JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 28 de abril

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Os combustíveis vão passar a ter um desconto de 20 cêntimos por litro a partir da próxima segunda-feira, 2 de maio, anunciou hoje o Governo.

“Quero anunciar que tendo sido promulgada a lei aprovada no Parlamento na passada sexta-feira, na próxima segunda feira a nova descida do ISP vai baixar a carga fiscal em 20 cêntimos por litro”, disse hoje o primeiro-ministro no Parlamento.
 

 
A Comissão Europeia pagou 3,5 mil milhões de euros de adiantamentos aos Estados-Membros para os ajudar a gerir a chegada ao seu território de pessoas que fogem da guerra na Ucrânia, incluindo quase 64 milhões de euros para Portugal.

De acordo com o comunicado divulgado esta quinta-feira pelo executivo comunitário, os pagamentos surgem no âmbito da iniciativa REACT-EU e foram efetuados na sequência do programa de Ação de Coesão a favor dos Refugiados na Europa (CARE) da União Europeia. Recorde-se que, na semana passada, a Comissão Europeia propôs uma alteração ao orçamento da União Europeia (UE) para 2022 para assegurar o apoio às pessoas que fogem da guerra da Ucrânia, causada pela invasão russa, visando principalmente ajudar os Estados-membros recetores.
 

 
A EDP é uma das empresas na corrida à empresa de distribuição de eletricidade brasileira Celg-D. O negócio pode superar os dois mil milhões de dólares (1,9 mil milhões de euros), segundo quatro fontes consultadas pela “Reuters”.

A distribuidora, controlada pela italiana Enel, conta com 3,27 milhões de clientes no estado de Goiás, está valorizada em 2,14 mil milhões de dólares, incluindo dívida e um capital próprio de cinco mil milhões de reais.
 

 
Algumas das maiores empresas de energia da Europa, como a Uniper (Alemanha), OMV (Áustria) ou a Eni (Itália), estão a ultimar os preparativos para utilizar o sistema de pagamento de gás russo exigido pelo Kremlin, em rublos, que os críticos afirmam que vai minar as sanções impostas pela União Europeia (UE) à Rússia, avança o “Financial Times”.

Para cumprirem as exigências do presidente russo, Vladimir Putin, as empresas da UE terão de abrir contas em rublos (moeda oficial russa) no Gazprombank na Suíça.
 

 
A Kantar anunicou hoje que vai instalar o seu primeiro centro global de tecnologia e inovação (GTI hub) no Porto. A empresa é especialista em análise de dados e consultoria para marcas.

Este centro visa desenvolver “tecnologias avançadas consideradas estratégicas para a diferenciação da Kantar”.
 

 
O secretário-geral da ONU está na Ucrânia para um encontro com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mas antes fez questão de visitar algumas das cidades afetadas pelo conflito armado e pelos mísseis russos.

Numa das primeiras declarações desta quinta-feira, em Borodyanka, António Guterres afirmou que “uma guerra no século XXI é um absurdo” e mesmo um crime para a humanidade e para quem tem de passar por estes atentados, como é o caso do povo ucraniano.
 

 
A proposta da Comissão Europeia de suspender, por um ano, os direitos sobre todas as exportações ucranianas para a União Europeia (UE) permitirá “apoiar ao máximo a atividade económica”, referiu ontem o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

“Esta [medida] permitir-nos-á apoiar a atividade económica tanto quanto possível na Ucrânia e preservar a nossa produção nacional”, frisou Zelensky numa mensagem de vídeo divulgada na rede social Telegram.
 

 
Roger Schmidt já assinou contrato com o Benfica para as próximas duas temporadas, mais uma de opção, revela hoje o jornal desportivo “Record”. O treinador alemão vai receber 1,8 milhões de euros líquidos por temporada.

O seu salário vai ficar abaixo do auferido pelo anterior treinador do Benfica: Jorge Jesus recebia três milhões de euros líquidos por época (seis milhões brutos), destaca, por sua vez, o “CM”. O alemão vem acompanhado de dois membros da sua atual equipa técnica: Jorge Wolf (adjunto) e Benjamin Kugel (preparador físico).
 

 
O secretário-geral da ONU, António Guterres, vai encontrar-se com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky esta quinta-feira em Kiev para conversar sobre a situação do país que foi invadido pela Rússia a 24 de fevereiro. Esta semana, o português já se encontrou com Vladimir Putin e Sergey Lavrov, mas também com Erdogan, um dos mediadores do conflito.

À chegada à capital ucraniana, Guterres disse aos jornalistas que a “prioridade das prioridades” era estabelecer um corredor humanitário a partir da fábrica de Azovstal, em Mariupol, na sexta-feira. Contudo, salvaguardou que “é preciso que estejam garantidas as condições necessárias para o fazer” e que, por isso, não há garantias que se concretize.
 

 
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que espera que a ideia de abrir alguns corredores humanitários na Ucrânia tenha “pernas para andar” após o encontro entre António Guterres e Volodymyr Zelensky.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e o presidente ucraniano reúnem-se na quinta-feira, em Kiev, depois de o português se ter encontrado com o presidente russo, Vladimir Putin, na terça-feira, em Moscovo, para mediar o conflito.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Ginasta russo banido por um ano por usar símbolo pró-Putin em competição ganha pela Ucrânia

Ivan Kuliakd deve também devolver a medalha e reembolsar o prémio em dinheiro de 500 francos suíços (cerca de 477 euros) e pagar uma contribuição dos custos do processo no valor de 2.000 francos suíços (1908 euros). O russo pode pedir o recurso nos próximos 21 dias.

Gündogan vai deixar o City e apanhou um avião para… Madrid

O internacional alemão foi a primeira contratação do clube desde a chegada de Pep Guardiola, mas só tem mais um ano de contrato e já sabe que a renovação do vínculo é um cenário improvável, de acordo com o Daily Mail.
Comentários