JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 21 de setembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O mercado imobiliário nacional tem atraído um número cada vez maior de investidores, sobretudo estrangeiros. Na próxima JE Talks, transmitida na quinta-feira, 22 de setembro, às 15h00, olhamos para este ritmo para avaliar o interesse dos investidores e perceber a que passo vai ser feito o crescimento do mercado, nomeadamente no segmento de luxo.

Levantam-se questões quanto à capacidade de resposta à procura que se nota e quanto à sustentabilidade deste crescimento. Além disso, a atual conjuntura macroeconómica, com a escalada das taxas de juro por parte dos bancos centrais e as regras cada vez mais apertadas do Banco de Portugal, são temas pertinentes para perceber como vai o sector evoluir até ao fim do ano e ao longo de 2023.
 

 
Nenhuma das alterações propostas pelos partidos da oposição ao diploma do Governo que limita a atualização das pensões, reduz o IVA da eletricidade e mitiga o aumento das rendas das casas foi aprovada, na especialidade.

As votações decorreram esta manhã, tendo o PS inviabilizado todas as mudanças à proposta de lei do Executivo de António Costa, exceto aquelas que os próprios socialistas colocaram em cima da mesa, e que visam, por exemplo, evitar que o apoio de 125 euros que será pago no próximo mês seja alvo de penhoras.
 

 
O painel de 30 especialistas convidados para fazer a avaliação técnico-científica dos grandes incêndios rurais de 2022 vai reunir-se hoje pela primeira vez no Ministério da Administração Interna (MAI), em Lisboa.

Segundo o MAI, a constituição deste painel de peritos, que reúne 30 personalidades provenientes de vários centros de investigação do país, resulta “da necessidade de analisar a particular severidade e complexidade de alguns incêndios deste ano, que exigiram um acionamento excecional de meios de resposta”.
 

 
O ministro da Defesa da Rússia anunciou hoje a mobilização de 300 mil reservistas e reconheceu que o país perdeu 5.937 soldados durante a campanha na Ucrânia iniciada em fevereiro.

O ministro explicitou os termos da mobilização depois de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter anunciado uma “mobilização parcial” dos cidadãos, numa altura em que a guerra na Ucrânia está quase a completar sete meses.
 

 
A Tabaqueira, do grupo Philip Morris International (PMI), vai esta quarta-feira inaugurar o seu novo parque solar fotovoltaico, que resulta de um investimento de 7 milhões de euros. Com uma área superior a 5 mil metros quadrados, este projeto insere-se na transição energética da empresa portuguesa e deverá permitir aumentar a eficiência e produtividade da sexagenária fábrica de Albarraque.

“Permite fornecer 10% da necessidade de energia da fábrica e reduzir 200 toneladas de CO2 [dióxido de carbono]. Os 7 milhões de euros que investimos entre 2020-2022 também incluem uma sub-estação que tivemos de construir para poder ter 100% da energia que utilizamos oriunda de fontes renováveis. Queremos diminuir a pegada ecológica da fábrica”, disse o diretor geral da Tabaqueira, Marcelo Nico, em entrevista ao Jornal Económico (JE).
 

 
A Assembleia Legislativa da Madeira inicia esta quarta-feira o novo ano parlamentar.

O arranque do novo ano parlamentar, o último desta legislatura, tendo em conta a realização de eleições regionais em 2023, vai ser presidido pelo presidente da Assembleia Legislativa da República, Augusto Santos Silva.
 

 
“Há outra batalha que devemos encerrar – a nossa guerra suicida contra a natureza. A crise climática é a questão definidora do nosso tempo. Deve ser a primeira prioridade de todos os governos e organizações multilaterais. E, no entanto, a ação climática está a ser colocada em segundo plano – apesar do apoio público esmagador em todo o mundo”, sublinhou Guterres no seu discurso de abertura do debate geral da 77.ª sessão da Assembleia-Geral da ONU.

De acordo com o líder das Nações Unidas, as emissões globais de gases de efeito estufa precisam de ser reduzidas em 45% até 2030 para que exista alguma esperança de chegar a zero até 2050.
 

 
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse esta terça-feira que os próximos aumentos das taxas de juros vão depender dos dados da inflação, num evento organizado pela Sociedade de Comércio, Indústria e Ciência de Frankfurt.

O BCE tem vindo a aumentar as taxas a um ritmo recorde, mas a inflação continua a aumentar e mesmo as expectativas a mais longo prazo, um ponto-chave para os decisores políticos, estão a começar a ultrapassar a meta de 2% do banco.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.

Ucrânia junta-se a Portugal e Espanha na candidatura ao Mundial2030 (com áudio)

De acordo com o jornal The Times, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deu ‘luz verde’ à intenção da Ucrânia poder organizar o Campeonato do Mundo de 2030 com Portugal e Espanha e que esse objetivo será tornado público na quarta-feira, numa conferência de imprensa conjunta promovida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), em Nyon, na Suíça.

Regresso da Liga dos Campeões. FC Porto favorito, Benfica e Sporting partem em desvantagem

Os “dragões” têm boas possibilidades de vencer pela primeira vez na prova, enquanto os rivais de Lisboa não têm um cenário tão favorável. Na Liga Europa, o SC Braga é favorito no duelo pela liderança do grupo.
Comentários