JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 23 de novembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje 35 pessoas pertencentes a uma rede criminosa que contratava trabalhadores estrangeiros para agricultura no Baixo Alentejo, confirmou à Lusa fonte policial.

Segundo a mesma fonte, esta rede era formada por estrangeiros, nomeadamente famílias romenas, e alguns portugueses que lhes davam apoio.
 

 
O número de crianças e jovens abrangidos pelo sistema de acolhimento registou uma descida de 29% nos últimos dez anos, afirmou Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, durante o VI Fórum Abrigo, que conta com “O Jornal Económico”, “Novo” e revista “Forbes” como media partners e decorre esta quarta-feira, 23 de novembro, no Cinema-Teatro Joaquim de Almeida, no Montijo.

Na sua intervenção, a governante salientou que esta redução demonstra que tem existido uma capacidade do próprio sistema em garantir que há um trabalho feito para com as famílias de risco em Portugal.
 

 
A Meta deu a conhecer esta terça-feira a iniciativa #ApoiamosBoasIdeias nas redes sociais do grupo – Facebook, Instagram e Whatsapp -, que se propõe a apoiar as livrarias em Portugal no caminho da transição digital, a partir da adaptação da estratégia de negócio ao atual contexto socioeconómico.

Anunciado em vésperas do Dia da Livraria e do Livreiro, o projeto disponibiliza um centro de recursos, cursos de formação focados na digitalização, bem como uma ferramenta gratuita de diagnóstico digital desenvolvida para a avaliação da estratégia digital do negócio, além de disponibilizar um plano de ação personalizado.
 

 
Várias pessoas morreram na terça-feira num tiroteio num supermercado em Chesapeake, no estado norte-americano da Virginia, nos Estados Unidos, segundo os ‘media’ locais que citam fontes policiais.

O autor do massacre morreu e, embora o número exato de vítimas seja desconhecido, um porta-voz da polícia indicou que é inferior a 10.
 

 
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos lamentou hoje a “falta de estratégia” para a aplicação das verbas previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a transição digital na área da Saúde.

Em declarações à Lusa no dia em que a Ordem dos Farmacêuticos assinala formalmente os 50 anos, numa cerimónia que decorrerá no Museu do Tesouro Real (Palácio da Ajuda), em Lisboa, Helder Mota Filipe disse temer que, sem uma estratégia para o uso dessas verbas, “se perca mais uma oportunidade de dar um salto em frente”.
 

 
A central de ciclo combinado da Tapada do Outeiro celebra hoje as suas bodas de prata. Mas o futuro da central vai ter de ser decidido nos próximos dois anos, pois o Contrato de Aquisição de Energia (CAE) termina no final do primeiro trimestre de 2024.

A central é atualmente a maior do país em termos de potência (990 megawatts) e o projeto representou um investimento de 700 milhões de euros. Apesar do primeiro a gás ter tido lugar em dezembro de 1997, a entrada em serviço industrial teve lugar no final de 1999. A efeméride vai ser hoje celebrada num evento que conta com a participação do ministro do Ambiente Duarte Cordeiro.
 

 
O “Jornal Económico” prossegue esta quarta-feira uma série de programas dedicados ao Qatar 2022, o Mundial de futebol que teve início este domingo e que decorre pela primeira vez no Médio Oriente.

Neste episódio, nota para a entrada em ação de dois jogadores portugueses que atuam na nossa Liga e que defendem esta quarta-feira a camisola do Canadá. Por outro lado, o destaque para Alemanha e Espanha, duas Seleções campeãs com adversários com níveis de dificuldade diferentes.
 

 
A Câmara Municipal de Sintra, no distrito de Lisboa, aprovou esta terça-feira o orçamento para 2023, no valor de 315 milhões de euros, tendo como prioridades as áreas da saúde, educação e rede viária.

O orçamento foi aprovado com os votos favoráveis do PS (quatro vereadores mais o presidente), do vereador da CDU, a abstenção do vereador do Chega e os votos contra do PSD e do CDS-PP (quatro vereadores).
 

 
A Greenvolt anunciou esta terça-feira que Clara Raposo renunciou ao cargo de presidente do conselho de administração da empresa, depois de ter sido indigitada para o Banco de Portugal, escolhendo Clementina Barroso para lhe suceder.

Assim, a Greenvolt veio “informar sobre a renúncia apresentada, na presente data” por “Clara Patrícia Costa Raposo aos cargos de presidente do Conselho de Administração e de presidente da comissão de apoio ao Conselho, Comissão de Auditoria, Risco e Partes Relacionadas, por motivos de conflito com novas funções de interesse público a serem exercidas pela senhora presidente cessante”, segundo um comunicado.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Portugal é o terceiro favorito a ganhar o Mundial, prevê casa de apostas

Após o triunfo por 6-1 frente à Suíça, resultado que colocou Portugal no caminho de Marrocos nos quartos-de-final do Mundial, a Seleção comandada por Fernando Santos é agora a terceira favorita a ganhar a competição, empatada com a Argentina e a Inglaterra.

Respostas Rápidas: Que jogadores de Portugal mais podem valorizar neste Mundial?

Da baliza ao ataque, da Luz ao Dragão passando por Madrid, a prestação da Seleção portuguesa no Mundial pode dar muito a ganhar em 2023, sobretudo aos clubes que “emprestam” os seus melhores ativos para a prova de seleções de excelência a nível mundial. Saiba que jogadores poderão sair mais valorizados com a promessa das milhões para o fecho de contas do primeiro semestre da temporada.
Comentários