JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 9 de novembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.

Montadores

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Depois de dois trimestre a cair, o desemprego subiu ligeiramente, entre julho e setembro. De acordo com a nota divulgada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa fixou-se em 5,8%, o que significa que aumentou 0,1 pontos percentuais (p.p.) face ao trimestre anterior.

“A taxa de desemprego foi estimada em 5,8%, valor superior em 0,1 p.p. ao segundo trimestre de 2022 e inferior em 0,3 p.p. ao terceiro trimestre de 2021”, revelou o gabinete de estatística.
 

 
A Meta, proprietária da rede social Facebook, vai despedir 11% da sua força de trabalho, o que significa que 11 mil funcionários da tecnológica norte-americana estão de saída. Já se sabia que a empresa se preparava para anunciar cortes, mas os números finais foram revelados esta quarta-feira pelo CEO.

“Hoje estou a partilhar algumas das mudanças mais difíceis que fizemos na história da Meta”, começou por dizer Mark Zuckerberg, numa carta enviada à equipa. “Decidi reduzir o tamanho da nossa equipa em cerca de 13% e dispensar mais de 11 mil dos nossos talentosos trabalhadores. Estamos também a implementar várias medidas adicionais para nos tornarmos uma empresa mais eficiente, cortando despesas discricionárias e alargando o congelamento de contratações até o primeiro trimestre”, anunciou.
 

 
O futuro da Aliança Atlântica e o papel do Reino Unido vão ser discutidos na visita do secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, ao primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, em Londres na quarta-feira.

O país, que é o maior contribuinte europeu da NATO e o segundo maior depois dos EUA, tem defendido mais investimento dos aliados para a organização poder modernizar os seus meios militares.
 

 
O presidente do grupo Fosun, Guo Guangchang, que detém várias empresas em Portugal, caiu 35 lugares na lista dos mais ricos da China, para a 126.ª posição, no pior ano para os multimilionários do país desde 1998.

A fortuna pessoal de Guo, 55 anos, fixou-se, em 2022, no equivalente a cerca de 5,5 mil milhões de euros, de acordo com a lista elaborada pela Hurun Report Inc, unidade de investigação sediada em Xangai e considerada a Forbes chinesa.
 

 
A startup norte-americana 1s1 Energy, fabricante de sistemas de eletrólise de água para produção de hidrogénio, anunciou esta quarta-feira que fechou uma ronda de investimento no valor de 2,15 milhões de dólares, coliderada pela sociedade de capital de risco portuguesa Faber e pela CSN Inova. A empresa recém-financiada é a responsável por um projeto de hidrogénio verde de 63 milhões de euros em Portugal.

“A Faber é um parceiro valioso com valores partilhados e experiência no investimento e apoio a empresas de elevado crescimento, e a CSN [Companhia Siderúrgica Nacional] é líder mundial na descarbonização da produção de aço e operações mineiras. Todos os nossos investidores partilham um profundo compromisso para ajudar a descarbonizar a economia mundial”, disse o CEO da empresa, Daniel Sobek, em comunicado divulgado aos meios de comunicação social.
 

 
A contagem dos votos das eleições intercalares nos Estados Unidos ainda não acabou e para já os republicanos estão na frente – mas não a uma distância que lhes permita para já assumir que ganharam as eleições. Neste momento, os republicanos já elegeram 191 deputados à Câmara dos Representantes e 47 senadores – enquanto os democratas vão nos 166 deputados e 48 senadores.

Segundo os analistas citados pelos jornais norte-americanos, a ‘onda’ republicana não parece ser tão forte como a que se esperava, nomeadamente no que tem a ver com as votações para os presidentes dos 39 Estados e regiões que estão em disputa. Os democratas parecem ter ganho alguma esperança ao longo da noite eleitoral, mas o certo é que uma derrota, mesmo que não assuma as dimensões de uma catástrofe política, não deixará de bloquear os próximos dois anos de Joe Biden.
 

 
O Governo e as estruturas sindicais da administração pública reúnem-se hoje para discutir as valorizações salariais das carreiras gerais de técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais e de algumas carreiras especiais.

Segundo a convocatória do Ministério da Presidência, na reunião o Governo vai dar início ao processo negocial acordado em 24 de outubro, relativamente à matéria de valorização das carreiras.
 

 
A verba foi hoje avançada pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, um dia depois de o presidente do Eurogrupo ter indicado que as medidas orçamentais adotadas pelos países da zona euro para apoiar cidadãos e empresas a enfrentar a crise energética já ascendem a 200 mil milhões de euros.

“Nós temos quantificado o montante que, do ponto de vista financeiro, apoiámos as famílias e as empresas ao longo do ano de 2022 e foi um apoio muitíssimo significativo. Só diretamente na área energética, de combate aos preços por assim dizer, estamos a falar de algo que superou os quatro mil milhões de euros, o que é um valor muito significativo para um país como Portugal”, referiu Fernando Medina.
 

 
Os CTT – Correios de Portugal anunciaram esta segunda-feira uma redução de capital para 72,675 milhões de euros e oficializaram a mudança de sede da empresa para o edifício Green Park, em Lisboa, onde está localizada a clínica dentária Maló Clinic.

A redução de capital aconteceu ontem, dia 7 de novembro, e abrange o valor de 2,325 milhões de euros por causa da extinção de 4.650.000 ações representativas de 3,1% dos CTT, de acordo com a informação transmitida, em comunicado, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Recomendadas

Portugal perde com Coreia do Sul e Paulo Bento está nos ‘oitavos’ do Mundial2022

Portugal conquistou hoje o Grupo H do Mundial de futebol de 2022, apesar de perder por 2-1 com a Coreia do Sul, de Paulo Bento, que se qualificou para os ‘oitavos’, eliminando Uruguai e Gana.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

“A Arte da Guerra”. “O Qatar acabou por ser vítima da sua própria ambição”

Poderão os protestos relativos ao Qatar ser uma alavanca no sentido da mudança da estrutura da sociedade do país? O primeiro mundial jogado no Médio Oriente colocou todas contradições deste pequeno país debaixo do foco internacional. Veja a análise de Francisco Seixas da Costa no programa da plataforma multimédia JE TV.
Comentários