JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Yehor Milohrodskyi/Unsplash

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A Ucrânia diz que a situação está a ficar crítica naquela que é a maior central nuclear da Europa, em Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, que foi ocupada pelas forças militares russas em março.

“É impossível garantir a segurança da central nuclear enquanto as forças de ocupação russas estiverem lá”, diz Denys Monastyrskyy, ministro do Interior da Ucrânia, citado pela “BBC”.
 

 
O milionário britânico Jim Ratcliffe está entre os potenciais compradores do Manchester United, segundo a “BBC”.

O interesse do magnata de 69 anos foi avançado pela “Bloomberg”, que deu conta de que a família Glazer está disposta a vender uma participação minoritária no clube.
 

 
O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou, esta quinta-feira, que a seca contribuiu para a segunda pior campanha de cereais de inverno nos últimos 105 anos.

Assim, o INE aponta que “as previsões agrícolas, em 31 de julho, apontam para uma campanha cerealífera fortemente marcada pela seca severa a extrema que acompanhou grande parte do ciclo vegetativo dos cereais de inverno”. A atual campanha foi a segunda pior desde que existem registos sistemáticos, apenas superior à produção de 2012 e próxima da de 2005 (igualmente anos de secas extremas).
 

 
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, vai reunir-se esta quinta feira com o presidente ucraniano e com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan em Lviv. Guterres chegou na quarta-feira à cidade ucraniana.

A informação foi divulgada no Twitter, na quarta feira, pelo porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric. Na publicação, acompanhada de uma fotografia, é possível ler que “António Guterres chegou a Lviv onde, amanhã, vai encontrar-se com Zelensky e Erdogan”.
 

 
A inflação na zona euro voltou a acelerar em julho. De acordo com a nota divulgada esta quinta-feira pelo Eurostat, a taxa fixou-se em 8,9%, quando em junho se tinha situado em 8,6%. Em Portugal, a inflação também registou um agravamento, tendo superado mesmo a taxa verificada na área da moeda única.

“A taxa de inflação anual na zona euro situou-se em 8,9% em julho de 2022, acima dos 8,6% registados em junho. Há um ano, a taxa estava fixada em 2,2%”, avança o gabinete de estatísticas esta manhã.
 

 
A rescisão de um contrato de fidelização com as telecomunicações é extremamente complicada para o consumidor, pois este para fazê-lo vê-se, muitas vezes, obrigado a ter que pagar o valor em falta até ao final do contrato e ainda uma penalização por não respeitar o período acordado.

De acordo com a nova lei, publicada dia 16 deste mês, esta situação será modificada. A nova lei prevê que nos casos em que o motivo se trata de desemprego, doença prolongada ou emigração, os consumidores poderão rescindir o contrato sem ter que efetuar qualquer pagamento.
 

 
O Sporting Clube de Portugal está interessado em Cristiano Ronaldo, mas só se o jogador vier de graça, revela o “Independent”.

O jornal britânico escreve que o clube português já abordou o Manchester United sobre a possibilidade de libertar o jogador sem exigir uma quantia de transferência.
 

 
A Sporting SAD anunciou hoje que chegou a acordo com o Wolverhampton Wanderers Football Clube para a “transferência, a título definitivo, dos direitos desportivos do jogador Matheus Luiz Nunes, garantindo a Sociedade o direito a receber o montante correspondente a 10 % da mais-valia de futura transferência”, disse o clube leonino em comunicado enviado à CMVM.

O Sporting vai receber o montante fixo de 45 milhões de euros, mais cinco milhões variáveis “devido em função de objetivos relacionados com a participação da equipa de futebol do Wolverhampton na Liga dos Campeões e com a participação do jogador em jogos”.
 

 
Os dados estatísticos mais recentes revelam que a taxa de mortalidade em Portugal tem registado níveis elevados, tendo em junho o país ultrapassado a média da União Europeia. O Jornal Económico falou com dois especialistas para averiguar as causas para este excesso de mortalidade.

Na quarta-feira, 17 de agosto, o Eurostat divulgou que Portugal registou a taxa de excesso de mortalidade mais elevada na União Europeia em junho, mais do triplo da média comunitária (6%), com 24%. Antes, a 12 de agosto, o Instituto Nacional de Estatística indicou que a mortalidade disparou 21% em julho, resultado de 1.850 óbitos a mais relativamente ao mesmo mês do ano passado.
 

 
O vice-presidente do PSD, Paulo Rangel, considerou que o ministro das Finanças tem algumas questões a explicar relacionadas com a contratação de Sérgio Figueiredo para consultor, mesmo depois o antigo diretor de informação da TVI ter desistido do cargo.

“Quando diz o ministro das Finanças: A função que estava prevista para este contacto é tão fundamental e essencial porque é que o ministro esteve em silêncio todos estes dias? Porque é que ele nunca veio em defesa daquele que agora renunciou a poder ser parte deste contrato”, disse Paulo Rangel aos jornalistas.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.

Ucrânia junta-se a Portugal e Espanha na candidatura ao Mundial2030 (com áudio)

De acordo com o jornal The Times, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deu ‘luz verde’ à intenção da Ucrânia poder organizar o Campeonato do Mundo de 2030 com Portugal e Espanha e que esse objetivo será tornado público na quarta-feira, numa conferência de imprensa conjunta promovida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), em Nyon, na Suíça.

Regresso da Liga dos Campeões. FC Porto favorito, Benfica e Sporting partem em desvantagem

Os “dragões” têm boas possibilidades de vencer pela primeira vez na prova, enquanto os rivais de Lisboa não têm um cenário tão favorável. Na Liga Europa, o SC Braga é favorito no duelo pela liderança do grupo.
Comentários