[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 31 de março

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.
  • Alexey Malgavko/Reuters
31 Março 2022, 17h35

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/2bvprfQYoLC2IbgMBAtKqx?si=jaA5PkPTRceUsCBgcd8kEA
 
Vladimir Putin anunciou esta quinta-feira a assinatura de um decreto que prevê a obrigatoriedade do pagamento do gás russo em rublos a partir de amanhã, dia 1 de abril, consumando a ameaça feita ao longo dos últimos dias.

“Para poderem comprar gás natural russo, devem abrir contas em rublos nos bancos russos. É a partir destas contas que serão efetuados os pagamentos do gás entregue a partir de amanhã”, esclareceu Putin numa declaração pública feita pela televisão.
 
https://open.spotify.com/episode/0trvRkNf2nUeDkuqhsZhqN?si=gIiMj0QeS2mSCP-h01T8pg
 
António Ramalho comunicou hoje ao Conselho Geral de Supervisão que vai sair do Novobanco. O gestor deixa assim de ser presidente executivo do banco a partir de agosto, sabe o Jornal Económico.

A notícia estava a ser vinculada desde manhã desta quinta-feira e o Jornal Económico tentou falar com o CEO do Novobanco durante toda a manhã, sem sucesso.
 
https://open.spotify.com/episode/0vnok06JJgJrgZtGKUuAdS?si=TUAQp0KJSxCKxRYvN3N6pQ
 
O programa do Governo será aprovado, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, depois de ontem o novo executivo de António Costa ter tomado posse.

Sobre o programa de governo, o primeiro-ministro disse, na tomada de posse, que “é conhecido”. “É o programa eleitoral que apresentámos aos portugueses, e que já amanhã [esta quinta-feira] aprovaremos formalmente em Conselho de Ministros, para que na próxima semana o possamos discutir no local próprio, a Assembleia da República”, sublinhou.
 
https://open.spotify.com/episode/1DVSaN99bCExKWM6QsxisC?si=sKtV0PgWSrKkBrjVbxr7_w
 
O juiz Ivo Rosa corre o risco de ficar impedido de dirigir a fase de instrução no caso Grupo Espírito Santos (GES), segundo o “Correio da Manhã”.

O juiz presidente da comarca de Lisboa Artur Cordeiro explicou que este “é um ato jurisdicional” e como tal “cada juiz é que tem de decidir se está impedido ou não”. Assim sendo, está nas mãos do juiz Ivo Rosa decidir se está ou não impedido de dirigir a instrução no caso GES.
 
https://open.spotify.com/episode/7okH8lvq1vBx7goT5hHWwp?si=oNQKuD9NQaKM_bVtXEAFZg
 
A Rússia já está a estudar como fechar a torneira do gás natural a países considerados hostis pelo Kremlin, revela hoje a “Reuters” citando o jornal diário russo “Kommersant”.

“A Gazprom está a trabalhar numa opção de parar completamente com o fornecimento de gás a países hostis e está a avaliar as consequências destas medidas”, escreveu o jornal.
 
https://open.spotify.com/episode/5j0rzw9UxlDAJV3rPhko7N?si=zwkoDR79QCiasBnnx5mzNg
 
Numa altura em que o mercado da canábis medicinal continua a ganhar relevo em Portugal, a empresa inglesa que produz e comercializa produtos à base de canabidiol (CBD), dá entrada em território nacional. Dois anos depois de ter sido permitido o uso de canábis para fins medicinais em Portugal, o mercado do CBD tem vindo a crescer no país, tendo sido apontado pelo European Cannabis Report como um que pode chegar aos 1.100 milhões de euros em 2028.

Fundada em 2019, a Naturecan arranca assim com as operações no seu 109º país onde promete disponibilizar um portefólio de produtos para ajudar quem sofre de ansiedade e dores crónicas, tudo à base da componente da planta de canábis com efeitos benéficos para o bem-estar físico e mental.
 
https://open.spotify.com/episode/2oxAbCAovc8jDLjOQEpTaI?si=M4z9TrTmSCqulKAH9oI9WA
 
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), disse ontem que a solução imediata para Avenida Almirante Reis passa por “acabar com metade da ciclovia”, ressalvando que a longo prazo deve existir um projeto de reperfilamento desta artéria.

“Temporariamente vamos resolver uma parte do problema que é retirar já uma parte daquela ciclovia para escoar o trânsito, mas no longo prazo aquela avenida tem de ter duas faixas nos dois lados e, depois, pode ter a ciclovia, mas isso tem de ser um projeto de reperfilamento da própria Almirante Reis”, afirmou Carlos Moedas, na reunião pública do executivo camarário.
 
https://open.spotify.com/episode/6InWW6vOBJr7NXpZC3NBdK?si=qmIj6ozLTVSB-SVxqWPvtA
 
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) confirmou esta quarta-feira, 30 de março, informações avançadas pela DECO, de que a procura por medicamentos com iodeto de potássio aumentou devido aos conflitos no leste europeu. No entanto, o Infarmed esclarece que a procura não se traduziu num aumento nas vendas destes tipos de medicamentos, reforçando que só podem ser dispensados mediante prescrição médica.

“Recordamos que os medicamentos autorizados e comercializados em Portugal contendo iodeto de potássio se destinam à correção de deficiências nutritivas e à prevenção de defeitos do tubo neural e de distúrbios neurológicos do feto durante a gravidez. Estes medicamentos apenas podem ser dispensados mediante prescrição médica”, escreve o Infarmed numa nota enviada ao Jornal Económico.
 
https://open.spotify.com/episode/4vvyRYcJ72O8rZm0mW8dgR?si=EJu_oJJaTC-nT6d-U7igew
 
Os petroleiros russos estão a desligar os seus localizadores para não serem detetados nos mares em todo o mundo. Estes navios contam com um sinal transmissor que lhes permite ser detetado por satélites, mas estes estão a ser desligados de forma a ocultar os países de destino do petróleo russo.

A informação é revelada pela “CNN” que destaca que o Governo norte-americano considera esta atividade oculta uma má-prática marítima que é usada para contornar sanções.
 
https://open.spotify.com/episode/6oP7mcVMqxdFnYKwcS6UIY?si=1YqpXavkTP2PqkCyLG8UHw
 
A Associação Mutualista Montepio Geral vai levar esta quinta-feira à Assembleia dos Representantes o relatório e contas de 2021 (das contas individuais). Dia 31 de março é de resto a data limite para a aprovação das contas de 2021 a apresentar pelo Conselho de Administração liderado por Virgílio Lima.

O Jornal Económico sabe que os resultados líquidos da Mutualistas são positivos em cerca de 40 milhões de euros. O que compara com prejuízos de 17,9 milhões em 2020.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.