JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 19 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
As Nações Unidas alertaram, esta quinta-feira, que a guerra na Ucrânia ajudou a fomentar uma crise alimentar global que pode durar anos se não for controlada.

De acordo com o “The Guardian” as declarações foram proferidas pelo o secretário-geral da ONU, António Guterres, que também disse que a escassez de grãos e fertilizantes causada pela guerra, o aquecimento das temperaturas e os problemas de abastecimento causados ​​pela pandemia ameaçam “dezenas de milhões de pessoas que estão à beira da insegurança alimentar”, já que os mercados financeiros viram os preços das ações caírem fortemente novamente sobre os temores da inflação e de uma recessão mundial.
 

 
A Comissão Europeia vai avaliar o pedido de adesão da Ucrânia à União Europeia (UE) até ao final de junho, revelou o chanceler alemão Olaf Scholz esta quinta-feira no Bundestag.

“A Ucrânia apresentou o seu pedido de adesão à União Europeia. Antes da reunião do Conselho da União Europeia, a Comissão avaliará a candidatura, presumivelmente, no final de junho”, disse Scholz perante os parlamentares alemães.
 

 
A Rússia expulsou hoje diplomatas portugueses, anunciou o ministério dos Negócios Estrangeiros português. O Governo já repudiou esta “retaliação de Moscovo”.

“A Embaixadora de Portugal em Moscovo foi esta manhã chamada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, tendo sido informada da expulsão de 5 funcionários da embaixada, que terão de abandonar a Rússia no prazo de 14 dias”, segundo o comunicado.
 

 
Depois de ter anunciado que o país já contava com 20 casos suspeitos, agora a Direção Geral de Saúde (DGS) informou que existem 14 casos confirmados do vírus Monkeypox.

Em comunicado a DGS esclarece que “foram confirmados mais nove casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, havendo, até ao momento, 14 casos confirmados”.
 

 
A viúva do antigo presidente do BPP João Rendeiro deixou de estar esta quarta-feira em prisão domiciliária, depois de o Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) ter mandado retirar a pulseira eletrónica de Maria de Jesus Rendeiro.

A medida de coação tinha sido imposta em novembro de 2021 e renovada por mais três meses há apenas uma semana, no âmbito do processo D’Arte Asas, no qual é suspeita dos crimes de descaminho, desobediência, branqueamento de capitais e de crimes de falsificação de documento relativamente a obras de arte da coleção do seu marido.
 

 
José Sócrates tem viajado para o Brasil durante períodos de semanas sem comunicar às autoridades portuguesas, revela hoje o “Correio da Manhã”.

Arguido no processo extraído da ‘Operação Marquês’, está sujeito a Termo de Identidade e Residência (TIR) que determina que um arguido tem de comunicar a nova morada se se ausentar durante mais de cinco dias, ficando obrigado a comunicar a nova morada.
 

 
Os técnicos de emergência pré-hospitalar estão desde as 00:00 em greve ao trabalho de prevenção para o Rali de Portugal, que arranca hoje, reivindicando, entre outras matérias, a revisão da carreira especial.

O presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), Rui Lázaro, explicou à Lusa que esta greve, que termina às 17:00 de domingo e não terá serviços mínimos, ocorre “na tentativa de não colocar em causa o socorro à população, que deve ser garantida 365 dias por ano”.
 

 
O primeiro-ministro, António Costa, visita hoje o contingente militar português em missão da NATO na Roménia, antes de partir para Varsóvia, onde se deslocará a um campo de refugiados ucranianos, e depois para Kiev.

“Na NATO somos só um e, portanto, a ameaça a qualquer um de nós é uma ameaça a todos nós. A nossa defesa começa precisamente aqui, na Roménia”, declarou António Costa aos jornalistas na quarta-feira à noite, quando chegou a Bucareste.
 

 
O Grupo Pestana realizou um investimento global de 112 milhões de euros na construção de nove unidades hoteleiras durante a pandemia. Obras essas que de acordo com o CEO do grupo hoteleiro, José Theotónio foram efetuadas “sem pressa”.

Deste modo, já estão abertos em Portugal, os hotéis Pestana Vintage em Lisboa, o Pestana Douro, as Pousadas do Porto e em Vila Real de Santo António, e ‘Fisherman’ na Região Autónoma da Madeira. Lá por fora reabriram os hotéis com carimbo CR7: em Madrid, Nova Iorque, Marraquexe e Tanger.
 

 
A Liga Inglesa de futebol deve aprovar uma oferta do consórcio de Todd Boehly para assumir o controlo do Chelsea. O clube pertencia a Roman Abramovich, oligarca russo que foi obrigado a colocar o clube para venda na sequência de duras sanções por parte do governo inglês.

A Liga sublinhou que o negócio está “em curso”, mas fontes contactadas pela “ESPN” disseram que a oferta deve passar no Teste de Donos e Diretores (OATD) nos próximos dias, o que será um importante passo para fechar a transação.

Recomendadas

Portugal goleia França por 8-2 e lidera Liga Europeia de futebol de praia

A seleção portuguesa de futebol de praia goleou hoje a congénere francesa, por 8-2, na segunda jornada do grupo A da Liga Europeia da especialidade.

Wimbledon: Nadal bate Sonego e apura-se para os oitavos de final

O tenista espanhol Rafael Nadal, número quatro mundial e recordista de ‘Grand Slams’, apurou-se hoje para os oitavos de final de Wimbledon, o terceiro ‘major’ da temporada, ao eliminar o italiano Lorenzo Sonego em três ‘sets’.

Félix da Costa foi segundo em Marraquexe na Fórmula E

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) foi hoje segundo classificado na 10.ª prova do Mundial de Fórmula E, para carros elétricos, disputada em Marraquexe, Marrocos.
Comentários