JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 22 de setembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Outra fonte ligada ao processo adiantou à Lusa que a reunião decorrerá na manhã de sexta-feira, em Lisboa, e que no mesmo dia haverá declarações aos jornalistas.

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, já tinha dito que o nome do diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) deveria ser anunciado esta semana, estando apenas a aguardar a publicação em Diário da República da regulamentação da direção executiva.
 

 
O Credit Suisse está a preparar um novo plano de negócios no qual planeia dividir o seu banco de investimento em três e criar um ‘bad bank’ cujo balanço será composto por ativos mais arriscados, como tentativa de limpar três anos de escândalos.

O banco está assim a equacionar medidas mais radicais para dar a volta ao impacto negativo dos últimos problemas financeiros mediáticos.
 

 
No ano passado, o sector das energias renováveis viu o número de postos de trabalho aumentar em 700.000, subindo para 12,7 milhões o números de posições laborais nesta área, de acordo um relatório recente feito pela International Renewable Energy Agency (IRENA) em colaboração com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), durante o Global Clean Energy Action Forum em Pittsburgh, EUA.

O documento ‘Energias Renováveis e Empregos: A Revisão Anual de 2022’ refere que o tamanho do mercado norteamericano é um dos principais fatores que influenciam a geração de emprego nesse sector, a par dos custos de mão de obra e outros.
 

 
O Governo da Madeira, através da Secretaria Regional das Finanças, disse que vai recorrer da decisão do Tribunal da União Europeia que rejeitou o recurso do Estado Português, em articulação com a Região Autónoma da Madeira, contra a decisão da Comissão Europeia sobre as ajudas à Zona Franca da Madeira.

O executivo madeirense reforçou que vai “encetar todas as diligências necessárias” junto do Governo da República, no sentido de reagir legalmente contra esta decisão, recorrendo judicialmente da mesma.
 

 
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou hoje que a decisão russa de mobilizar reservistas demonstra que Moscovo está longe de pensar em negociações para pôr fim aos quase sete meses de guerra.

Num discurso feito por videoconferência durante os trabalhos da 77.ª Assembleia Geral da ONU, que decorre desde terça-feira na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, Zelensky insistiu que a Ucrânia irá sair vencedora na guerra contra a Rússia e que vai obrigar os soldados russos a deixar o país.
 

 
O alojamento local este verão registou um crescimento significativo em Portugal com a GuestReady a registar 15 vezes mais reservas do que em igual período de 2019, ano que quebrou recordes de turismo a nível nacional. O portefólio da empresa especialista na gestão de alugueres a curto e médio prazo também cresceu e, em 2022, há quatro vezes mais propriedades do que no último ano pré-pandemia.

Este ano, durante os meses de verão – junho, julho e agosto – a ocupação foi em média 15% superior ao verão de 2019 e atingiu números recorde: em Portugal a ocupação média ao longo do verão foi de 90%, ultrapassando a média global da GuestReady.
 

 
A tecnológica Codacy, que tem uma plataforma digital para apoiar equipas de desenvolvimento de software a produzir código, levantou uma ronda de investimento série B no valor de 15 milhões de dólares, liderada pela Bright Pixel Capital, a unidade de investimento em capital de risco do grupo Sonae.

O financiamento contou ainda com as sociedades Armilar Venture Partners, Faber Ventures, Join Capital, Caixa Capital, EQT Ventures e Iberis Capital, que contribuíram para que a empresa fundada em 2012 se continue a posicionar na área de DevOps Intelligence (Inteligência de Desenvolvimento e Operações) – um mercado que a nível global atingir os 57,9 mil milhões de dólares até 2030, segundo as previsões da consultora Garner.
 

 
Um ex-ministro da Justiça chinês foi condenado a pena de morte, suspensa por dois anos, por ter aceitado subornos e ajudado criminosos, incluindo o seu irmão, a esconder atividades ilegais, informou hoje a televisão estatal chinesa.

Fu Zhenghua, de 67 anos, declarou-se culpado de abuso de poder nos cargos de ministro e chefe da polícia de Pequim, entre 2005 e 2021, para ocultar crimes cometidos pelo seu irmão e outras pessoas, segundo a CCTV.
 

 
A Nova SBE abre centro de conhecimento dedicado à inovação aberta criada pelo utilizador. É o último centro de conhecimento criado pela universidade e tem como objetivo produzir e disseminar conhecimento na área da gestão da Inovação.

Open & User Innovation Knowledge Center (OUI), na designação original em inglês, reúne investigadores nacionais e internacionais, e vai focar os trabalhos de investigação nos campos da “inovação aberta e criada pelo utilizador”, no projeto Patient Innovation, e em Empreendedorismo, com “inovações úteis e práticas para a sociedade”.
 

 
A TAP emitiu esta quarta-feira um aviso importante para os seus clientes, relativo ao ciberataque de que foi alvo, acompanhado por um vídeo da CEO. A companhia pretende alertar os clientes para a necessidade de mudarem as senhas usadas no serviço Miles&Go e na área reservada aos clientes, que está disponível na Internet.

“Embora a senha de acesso ao serviço Miles&Go ou à área reservada dos clientes não se encontre entre os dados pessoais que foram comprometidos, por precaução, recomendamos a verificação das condições de segurança que os nossos clientes utilizam para aceder à sua área reservada, nomeadamente através da utilização de uma senha forte e da sua alteração frequente”, diz a TAP na comunicação aos clientes.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta terça-feira

“Salário mínimo vai perder poder de compra pela primeira vez desde 2013”; “Famílias com prazo-limite para tratar das partilhas de terrenos”; “Seleção procura lugar na final four antes do anúncio dos convocados para o Mundial”

Três adeptos impedidos de entrar em estádios por intolerância no Estoril Praia-FC Porto

Os três indivíduos podem ser punidos com coimas entre os mil e os 10 mil euros e com pena de interdição de acesso a recintos desportivos até dois anos.
Comentários