JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 25 de janeiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A Otovo arrecadou esta quarta-feira mais 100 milhões de euros, provenientes de um financiamento bancário assegurado pela DNB Bank ASA e pela Sparebank 1 SR-bank ASA, anunciou a startup em comunicado. Além do financiamento, a energética aumentou o capital em 19 milhões de euros.

O investimento será aplicado na expansão do modelo de subscrição de energia solar no mercado europeu, confirma a empresa. A Otovo entrou em Portugal em agosto de 2021.
 

 
Nesta quarta-feira, a Restaurant Brands Iberia (RBI) está a negociar um empréstimo para realizar a aquisição dos restaurantes Burger King da empresa portuguesa Ibersol. A empresa vai emitir dívida no valor de 260 milhões de euros, com uma data de vencimento de seis anos, segundo informação do jornal “Cinco Dias”.

Depois de vários meses de negociações entre as duas empresas, o valor acordado para a compra foi de 260 milhões de euros, mas a RBI terá de fazer o pagamento inteiramente com dívida, perante o encerramento dos mercados financeiros por causa da guerra da Ucrânia, pelo aumento das taxas de juros e o aumento da inflação.
 

 
A taxa Euribor desceu hoje a três meses e subiu a seis e a 12 meses, no prazo mais curto para um novo máximo desde janeiro de 2009.

A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação e que entrou em terreno positivo em 06 de junho, avançou hoje para 2,928%, mais 0,006 pontos e um novo máximo desde janeiro de 2009.
 

 
A companhia aérea portuguesa deverá apresentar lucros na ordem dos 140 milhões de euros para o ano de 2022, o melhor resultado de sempre, revela o “Correio da Manhã” esta quarta-feira. Para as contas da TAP contribuiu a descida do peso da massa salarial, uma vez que os pilotos iniciaram o ano com um corte de 45%, que a meio do ano desceu para os 35%.

A publicação lembra que a transportadora de bandeira apresentou um prejuízo de 91 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, mas que entre julho e setembro conseguiu lucros de 111 milhões de euros. Por sua vez, a faturação total da empresa em 2022 deverá ter ultrapassado os três mil milhões de euros.
 

 
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov inicia hoje uma visita de trabalho a Angola, onde chegou terça-feira à noite, para se encontrar com o seu homólogo, Téte António, e o Presidente angolano, João Lourenço.

O chefe da diplomacia russa, acompanhado da sua delegação, vai encontrar-se de manhã com o ministro das Relações Exteriores, Téte António, seguindo depois para uma audiência com o chefe de Estado angolano, João Lourenço.
 

 
O Conselho Nacional do PSD reúne-se hoje à noite em Lisboa para aprovar contas do partido, debater um novo regulamento de quotas e analisar a situação política.

Trata-se da primeira reunião do órgão máximo do partido entre congressos do ano e acontece num período marcado por casos e demissões no Governo, mas em que também surgem as primeiras críticas públicas internas à forma de oposição de Luís Montenegro.
 

 
O PAN Madeira defendeu a aplicação de medidas que ajudem a transformar o sector educativo num elevador social.

A força partidária apresentou, para assinalar o dia internacional da Educação, aquela que seria a escola “onde caibam todos os sonhos do mundo”.
 

 
O Ispa – Instituto Universitário atribui esta quarta-feira, 25 de janeiro, o título de Doutora Honoris Causa a Maria Emília Brederode Santos, como “reconhecimento da sua imensa contribuição” na área da Educação em Portugal.

A cerimónia realiza-se a partir das 11h00 no Auditório Armando de Castro do Ispa e conta com a participação de alunos e antigos alunos, professores, investigadores, bolseiros, colaboradores do ISPA e está ao público em geral. O elogio de Maria Emília Brederode Santos será proferido pelo professor catedrático José Henrique Ornelas.
 

 
O parlamento debate esta quarta-feira, a pedido do PCP, a “defesa da escola pública” e a “falta de atratividade” da carreira docente, com a presença do ministro da Educação, João Costa.

Numa altura em que as greves e negociações entre sindicatos e Governo continuam, o PCP requereu, com caráter obrigatório, o agendamento de um debate de atualidade em plenário com o tema “Defender a Escola Pública, respeitar e valorizar os Professores e Educadores”, que vai decorrer hoje, estando prevista a presença do ministro da Educação, João Costa, e da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.
 

 
“Quando numa determinada investigação, em que já decorreram buscas, é necessário cirurgicamente encontrar um documento ou ir à procura dele, a PJ e o Ministério Público diligenciam”, afirmou Luís Neves, adiantando que “foi isso que aconteceu na Câmara de Lisboa”.

Recusando falar sobre a investigação por se tratar de “uma diligência que faz parte do segredo de justiça e do inquérito”, o diretor da PJ admitiu apenas que em causa estão “factos em investigação, mais antigos até” do que o mandato de Fernando Medina naquela autarquia.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Manchester City contrata advogado de Boris Johnson no ‘Partygate’. Lord Pannick cobra 450 mil euros por semana

O clube inglês está empenhado em defender-se das acusações da Premier League sobre a violação das regras do fair-play financeiro e conta com os serviços do advogado que anulou a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto em 2020, de proibir o Manchester City de participar nas provas da UEFA durante dois anos.
Comentários