JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 16 de novembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Cerca de um em cada quatro desempregados encontrou um novo posto de trabalho, entre julho e setembro, indicam os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em causa estão 78,1 mil portugueses.

Do total de pessoas que não tinham emprego no segundo trimestre do ano, 53,9% (ou seja, mais de metade) permaneceram nessa situação, no período entre julho e setembro, enquanto 26,1% encontraram um novo posto de trabalho. Os demais portugueses (cerca de 20% dos desempregados) transitaram para a inatividade.
 

 
“A nossa análise preliminar sugere que o incidente foi provavelmente causado por um míssil de defesa aérea ucraniano disparado para defender o território ucraniano contra ataques de mísseis de cruzeiro russos, mas deixem-me ser claro, isto não é culpa da Ucrânia”, afirmou Jens Stoltenberg.

Falando em conferência de imprensa em Bruxelas após ter presidido a uma reunião do Conselho do Atlântico Norte para discutir a explosão de terça-feira na Polónia, perto da fronteira com a Ucrânia, o líder da Aliança Atlântica vincou: “A Rússia tem a responsabilidade última, uma vez que continua a sua guerra ilegal contra a Ucrânia”.
 

 
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, comparou a Rússia a um “cão atiçado” pelos Estados Unidos, NATO e União Europeia, e sublinhou que o partido nada tem a ver com as “opções do Governo russo”.

Em entrevista à Lusa, Paulo Raimundo considerou que a posição do PCP em relação ao conflito na Ucrânia é “simples e simultaneamente complexa”.
 

 
O ex-Presidente norte-americano Donald Trump anunciou na noite de terça-feira a sua terceira recandidatura à Casa Branca e prometeu “trazer a América de volta”.

“A fim de tornar a América grande e gloriosa novamente estou a anunciar esta noite a minha candidatura à Presidência dos Estados Unidos”, disse o bilionário ao ser aplaudido por uma multidão na sua mansão em Mar-a-Lago, na Florida.
 

 
O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou hoje que recebeu “luz verde” do seu homólogo russo, Vladimir Putin, para renovar os acordos sobre exportação de cereais e fertilizantes russos e ucranianos, que expiram no final da semana.

“Tivemos discussões e, por agora, sou da opinião que elas vão continuar e quando regressar [à Turquia] falarei com Putin e outros interlocutores”, disse Erdogan no final da cimeira do G20 em Nusa Dua, na ilha indonésia de Bali, citado pela agência espanhola EFE.
 

 
Ana Malheiro tem 22 anos e é de Guimarães. Está a frequentar o mestrado em jornalismo. Licenciada na NOVA FCSH em Ciências Musicais usufruiu de uma bolsa Futuro do Santander Universidades. A bolsa facilitou a sua vida enquanto estudante deslocada oriunda de uma família numerosa e monoparental.

Elvira Mota vive em Portugal há três anos, mas é natural de Angola, onde está a sua família. Tem seis irmãos. Depois de viver em Lisboa foi para Barcelos. Está no 2º ano de Engenharia e Gestão Industrial no IPCA.
 

 
Os líderes da União Europeia (UE) presentes na cimeira do G20 na Indonésia realizam hoje uma reunião de “coordenação” para discutir a queda de um míssil na Polónia na terça-feira, anunciou o presidente da Conselho Europeu, Charles Michel.

Michel tomou esta decisão depois de falar ao telefone com o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, e assegurar-lhe “a plena unidade e solidariedade da UE em apoio à Polónia”.
 

 
Aveiro vai ter o primeiro Laboratório Nacional para a Rastreabilidade dos Produtos da Pesca e Aquicultura, uma estrutura pensada para prestar serviços às empresas e atestar a origem geográfica de bens alimentares de origem marinha.

O projeto é apresentado esta quarta-feira, 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, no Ecomare. O evento conta com o ministro da Economia e do Mar, o secretário de Estado do Mar e a diretora-geral de Política do Mar.
 

 
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse esta terça-feira que a Aliança está a “acompanhar” a queda de mísseis na Polónia, realçando a necessidade de “conhecer todos os factos” sobre o ataque.

Stoltenberg disse na sua conta da rede social Twitter que conversou com o Presidente polaco, Andrzej Duda, “sobre a explosão na Polónia”, acrescentando que ofereceu as condolências pela “perda de vidas” no caso da queda de mísseis naquele país membro da NATO.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Portugal é o terceiro favorito a ganhar o Mundial, prevê casa de apostas

Após o triunfo por 6-1 frente à Suíça, resultado que colocou Portugal no caminho de Marrocos nos quartos-de-final do Mundial, a Seleção comandada por Fernando Santos é agora a terceira favorita a ganhar a competição, empatada com a Argentina e a Inglaterra.

Respostas Rápidas: Que jogadores de Portugal mais podem valorizar neste Mundial?

Da baliza ao ataque, da Luz ao Dragão passando por Madrid, a prestação da Seleção portuguesa no Mundial pode dar muito a ganhar em 2023, sobretudo aos clubes que “emprestam” os seus melhores ativos para a prova de seleções de excelência a nível mundial. Saiba que jogadores poderão sair mais valorizados com a promessa das milhões para o fecho de contas do primeiro semestre da temporada.
Comentários