[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira, 26 de janeiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quarta-feira, 26 de janeiro.
  • Cristina Bernardo
26 Janeiro 2022, 15h37

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/1oqht82pQ9V0hSy8BVNMCp?si=12wHhvSISHusRjdPzMymDA
 
O Sporting CP coloca de parte a hipótese de vir a ser excluído das provas europeias da UEFA nos próximos três anos depois da ameaça feita pela UEFA na terça-feira ao clube português, com base em dívidas pendentes no âmbito das medidas de Fair Play Financeiro.

“Não há qualquer risco de potencial exclusão das competições europeias”, indicou o clube em comunicado. Em causa estará uma verba de 5,5 milhões de euros reclamados pela Sampdória que correspondem a 10% da transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United em janeiro de 2020. A UEFA deu ao emblema de Alvalade até ao próximo dia 31 de janeiro para pagar este valor, que segundo o organismo deveria ter sido liquidada até dia 15 de janeiro. Além disso a UEFA aplicou ainda uma multa de 250 mil euros aos ‘leões’.
 
https://open.spotify.com/episode/0oe3HTem6mWr8hAdINki1p?si=iyWe4s23TPq2q4mXXoeE7A
 
A advogada de João Rendeiro já procedeu ao envio das queixas do ex-banqueiro para a ONU, na qual denuncia que foi alvo de extorsão, que está numa cela com 50 criminosos e que lhe são negados cuidados de saúde mesmo com o seu frágil estado de saúde, revela a “CNN Portugal”.

June Marks, advogada sul-africana do português, escreveu a António Guterres para dizer que João Rendeiro foi vítima de várias “tentativas de extorsão” desde que se encontra na prisão de Westville e que, embora esteja seguro é “forçado a conviver com outros prisioneiros” e que quando tal acontece “a situação torna-se incontrolável”.
 
https://open.spotify.com/episode/614pAtRASEN6yjr3k1EXR8?si=vUYNAIHqTOakVZQOJjKLMA
 
A startup portuguesa Kencko, criada por Tomás Froes e Ricardo Vice Santos, fechou a sua série A de investimento.

A Kencko levantou 10 milhões de dólares (8,85 milhões de euros) junto de investidores institucionais como a Indico Capital Partners. A série A de investimento foi liderada pela sociedade de capital de risco Siddhi Capital.
 
https://open.spotify.com/episode/0vWA8W8KeBTm2drLsGUKQe?si=eOep65fJTkWJ-xFB17jV1g
 
No último ano, mesmo após todas as acusações à empresa chinesa, o TikTok conseguiu tornar-se a marca com o crescimento mais rápido, revela o relatório anual “Brand Finance Global 500 2022 ranking“.

“Com um surpreendente crescimento de 215%, a app de entretenimento passou de 18,7 mil milhões de dólares [16,56 mil milhões de euros] em 2021 para 59 mil milhões de dólares [52,27 mil milhões de euros] este ano”, escreve o relatório. Assim, e devido à explosão do seu valor comercial, a marca situou-se no 18º lugar da lista entre as 500 marcas mais valiosas.
 
https://open.spotify.com/episode/67pY68zSg6c6KKCIJZKuoQ?si=BcxETYo1RySEvjUJYjuEBg
 
Os ingleses avançaram com uma proposta de 45 milhões de euros mais 10 milhões por objectivos, algo que ainda não é suficiente para convencer os ‘dragões’. No Brasil, o conjunto de Paulo Sousa subiu a parada pelo extremo do SL Benfica.
 
https://open.spotify.com/episode/7lKlnX1abG0k0QWt5g5njP?si=Em93bJcXTVilUxV8aD1htQ
 
O presidente norte-americano avisou que está preparado para impor sanções pessoais a Vladimir Putin se a Ucrânia for invadida.

Joe Biden alertou para as “enormes consequências” para o mundo se a Rússia decidir invadir o seu país vizinho, o que poderia culminar na “maior invasão desde a segunda guerra mundial”.
 
https://open.spotify.com/episode/2vgwk78GfXw3hP81xJugNf?si=9zQo8mSRStCc9mgr_cLgJw
 
Quem chegar à Galiza depois de ter estado num dos territórios dessa lista durante as duas semanas anteriores à sua chegada deve comunicar num prazo máximo de 24 horas e registar os seus dados de contacto numa página da Internet desenvolvida especificamente para este propósito (https://coronavirus.sergas.gal/viaxeiros/), de acordo com a resolução aprovada pelas autoridades regionais.

A resolução entra em vigor esta quarta-feira, 26 de janeiro.
 
https://open.spotify.com/episode/4QTnahibIj5RJ1tQBMIwM5?si=7OdTphbKRpqR3nVTFRTydg
 
O Índice de Perceção de Corrupção de 2021 (CPI) divulgado esta terça-feira pela Transparência Internacional mostra que os níveis de corrupção permanecem estagnados em todo o mundo, com 86% dos países a fazerem pouco ou nenhum progresso nos últimos 10 anos.

A Transparência Internacional “encontrou países que violam as liberdades civis consistentemente com pontuações mais baixas no CPI. A complacência no combate à corrupção exacerba os abusos dos direitos humanos e mina a democracia, desencadeando uma espiral negativa. À medida que esses direitos e liberdades se desgastam e a democracia declina, o autoritarismo toma o seu lugar, contribuindo para níveis ainda mais altos de corrupção”, refere a organização em comunicado.
 
https://open.spotify.com/episode/1zHUG3I5HP6cwT06NJiVLP?si=8LtJO_VySXSIellsJd8jLA
 
O Banco Português de Fomento (BPF) lançou esta terça-feira os dois primeiros Programas de Investimento do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR). Em causa estão 650 milhões de euros que vão permitir ao BPF financiar diretamente empresas nacionais estratégicas, mas também promover o investimento de pequenas e médias empresas (PME).

“Os novos instrumentos financeiros – Programa de Recapitalização Estratégica e Programa Consolidar – têm como objetivo apoiar a solvabilidade e resiliência financeira de empresas nacionais estratégicas e o investimento produtivo, em crescimento e consolidação empresarial”, refere a entidade num comunicado divulgado esta terça-feira.
 
https://open.spotify.com/episode/1idXAssPwwkFIN8R6Bkzlg?si=THGoGOblSSOBNDDG3LErzw
 
Já está disponível o autoagendamento para utentes com 25 anos ou mais e que pretendam receber a dose de reforço contra a Covid-19. O alargamento foi oficializado esta quinta-feira e é possível fazê-lo na plataforma da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Além de permitir as marcações para estes utentes, o portal do autoagendamento está aberto para pessoas com 50 ou mais anos para a dose de reforço contra a Covid-19 e a vacina da gripe, assim como os utentes com 18 ou mais anos vacinados com vacina Janssen há 90 ou mais dias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.