[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 17 de março

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.
  • Yehor Milohrodskyi/Unsplash
17 Março 2022, 17h10

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/2AOyUP2TdZsMR4THKT1tQC?si=-WlYIRF2TOi578aA-ZSgGA
 
A ofensiva russa em território ucraniano estará paralisada em todas as frentes, apurou no terreno o serviço de informações militares do Reino Unido.

Numa nota publicada hoje no Twitter, o ministério da Defesa britânico refere que “a resistência ucraniana continua firme e bem-coordenada” perante as forças militares do Kremlin, que irromperam nas fronteiras da Ucrânia a partir de três frentes no passado dia 24 de fevereiro.
 
https://open.spotify.com/episode/0zy6UF32g3vBMJVJifvE7u?si=lZUJBOIxS0-XDDqkbMQKBg
 
A companhia aérea portuguesa anunciou esta quinta-feira que vai aumentar a taxa de combustível (YQ) devido ao aumento do preço do jetfuel, um dos principais fatores de custo na aviação.

De acordo com o comunicado enviado às redações, a TAP explica a medida surge devido à previsão de alguns analistas que antecipam para o sector da aviação um impacto “extremo” causado por este aumento “brutal” do combustível. Embora a longo prazo a companhia aérea diz acreditar que a “a situação poderá estabilizar”, a curto prazo será “inevitável que os preços das viagens aumentem”.
 
https://open.spotify.com/episode/1MSwf7vt7tx5RYq2tCntJ7?si=49Yogs5ASim3F8EIGa3JXg
 
Os preços dos combustíveis vão descer na próxima segunda-feira em Portugal, naquela que será a primeira quebra deste ano, avança a “SIC Notícias” esta quinta-feira, 17 de março.

De acordo com a estação televisiva, o litro do gasóleo deverá cair 19 cêntimos, enquanto a gasolina deverá descer 14 cêntimos por litro.
 
https://open.spotify.com/episode/5jTLM2HKVEKfSdrQi9bnxp?si=FFH0l5yjRZ2OCOROetZ3fA
 
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa apelou à paz durante visita a Moçambique e defendeu também a candidatura do país ao Conselho de Segurança.

“Estamos convictos de que o caminho da paz o quanto mais rápido possível é o caminho verdadeiramente desejável e urgente e premente neste momento na Ucrânia”, disse Marcelo durante a conferência de imprensa.
 
https://open.spotify.com/episode/2StlXNO99CDklH37ZueylB?si=6qa50BRyTmGMGtPDu8H4og
 
O grupo Sonae obteve no final do exercício de 2021 resultados líquidos da ordem dos 268 milhões de euros, quase quadruplicando os resultados de 2020, que haviam ficado nos 71 milhões e registando um crescimento de um pouco mais de 100% relativamente aos 131 milhões atingidos em 2019. ”É o valor mais elevado dos últimos oito anos”, salienta o grupo.

O volume de negócios consolidado superou os sete mil milhões de euros no final de 2021, representando um aumento de 5% em termos homólogos, sustentado principalmente pela MC e pela Worten. As vendas online agregadas atingiram 640 milhões de euros, representando um aumento de 33% em termos homólogos e mais três vezes face a 2019.
 
https://open.spotify.com/episode/5BfctRJ44VVF33nCnmm6PY?si=knLm_Eb5ThKTUe_PK1I1EQ
 
Pelo menos duas pessoas morreram e 92 ficaram feridas após um terramoto de magnitude 7,4 ter abalado a costa de Fukushima, no nordeste do Japão, anunciaram hoje as autoridades japonesas.

O terremoto ocorreu na quarta-feira, às 23h36 (14h36 em Lisboa), com a Agência Meteorológica do Japão a dizer que o foco do sismo se situou 57 quilómetros abaixo da superfície.
 
https://open.spotify.com/episode/4dSUq2vWCKocM0xRjspK58?si=U-02xKD3TxWCWvlI7dt8cw
 
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou hoje os russos que não apoiam a invasão da Ucrânia de serem traidores e falou de uma “auto purificação” da sociedade russa.

Os russos “serão sempre capazes de distinguir os verdadeiros patriotas da escória e traidores, e simplesmente os cuspirão, como um mosquito que acidentalmente voou para as suas bocas”, disse Putin.
 
https://open.spotify.com/episode/5MhTNOPEeiMDMYq23Ppvmg?si=LnRNvJZ_TD-HE0ISLypMag
 
O site de finanças pessoais “Doutor Finanças” já lançou o Simulador de IMI para 2022, de forma a que os consumidores consigam calcular quanto vão pagar de Imposto Municipal sobre Imóveis. A partir do próximo mês de abril, quem possui habitação própria vai começar a ser notificado para pagar o imposto e convém saber quanto dinheiro vai para essa despesa.

“O IMI é uma despesa com algum peso no orçamento familiar. É necessário perceber quanto vamos ter de pagar de forma a ajustarmos as nossas finanças. Por essa razão, o simulador de IMI é tão importante. As boas notícias este ano, é que existe uma série de autarquias que reduziram este imposto, aliviando a carga aos seus munícipes”, explica Rui Bairrada, CEO do “Doutor Finanças”, para o lançamento do simulador.
 
https://open.spotify.com/episode/6h64Vc3i8KgFaBFNvWSSmf?si=Nz8x0nsyTbmET6CtRxL0CQ
 
O Presidente da Ucrânia acusou a Rússia de causar “centenas de vítimas” no bombardeamento de um teatro em Mariupol (sudeste), num ataque que o Ministério da Defesa russo atribuiu às forças ucranianas.

“Em Mariupol, a Força Aérea Russa lançou conscientemente uma bomba no Teatro Dramático, no centro da cidade”, disse Volodymyr Zelensky, na noite de quarta-feira, acrescentando ser “ainda desconhecido o número de mortos”.
 
https://open.spotify.com/episode/10SKTY9jzU6gROOTuJK2lh?si=aHLlPhoCQxGOnQLO8PNDOw
 
Os preços das casas em Portugal registaram um aumento de 3,4% nos primeiros dois meses de 2021, segundo os dados do Índice de Preços Residenciais (IPR) apresentados pela Confidencial Imobiliário esta quinta-feira, 17 de março.

Em janeiro, os preços aumentaram 1,9% em termos mensais, registando um novo crescimento mensal de 1,5% em fevereiro. Nos dois primeiros meses de 2020, os preços tinham verificado um aumento de 3,0% em relação ao final de 2019. Analisando o início de 2019, a valorização acumulada dos dois primeiros meses do ano ficou-se pelos 1,4%.
 
https://open.spotify.com/episode/1xLUCx2dOER3ccWV8rmaOR?si=T3sD_yEMRrif6mbsjPCBbg
 
O presidente dos EUA, afirmou que o homólogo russo, Vladimir Putin, é um “criminoso de guerra”, enquanto conversava com jornalistas à saída de um evento na Casa Branca. Foi a mais dura condenação das ações de Putin por qualquer autoridade dos EUA desde que começou a guerra na Ucrânia há três semanas.

Biden, em declarações anteriores, nunca chegou a rotular as atrocidades documentadas na Ucrânia como “crimes de guerra”, preferindo citar investigações internacionais e norte-americanas “em andamento”. Esta quarta-feira, enquanto conversava com jornalistas durante um evento não relacionado com o conflito no leste europeu, o presidente norte-americano decidiu ir mais longe e disse “Acho que ele [Putin] é um criminoso de guerra”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.