JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 25 de agosto

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, o levantamento da obrigação de uso de máscara nos transportes coletivos, táxis, TVDE e farmácias, anunciaram a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa. Ainda assim, foi prolongada até ao final de setembro a situação de alerta, no quadro da crise pandémica.

“O Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei que procede à eliminação da obrigatoriedade de uso de máscara ou viseira em alguns locais”, começou por explicar Mariana Vieira da Silva.
 

 
O porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) divulgou esta quinta-feira os primeiros resultados provisórios das eleições gerais, que dão vantagem ao MPLA com 60,65%, seguindo-se a UNITA com 33,85%.

De acordo com Lucas Quilundo foram já escrutinados 33,16% do total dos votos.
 

 
Depois dos bilhetes esgotados para as duas primeiras datas, os Coldplay anunciam um novo concerto em Coimbra para 20 de maio de 2023.

“Terceira data está ON! 20 de maio é a nova data dos Coldplay no Estádio Cidade de Coimbra. Os bilhetes já estão disponíveis. Os bilhetes adquiridos não são reembolsáveis nem disponíveis para troca”, anunciou hoje a promotora Everything is New.
 

 
Os lucros do Crédito Agrícola caíram no primeiro semestre. O banco liderado por Licínio Pina obteve lucros de 64,4 milhões de euros, menos 33,2% em comparação com os 96,5 milhões de euros registados no mesmo período do ano passado, de acordo com um comunicado divulgado esta quinta-feira.

O banco explica que a “variação homóloga no resultado líquido foi influenciada pelos resultados, não recorrentes, obtidos no primeiro semestre de 2021, relacionados com ganhos líquidos com operações financeiras, no valor de 55,2 milhões de euros (51,3 milhões de euros no primeiro trimestre de 2021), bem como com juros retroativos, referentes a 2020, no valor de 8 milhões de euros recebidos no primeiro trimestre de 2021 no âmbito do programa financeiro do BCE – TLTRO”. Este resultado coloca a rentabilidade de capitais próprios anualizada nos 6,5%.
 

 
Já foram colocados à venda os bilhetes para o concerto dos Coldplay em Coimbra em 17 de maio de 2023, inserido na digressão “Music of the Spheres World Tour”.

Neste momento, mais de 200 mil pessoas estão à espera para comprar os bilhetes no site da “Ticketline”. O tempo de espera supera uma hora, segundo a informação prestada no site, conforme comprovado pelo JE.
 

 
O Ministério do Ambiente vai apresentar na quinta-feira soluções para os consumidores mitigarem os aumentos do gás anunciados ontem pela EDP e pela Galp, disse à Lusa fonte oficial do ministério.

As medidas serão apresentadas pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática numa conferência de imprensa à tarde no Ministério, em Lisboa.
 

 
Os bilhetes para a digressão “Music of the Spheres World Tour” estarão disponíveis para venda ao público português esta quinta-feira, 25 de agosto, a partir das 10h00. Os Coldplay atuam em Coimbra, no estádio da cidade, a 17 de maio do próximo ano.

Os fãs portugueses poderão adquirir os bilhetes nos bilheteiras físicas e online habituais, com o valor dos bilhetes a ir dos 65 aos 500 euros.
 

 
A edição 2022 da Feira do Livro do Porto decorre de 26 de agosto a 11 de setembro nos jardins do Palácio de Cristal e vai contar com a participação de 84 entidades, distribuídas por 126 pavilhões.

Este será o primeiro ano, desde o início da pandemia, a garantir a retoma plena do número de stands previamente existente e a levantar restrições quanto ao número de pessoas no interior do recinto. A poeta, tradutora e académica Ana Luísa Amaral, que morreu a 6 de agosto, é a autora homenageada desta edição do certame literário.
 

 
Em declarações à agência Lusa, a presidente executiva da EDP Comercial, Vera Pinto Pereira, anunciou a decisão de aumentar o preço do gás “em média, 30 euros na fatura dos clientes” residenciais, os quais são acrescidos de “cinco a sete euros de taxas e impostos”.

Para os cerca de 433.300 (dois terços) dos 650.000 clientes residenciais, que representam os consumos mais baixos, a subida do preço do gás terá um impacto médio de 18 euros mensais, antes de taxas e impostos, ou seja, o aumento rondará os 22 euros.
 

 
A medida foi hoje anunciada pelo ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, numa conferência de imprensa após uma reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES).

Depois da reunião, a 11.ª deste ano para debater a situação de seca no continente e medidas para minimizar os efeitos, os ministros da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, anunciaram mais 11 medidas, a juntar a outras 82 que já tinham sido tomadas em reuniões anteriores.

Recomendadas

Assédio a jogadoras do Rio Ave. “Pode ser um kick-off para futuras denúncias”, refere Raquel Sampaio

A fundadora da Teammate Football Management revela ao Jornal Económico não estar surpreendida com a denuncia feita pelas jogadoras e pede um maior apoio das autoridades do futebol para que as futebolistas se sintam mais protegidas.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Jogadoras do Rio Ave acusam atual treinador do Famalicão de assédio sexual

Os casos de alegado assédio terão ocorrido na temporada 2020-21, quando o ex-técnico Miguel Afonso chegou à equipa, avançou o “Público”.
Comentários