JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 30 de novembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

Ao segundo dia da re:Invent 2022, o palco de networking da Amazon Web Services totalmente dedicado ao negócio de computação da nuvem (que o JE acompanha presencialmente em Las Vegas), Adam Selipsky, CEO desta plataforma, apresentou todas as novidades que pretendem tornar mais fácil o dia a dia das empresas.

A taxa de inflação anual na zona euro abrandou ligeiramente em novembro, para os 10,0%, face aos 10,6% de outubro, mantendo-se num valor de dois dígitos, segundo uma estimativa rápida do Eurostat, hoje divulgada.

De acordo com a estimativa do serviço estatístico da União Europeia (UE), a energia é a componente que apresenta a mais alta taxa de inflação homóloga (34,9%, em baixa face a 41,5% de outubro), seguindo-se a alimentação, álcool e tabaco (13,6%, que se compara com 13,1% do mês anterior), os bens industriais não energéticos (que se manteve estável nos 6,1%) e os serviços (4,2%, face a 4,3%).

A H&M anunciou hoje que vai cortar 1.500 empregos devido à aplicação do plano de redução de custos, apresentado há dois meses, e ao aumento da eficiência, após a queda dos lucros ao encerrar o negócio na Rússia.

O programa, que visa poupar 2.000 milhões de coroas suecas (cerca de 183 milhões de euros) por ano a partir do segundo semestre de 2023, vai custar cerca de 800 milhões (73 milhões de euros) em custos de reestruturação, que serão contabilizados no quarto trimestre, refere a cadeia de moda sueca em comunicado, lembrando ainda que o corte de postos de trabalho se deve também ao fecho da sua operação na Rússia devido à invasão da Ucrânia.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) reconheceu esta quarta-feira, 30 de novembro, que Portal das Finanças está ”temporariamente indisponível” a renovação regular dos certificados de segurança, garantindo que não está em curso qualquer ataque informático. Administração fiscal assegura que os serviços do Portal das Finanças voltarão a estar “brevemente” disponíveis, não adiantando se poderá estar em causa o pagamento do IMI para os contribuintes que pagam este imposto em duas ou três prestações para valores entre 100 e 500 euros e acima dos 500 euros, respetivamente, cujo prazo da última prestação termina a 30 de novembro.

A União Europeia vai colaborar com o Tribunal Penal Internacional (TPI) para estabelecer um tribunal capaz de julgar os “crimes horríveis” da Rússia na Ucrânia, assim como o uso de bens e capitais congelados na Rússia para a reconstrução do país.

O anúncio foi feito hoje pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, numa mensagem difundida através da rede social Twitter, acompanhada de imagens vídeo da declaração.

A CP suprimiu 143 das 252 ligações ferroviárias que tinha programadas até às 08:00 devido à greve dos trabalhadores da empresa e da Infraestruturas de Portugal (IP), disse à Lusa fonte oficial da empresa.

Os trabalhadores da CP – Comboios de Portugal cumprem hoje uma greve de 24 horas, em conjunto com os trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP), com a CP e a Fertagus a preverem perturbações na circulação.

Cantão, a maior cidade do sul da China, voltou hoje a registar confrontos violentos entre manifestantes e agentes da polícia, depois de um fim de semana marcado por manifestações em todo o país contra a estratégia ‘zero covid’.

Os vídeos mostram manifestantes a arremessar garrafas de vidro e barras metálicas contra as forças de segurança, que surgem a marchar em fileiras, protegidos por escudos antimotim transparentes.

As eleições para o Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE para o triénio 2023-2025, que começaram na segunda-feira, com sete listas candidatas aos quatro lugares de representantes dos beneficiários, terminam hoje.

A maioria das listas admitidas às eleições para o CGS, órgão que é composto por 17 membros, dos quais quatro são representantes dos beneficiários, defende a redução dos descontos para a ADSE, instituto de proteção e assistência na doença dos trabalhadores e pensionistas da administração pública.

O objetivo da missiva visa resolver a situação de “dupla discriminação” dos pensionistas e reformados portugueses residentes no estrangeiro.

Na carta dirigida a António Costa, o CRCPE recorda que o Governo português “avançou recentemente com uma série de apoios extraordinários, designadamente a atribuição de um complemento excecional aos pensionistas e reformados, com o fim de atenuar os efeitos da inflação e demais aumentos do custo de vida”.

A SIGI Olimpo Real Estate Portugal (ORES Portugal) anunciou ao mercado que concluiu a aquisição de um portfólio composto por três ativos imobiliários, “dando continuidade, de acordo com a estratégia definida, à execução do plano de negócios da ORES Portugal”.

Este portfolio integra três hipermercados localizados em Portugal (Guarda, Cantanhede e Ponte de Lima), com uma área bruta locável total de 14.653 m2 e corresponde a um investimento total de 26,2 milhões de euros, refere a SIGI – Sociedades de Investimento e Gestão Imobiliária.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Manchester City contrata advogado de Boris Johnson no ‘Partygate’. Lord Pannick cobra 450 mil euros por semana

O clube inglês está empenhado em defender-se das acusações da Premier League sobre a violação das regras do fair-play financeiro e conta com os serviços do advogado que anulou a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto em 2020, de proibir o Manchester City de participar nas provas da UEFA durante dois anos.
Comentários