JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 26 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.

Morris MacMatzen / Getty

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O Governo aprovou hoje a nova lei dos metadados que vai ser submetida agora ao Parlamento. Esta proposta de lei “regular o acesso a metadados, referente a comunicações eletrónicas”, para fins de investigação penal, disse hoje a ministra da Justiça.

“Esta proposta de lei não visa a criação de uma base de dados (BD) específica para investigação criminal, mudámos o paradigma, e vamos aceder às bases de dados que já existem e são mantidas pelas operadoras no exercício da sua atividade comercial”, afirmou Catarina Sarmento e Castro.
 

 
A Sonae IM foi alvo de um ‘rebranding’ e agora é Bright Pixel Capital. O investidor de capital de risco do grupo Sonae tem 300 milhões de euros para investir nos próximos anos “em empresas capazes de mudar indústrias a nível global”, anunciou num comunicado.

Esta mudança fez implementar um novo mote: “Building a brighter future together” (Construir juntos um futuro melhor). A marca pretende “continuar a identificar oportunidades únicas” que possam “mudar indústrias”, num rebranding que é transversal a todo o grupo Sonae.
 

 
A Polícia Judiciária deteve, na terça-feira, o jovem de 17 anos suspeito de ser o autor da invasão no sistema informático durante um debate virtual denominado ‘A Influência da escravatura e o racismo institucional’, organizado pela Associação de Estudantes da Escola Secundária de Camões (mais conhecida como Liceu Camões), em Lisboa, no dia 18 de fevereiro de 2021. O arguido partilha ativamente propaganda neonazi nas suas redes.

O detido está “indiciado pela prática de crimes de discriminação e de incitamento ao ódio e à violência” depois de ter partilhado o link da reunião em diversos canais e redes sociais, “com o objetivo de, em articulação com outros utilizadores, perturbarem o referido debate, que se estava a realizar através da plataforma Zoom com participantes maioritariamente de raça negra”, informa a PJ em comunicado.
 

 
Os CEO das empresas portuguesas cotadas em bolsa recebem, em média, 32 vezes mais do que os seus trabalhadores, de acordo com um relatório da DECO Proteste que teve por base a análise da diferença entre as remunerações anuais dos CEO e dos seus trabalhadores nas principais empresas portuguesas.

A Jerónimo Martins tem a maior disparidade salarial da lista de empresas analisadas, seguida da Sonae e da Mota-Engil.
 

 
O candidato à liderança do PSD Jorge Moreira da Silva acusou hoje o PS de “não levar a sério” o processo de descentralização, mostrando “falta de vontade política” para que seja bem-sucedido.

“O processo de descentralização em curso revela a falta de vontade política do PS em que ele fosse bem-sucedido, estou mesmo convencido que não se trata apenas de incompetência. Eu acho verdadeiramente que o PS e este Governo nunca quis levar a sério a descentralização”, afirmou o antigo vice-presidente do PSD, na quarta-feira à noite, perante militantes em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.
 

 
Élia Ferreira torna-se esta quinta-feira a única mulher portuguesa a receber um prémio internacional atribuído pela “Consulting Magazine”. A diretora do departamento de Fusões e Aquisições e de Tecnologia da Deloitte em França foi considerada pela revista norte-americana uma das 50 mulheres líderes em tecnologia a nível mundial.

A gestora portuguesa de 48 anos vai hoje receber o prémio na cidade de Austin, no Texas (Estados Unidos). “É uma grande honra e uma enorme satisfação ser reconhecida internacionalmente pelo meu trabalho e desempenho na consultoria especializada em tecnologia. É importante continuar a promover a igualdade e a diversidade nos cargos de liderança para que mais mulheres sejam reconhecidas pelo seu talento, pela sua formação e pelo seu trabalho”, afirmou Élia Ferreira.
 

 
Doze concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo estão os concelhos de Chamusca, Constância, Vila Nova da Barquinha, Tomar, Abrantes, Sardoal, Mação (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Gavião (Portalegre), Loulé, São Brás de Alportel e Tavira (Faro).
 

 
O Governo português deu autorização à venda do Chelsea Football Club por Romam Abramovich, cidadão russo com passaporte português, e as receitas serão usadas para fins humanitários.

Em comunicado, o gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros explica que as duas autoridades nacionais competentes – Ministério dos Negócios Estrangeiros e Ministério das Finanças – deram luz verde ao pedido recebido da parte de Roman Abramovich “para uma derrogação humanitária, permitindo que o clube inglês seja transacionado”.
 

 
A informação tornou-se o mais relevante ativo económico, capaz de alavancar a oferta de produtos e serviços e de tornar mais eficientes as organizações, e vai ser o tema da conferência “Data Driven Leadership”, promovida pela Microsoft Portugal e da qual o Jornal Económico é media partner, que é transmitida esta quinta-feira.

O valor da informação é comprovado pelo facto de entre as mais valorizadas empresas cotadas em bolsa no mundo quatro operarem modelos de negócio onde os dados desempenham um papel proeminente, tendo já ultrapassado, cada uma delas, uma capitalização de um bilião de dólares (cerca de 955 mil milhões de euros, ao câmbio atual).
 

 
O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, veio a público a propósito da milionária renovação do vínculo de Mbappé pelo Paris Saint Germain (PSG), para dizer que o organismo não recebe instruções de fora, apontando o dedo ao Real Madrid e à liga espanhola. As críticas levantaram-se depois da oficialização do contrato, devido aos valores envolvidos, noticiados pela imprensa internacional.

O esloveno de 54 anos reiterou que ninguém dirá “o que fazer” à UEFA e lembrou que as “regras do fair play financeiro” são “bastante restritas”. De recordar que estas têm por objetivo evitar que os gastos de cada clube excedam um determinado montante a cada período de três anos.

Recomendadas

Miguel Oliveira sai do oitavo posto para o GP de Assen

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) garantiu hoje o oitavo lugar na grelha de partida para o Grande Prémio de Assen (Países Baixos) de MotoGP, 11.ª prova da temporada.

Boxista Floyd ‘Money’ Mayweather esbanjou fortuna de mil milhões?

Jake Paul denunciou a situação dias depois de o irmão, Logan Paul, ter afirmado que Mayweather lhe deve dinheiro desde o último combate entre os dois.

Treinadora conta como salvou atleta na piscina: “foi o mergulho mais rápido da minha vida”

Andrea Fuentes lembrou a rapidez com que foi obrigada a atuar e criticou de forma veemente a atuação dos salva-vidas. Tudo aconteceu nos Mundiais de Natação.
Comentários