JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 11 de agosto

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O Governo deu “luz verde” esta quinta-feira a um reforço do abono de família, bem como à alteração dos escalões de acesso a essa prestação “em consonância com o aumento da retribuição mínima mensal garantida”. Foi também aprovada em Conselho de Ministros a regulamentação da Garantia para a Infância, medida que está prevista no Orçamento do Estado para 2022 e que se destina a apoiar as famílias que se encontrem em situações de pobreza extrema.

No que diz respeito ao abono de família, o diploma aprovado esta tarde prevê três alterações. Por um lado, a prestação é revista de modo a garantir, como estava previsto no programa do Governo, que todas as crianças do 1.º e 2.º escalões de rendimentos têm, pelo menos, 600 euros por ano, independentemente da sua idade. “Prevemos abranger 400 mil crianças”, adiantou a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, detalhando que a medida será implementada de forma faseada e serão pagos retroativos a 1 de julho de 2022.
 

 
O chanceler alemão defendeu hoje a construção de um gasoduto entre Portugal e a Europa central para reduzir a dependência energética do gás russo.

“Um gasoduto destes iria aliviar e muito a atual situação de fornecimento”, disse hoje Olaf Scholz numa conferência de imprensa em Berlim, citado pela “Reuters”.
 

 
A recente contratação do antigo diretor de informação da TVI, Sérgio Figueiredo tem dado que falar e agora a “Sábado” revelou que no passado a Câmara de Lisboa, na altura liderada por Fernando Medina, pagou 30 mil euros a Sérgio Figueiredo.

Logo depois de abandonar a estação, Sérgio Figueiredo foi contratado pela própria Câmara Municipal de Lisboa (CML). Na altura a câmara abriu uma Consulta Prévia para “aquisição de serviços de desenvolvimento de produção de uma campanha de comunicação destinada aos estabelecimentos de comércio tradicional a retalho e de restauração e bebidas, no âmbito do Plano de Apoio Económico e Social”.
 

 
Entre abril e junho, a remuneração média dos trabalhadores portugueses aumentou mais de 3%, o que corresponde a uma aceleração, mas a inflação “comeu” essa subida. De acordo com o destaque publicado esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas, em termos reais, os salários caíram 4,6%, no segundo trimestre do ano.

“A remuneração bruta total média por trabalhador aumentou 3,1%, no trimestre terminado em junho, em relação ao mesmo período de 2021, para 1.439 euros. Em termos reais, tendo como referência a variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC), a remuneração bruta total média média diminuiu 4,6%”, avança o gabinete de estatísticas. De notar que em junho o IPC verificou uma subida de 8%, na segunda metade do primeiro trimestre.
 

 
A Ryanair não vai disponibilizar mais voos a preços baixíssimos, graças ao aumento do custo do combustível, admitiu o chefe da companhia aérea económica, Michael O’Leary.

“Não há dúvida de que na extremidade inferior do mercado, as nossas tarifas promocionais realmente baratas. As tarifas de um euro, as tarifas de 0,99 euros até as tarifas de 9,99 euros, acho que não veremos essas tarifas nos próximos anos”, admitiu Michael O’Leary. A tarifa média da companhia aérea deve aumentar de cerca de 40 euros no ano passado para cerca de 50 euros nos próximos cinco anos.
 

 
A inflação ficou em 8,5% na Madeira, em julho, uma descida de 0,3% face ao mês anterior, de acordo com os dados da Direção Regional de Estatística (DREM).

Em julho a variação média do Índice de Preços no Consumidor (IPC), nos últimos doze meses, ficou em 4,6%, mais 0,6% quando comparado com o mês anterior.
 

 
Afinal, Sérgio Figueiredo vai ganhar mais que o ministro das Finanças. O novo consultor do ministério das Finanças vai auferir um salário mensal de 5.80o euros brutos por mês, revela hoje a “TSF”, e não os 4.787 euros brutos que foram anunciados anteriormente.

Este valor fica acima dos cerca de 4.800 euros brutos que foram anunciados anteriormente e que é o salário base de um ministro, e de Fernando Medina, que vai ser o chefe de Sérgio Figueiredo.
 

 
No centro da controvérsia estão 214 mil euros em numerário encontrados num cofre pertencente a Johannes Kahrs, ex-deputado do Partido Social-Democrata (SPD, na sigla em alemão) que dirigia uma organização local de Hamburgo em 2016, quando Scholz era presidente da autarquia.

Segundo os meios alemães, o dinheiro poderia estar relacionado com o escândalo do banco Warburg, que uma comissão do parlamento local investiga há mais de dois anos.
 

 
O embaixador da Ucrânia no Líbano, Ihor Ostash, confirmou a chegada do navio ao território turco, num ‘briefing’ no Centro de Comunicação Social de Kiev, capital da Ucrânia, informou hoje a agência de notícias local Ukrinform.

“O navio ‘Razoni’, que foi o primeiro a sair do porto de Odessa e se dirigia para o porto de Trípoli, no Líbano, atracou no porto de Mersin, na Turquia, o que significa que todos os problemas em torno deste navio de carga desapareceram”, disse.
 

 
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) desconvocou a greve que estava agendada para os dias 19, 20 e 21 de agosto, depois de, juntamente com o Sindicato dos Quadros da Aviação Comercial (SQAC), ter chegado acordo com a ANA/VINCI (dona da ANA Aeroportos) numa reunião que teve lugar nas instalações da Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).

Numa nota à imprensa, o SINTAC fez saber que as conversações, que tiveram início na terça-feira e se prolongaram até hoje, resultaram num consenso que comtempla a intenção de fazer face à escassez de recursos humanos nas áreas operacionais, um aumento salarial intercalar e um AE (acordo de empresa).

Recomendadas

Ucrânia junta-se a Portugal e Espanha na candidatura ao Mundial2030 (com áudio)

De acordo com o jornal The Times, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deu ‘luz verde’ à intenção da Ucrânia poder organizar o Campeonato do Mundo de 2030 com Portugal e Espanha e que esse objetivo será tornado público na quarta-feira, numa conferência de imprensa conjunta promovida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), em Nyon, na Suíça.

Regresso da Liga dos Campeões. FC Porto favorito, Benfica e Sporting partem em desvantagem

Os “dragões” têm boas possibilidades de vencer pela primeira vez na prova, enquanto os rivais de Lisboa não têm um cenário tão favorável. Na Liga Europa, o SC Braga é favorito no duelo pela liderança do grupo.

Indonésia. Polícia sob pressão pelo uso indiscriminado de gás lacrimogéneo

Os desacatos num estádio de futebol resultaram em 125 mortos, 17 dos quais crianças, de acordo com as autoridades. A atuação da polícia gerou o caos e vai contra as indicações da FIFA.
Comentários