JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Rodrigo Antunes/Lusa

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O Presidente da República disse hoje que não recebeu nenhum relatório dos serviços de inteligência portugueses sobre suspeitas de espionagem a favor da Rússia em Portugal por parte de cidadãos ou entidades.

Mais: Marcelo Rebelo de Sousa garante que só teve conhecimento do caso de Setúbal pela comunicação social.
 

 
A Rússia considera a decisão da Finlândia de solicitar a adesão à NATO como uma ameaça, conforme explicou a Dimitri Peskov, o porta-voz da Presidência russa, segundo o “La Vanguardia”.

Na perspetiva do Kremlin a expansão do bloco militar ocidental não tornará a Europa e o mundo mais estáveis e as ações futuras de Moscovo dependerão de como o “processo de expansão” se desenrolar.
 

 
A Finlândia anunciou, esta quinta-feira, a sua intenção de avançar com o processo de adesão à NATO e que a candidatura deve acontecer “sem demoras”.

O anúncio foi realizado pelo presidente, Sauli Niinisto, e pela primeira-ministra, Sanna Marin, da Finlândia ao dia de hoje. Este era um passo esperado desde que a Rússia invadiu a Ucrânia e que já tinha sido muito falado.
 

 
A Ibersol SGPS informou o mercado sobre o alargamento do prazo de exclusividade da negociação dos restaurantes Burger King. O prazo de negociação exclusiva caducava esta quarta-feira, mas foi agora prolongado para 31 de maio.

A Ibersol está a negociar em regime de exclusividade a venda dos restaurantes Burger King que detém em Portugal e em Espanha à Restaurant Brands Iberia (RBI). O negócio foi avaliado, indicativamente, em 250 milhões de euros.
 

 
A semana não tem sido positiva para as tecnológicas norte-americanas, principalmente em Wall Street. Os investidores, apreensivos com o aumento da inflação, começam a retirar o seu dinheiro dos ativos considerados ‘mais arriscados’, como as ações de tecnologia. A consequência? Empresas como a Apple viram as suas ações desvalorizar e, inclusive, a empresa liderada por Tim Cook perdeu o lugar como a mais valiosa do mundo para a petrolífera saudita, Aramco.

A troca de posições acontece pela primeira vez em quase dois anos. As ações da produtora do iPhone terminaram a sessão de quarta-feira, 11 de maio, a desvalorizarem 5%, com uma avaliação de 2,37 biliões de dólares (2,2 biliões de euros), enquanto a Aramco, cuja matéria-prima é vista como um ativo ‘seguro’, avaliada em 2,42 biliões de dólares (2,3 biliões de euros) assume o lugar de empresa mais valiosa do mundo.
 

 
A Rússia é a “ameaça mais direta” à ordem internacional, devido à invasão da Ucrânia, declarou hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Tóquio para participar na 28.ª cimeira UE-Japão.

Moscovo “é hoje a ameaça mais direta à ordem mundial com a guerra bárbara contra a Ucrânia e o perturbador pacto com a China”, disse Von der Leyen, depois de um encontro com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, na presença do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
 

 
As máscaras vão continuar a ser obrigatórias nos voos da TAP, segundo a companhia aérea. Isto apesar das autoridades europeias deixarem de recomendar o uso de máscara a bordos dos aviões a partir da próxima semana.

“No caso de Portugal, de acordo com a última resolução do Conselho de Ministros, o uso de máscara mantém-se obrigatório nos transportes públicos, incluindo o transporte aéreo”, disse ao JE fonte oficial da TAP.
 

 
A Coreia do Norte detetou o primeiro caso de covid-19, desde o início da pandemia, há mais de dois anos e decretou o estado de “emergência máxima”, anunciou hoje a agência de notícias estatal KCNA.

Este primeiro caso, detetado em testes efetuados no domingo, em Pyongyang, a um número não especificado de pessoas doentes e com febre, “corresponde à variante Ómicron” do coronavírus SARS-CoV-2, acrescentou a KCNA.
 

 
Vai ser hoje inaugurada uma fábrica de produção de tuk-tuks elétricos em Santo Tirso, distrito do Porto.

A unidade industrial pertence à empresa holandesa E-Tuk Factory que decidiu abrir a fábrica em Portugal depois de sair da Tailândia.
 

 
O Manchester United está interessado em contar com os serviços de Gonçalo Inácio na próxima época. O jovem jogador do Sporting CP tem contrato para mais quatro anos e uma cláusula de 45 milhões de euros, mas o clube inglês já tem um plano para recrutar o atleta, de acordo com a imprensa inglesa.

O conjunto de Manchester prepara uma proposta no valor de 40 milhões de euros, a que se somam 5 milhões que ficam dependentes de objetivos a cumprir pelo jogador ou pela equipa. Os ‘red devils’ já contam com Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Diogo Dalot e no verão pode chegar um quarto português ao clube.

Recomendadas

Mourinho chegou aos cinco títulos europeus. Quem tem mais que o técnico português?

Existem dois treinadores italianos entre os três técnicos com mais conquistas de competições europeias e pode emergir um líder isolado no próximo sábado.

Luís Figo é embaixador de marca de óleos feitos a partir da cannabis

O antigo jogador de futebol é a cara da LF.CBD, empresa que cria óleos para a pele, que defende terem benefícios para o estado mental de quem os utiliza.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.
Comentários