JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 18 de janeiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A taxa de inflação homóloga na zona euro foi de 9,2% em dezembro de 2022. Na União Europeia (UE), o mesmo indicador fixou-se nos 10,4%, confirmou hoje o escritório de estatísticas europeu (Eurostat). De acordo com o relatório divulgado, observou-se uma desaceleração face aos dados relativos a novembro, que apontavam para 10,1%.

Os números, divulgados esta quarta-feira, significam o segundo recuo consecutivo da taxa de inflação, depois de 17 meses consecutivos de aumentos na zona euro. Ainda assim um aumento muito significativo face aos 5,0% registados no mesmo mês de 2021.
 

 
A taxa de inflação anual em 2022 foi de 7,8%, um valor que compara com os 1,3% registados no ano anterior, segundo os dados do INE revelados esta quarta-feira. Este é o valor mais elevado desde 1992, ou seja, em 30 anos.

Com exclusão dos produtos alimentares não transformados e energéticos, a inflação fixou-se em 5,6% no ano passado, sendo que em 2021 tinha sido de 0,8%. De acordo com o INE, “o aumento da taxa de variação do IPC [Índice de Preços no Consumidor] entre 2021 e 2022 foi influenciado pelo comportamento da inflação subjacente e pela aceleração dos preços dos produtos alimentares não transformados e dos produtos energéticos, que registaram variações médias anuais de, respetivamente, 12,2% e 23,7%”.
 

 
A Portugal Sotheby’s Realty terminou o ano de 2022 com um volume de 377 milhões de euros em transações imobiliárias, o que significou um crescimento de 23% face ao ano anterior, resultado de um total de 714 negócios realizados, informou a imobiliário de luxo portuguesa em comunicado esta quarta-feira, 18 de janeiro.

Os investidores estrangeiros representaram 52% das vendas feitas pela Portugal Sotheby’s Realty, ligeiramente acima dos 48% de imóveis adquiridos por clientes portugueses. No mercado internacional destacam-se os compradores vindos dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e França.
 

 
A CEO da TAP, Christine Ourimières-Widener, vai ser ouvida esta quarta-feira na Assembleia da República por conta de todas as polémicas que têm assolado a companhia aérea.

Em cima da mesa dos deputados existe um número sem fim de questões, sendo mais recentemente o caso da indemnização à ex-administradora e ex-Secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis.
 

 
Os desempregados de longa duração, que se encontram há mais de 12 meses sem trabalho, devem poder acumular parte do subsídio de desemprego com o salário, revela o “Público”. Esta é uma medida que visa incentivar o regresso ao mercado de trabalho dos atuais 42 mil desempregados de longa duração mas ainda será discutida entre os parceiros sociais e o Governo.

À publicação, fonte do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social explicou que a percentagem inicial será mais elevada, num máximo de 65%, mas que será reduzida à medida que o tempo passa. Isto é, entre o 13º e 18º mês de desemprego, o cidadão acumula o salário com 65% do subsídio, até ao 24º mês reduz para 45% do subsídio e entre o 25º e o fim da concessão de subsídio passa a 25%.
 

 
Está lançado o Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria, nos Açores, um momento assinalado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro e a presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Bárbara Chaves.

Este Centro tem por objetivo “promover o desenvolvimento de capacidades tecnológicas do sector espacial, nomeadamente de acesso e retorno ao espaço, criando sinergias e reforçando as condições de atratividade para novas empresas e novos serviços, visando a criação de emprego e o reforço do ecossistema espacial da ilha de Santa Maria”, explica nota do Ministério.
 

 
“O partido Chega decidiu hoje apresentar um novo pedido de parecer à Comissão de Transparência relativamente à deputada Jamila Madeira”, anunciou o deputado Rui Paulo Sousa.

Considerando que “não ficou tudo cabalmente esclarecido”, o deputado representante do Chega naquela comissão apontou que “há aqui a questão de que a deputada durante sete anos teve um contrato de serviços com a REN Serviços, que supostamente é diferente da REN Elétrica e que supostamente não teria qualquer ligação ao Estado, o que não é um facto porque a própria REN Serviços também presta alguns serviços de âmbito público”.
 

 
Retomam esta quarta-feira, 18 de janeiro, as reuniões entre o Ministério da Educação e os sindicatos dos professores. O primeiro encontro está agendado para as 16h00 com a FNE, seguindo-se pelas 18h00 reuniões com cinco estruturas sindicais: SNPL + SIPEB + ASPL + SEPLEU + PRóORDEM.

Hoje, a greve dos professores tem como palco a cidade de Beja. Depois de Lisboa e Aveiro, a greve de 24 horas, a todo o serviço, com incidência distrital cumpre o seu terceiro dia esta quarta-feira no Baixo Alentejo. A partir das 10H30, os docentes em greve juntar-se-ão no centro da cidade.
 

 
Numa mensagem aos colaboradores, a que a Lusa teve acesso, a gestora, que esta quarta-feira vai ao parlamento, a propósito da indemnização a Alexandra Reis, destacou “um conjunto de novas medidas, que passam pelo investimento em 48 milhões de euros de remuneração aos trabalhadores para alívio dos cortes salariais efetuados”.

Simultaneamente, a transportadora irá lançar “iniciativas como o aumento de investimento em um milhão de euros em formação, modernização das relações de trabalho, programa de mobilidade interna e atualização de políticas de recursos humanos”.

Recomendadas

Chelsea e o cheque de 612 milhões: o “fair-play” da UEFA é uma treta? Veja o “Jogo Económico

Será o “fair-play” financeiro da UEFA para levar a sério? Só o Chelsea gastou mais dinheiro em janeiro do que todos os clubes na Bundesliga, La Liga, Serie A e Ligue 1 e esta época, os “blues” investiram 612 milhões de euros. Luís Cassiano Neves, sócio fundador da 14 Sports Law, é o convidado desta edição.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira, 3 de fevereiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.

Ministro polaco admite aliança de 40 países para boicote dos Jogos Olímpicos de 2024

A posição do governante polaco surge depois do Comité Olímpico Internacional ter aberto a possibilidade de atletas russos e bielorussos poderem participar em competição, mas com bandeira neutra. O organismo defendeu que nenhum atleta pode ser prejudicado devido ao seu passaporte.
Comentários