

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta terça-feira

“Salário mínimo vai perder poder de compra pela primeira vez desde 2013”; “Famílias com prazo-limite para tratar das partilhas de terrenos”; “Seleção procura lugar na final four antes do anúncio dos convocados para o Mundial”

Três adeptos impedidos de entrar em estádios por intolerância no Estoril Praia-FC Porto

Os três indivíduos podem ser punidos com coimas entre os mil e os 10 mil euros e com pena de interdição de acesso a recintos desportivos até dois anos.
Comentários