JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 1 de fevereiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira.

Cristina Bernardo

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Depois de dois anos em que as viagens não eram prioridade, os portugueses estão a apostar nas viagens internacionais e escolhem a Ryanair por ser uma los-cost. Com os bilhetes mais baratos, a procura subiu consideravelmente e o CEO da companhia irlandesa já está a perspetiva uma subida entre os 5% e os 10% ao longo de 2023.

“Desde que não haja fenómenos inesperados como a Covid ou a guerra [na Ucrânia], os preços na Europa vão subir 5% a 10%”, apontou.
 

 
As receitas totais da Vodafone Portugal cresceram 5,8%, para 315 milhões de euros, durante o terceiro trimestre fiscal de 2022-2023, de outubro a dezembro. Isto num período em que as receitas de serviço aumentaram 3,7% para 280 milhões de euros, de acordo com os números divulgados esta quarta-feira pela empresa.

Por outro lado, o número de clientes do serviço fixo voltou a crescer no trimestre, totalizando 919 mil no serviço de banda larga fixa, enquanto a base de clientes do serviço TV alcançou os 846 mil. Ambos registaram um aumento de 6,3% em termos homólogos.
 

 
A inflação da zona euro fixou-se em 8,5% no mês de janeiro, um valor abaixo dos 9,2% que tinham sido registado no mês anterior, de acordo com dados avançados pelo Eurostat esta quarta-feira.

A estimativa rápida do gabinete estatístico aponta que o sector energético deverá apresentar a taxa anual mais elevada em janeiro, situando-se em 17,2%, mas abaixo dos 25,5% registados em dezembro. A alimentação, álcool e tabaco apresentaram um peso de 14,1%, mais do que os 13,8% de dezembro, os bens industriais não energéticos subiram para 6,9% (6,4% em dezembro) e os serviços decresceram para os 4,2% (4,4% em dezembro).
 

 
Os preços das habitações para arrendar subiram 21,1% entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023. Em termos trimestrais, a subida foi considerável, tendo aumentado 8,1% nos últimos três meses do ano, revela o novo estudo do idealista.

O índice de preços do idealista mostrou que arrendar casa em Portugal tinha um custo de 13,1 euros/m2 no final de janeiro deste ano, com base no valor mediano. Iniciando uma análise ao primeiro mês do ano, a plataforma imobiliária indicou que os preços das casas para arrendar em Portugal subiram 1,6% face ao mês anterior.
 

 
A startup Coverflex levantou 15 milhões de euros através de uma ronda de investimentos Série A liderada pela SCOR Ventures. Com este investimento, a startup de soluções de compensação flexível que permite reduzir custos e maximizar rendimentos vai também lançar a sua plataforma em Itália, dando um passo na expansão europeia.

A ronda de investimento conta ainda com a Breega, que apostou na startup ainda na ronda pre-seed, a MS&AD, Armilar, Stableton, BiG Start Ventures e a Shilling. Este novo investimento foi também financiado por business angels como Firmin Zocchetto (CEO da PayFit), Job van der Voort (CEO da Remote), Humberto Ayres Pereira (CEO da Rows), Nuno Sebastião (CEO da Feedzai), Alessandro Petazzi (cofundador da Musement) e David Dattoli (fundador da Talent Garden).
 

 
O imposto sobre bebidas açucaradas, que se tornou mais conhecido como a “taxa coca-cola”, fez com que estes produtos tivessem registado uma quebra nas vendas de 38% entre 2017 e 2022, avança esta quarta-feira o “Jornal de Notícias”.

No dia em que faz seis anos que este imposto se tornou efetivo, soube-se que a taxa sobre estas bebidas rendeu cerca de 367 milhões de euros ao Estado, sendo que a receita reverte anualmente para o Serviço Nacional de Saúde.
 

 
O ex-ministro da Habitação e Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, avançou com um prolongamento da suspensão do mandato de deputado pelo período máximo possível numa legislatura, revela o “Público”. Assim, o ex-ministro fica fora do hemiciclo até julho.

Pedro Nuno Santos enviou um primeiro pedido de suspensão, onde pedia para ficar ausente durante um mês. Agora, “por motivos familiares e pessoais”, o ex-governante pediu a prorrogação durante os seis meses máximos permitidos.
 

 
Depois do arranque em Lisboa, no dia 16 de janeiro, a greve de 24 horas, a todo o serviço, com incidência distrital está esta quarta-feira, 1 de fevereiro, no distrito de Santarém, onde é esperada grande mobilização de professores e educadores.

As principais cidades do distrito multiplicam-se em iniciativas de protesto. Em Abrantes, pelas 8h00 tem lugar uma concentração de professores dos Agrupamentos de Escolas de Abrantes, na simbólica Rotunda da Liberdade. Em Tomar, pelas 8h30 horas é construído um Cordão Humano entre a Escola Secundária Jácome Ratton e a EB 2,3 D. Nuno Álvares Pereira, que culmina com uma concentração na Praça da República, na qual participa o secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira. Em Rio Maior, a concentração de professores começa às 8h30 na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, seguida de desfile, com passagem pelos Agrupamentos de Escolas Marinhas do Sal e Fernando Casimiro Pereira da Silva, terminando em frente ao Município de Rio Maior.
 

 
O resultado é o produto de 22.648.395 contratações contra 20.610.413 despedimentos no mercado de trabalho formal, de acordo com dados divulgados pelo Registo Geral de Empregados e Desempregados (Caged) preparado pelo Ministério do Trabalho.

Apesar da queda, um total de 42.716.337 trabalhadores terminou o ano com contratos e garantias de emprego.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Bayern estende parceria com a Allianz para os próximos dez anos

A parceria consagra o ‘naming’ do estádio de futebol, assim como uma inovadora ação de ‘coaching’ de atletas femininas para gestão de finanças pessoais, que terá início na próxima época desportiva. Em conjunto com o clube alemão, a seguradora vai continuar a promover o futebol entre os mais jovens.

PSG: 1,5 mil milhões em jogadores, zero ‘Champions League’. Veja o “Hat Trick” no “Jogo Económico”

Veja a análise aos números da semana na rubrica do programa da plataforma multimédia JE TV.
Comentários