JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 6 de outubro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas assinou, esta quinta-feira, o contrato para a segunda fase da construção do Novo Hospital, de 74,6 milhões de euros.

Esta fase diz respeito às estruturas e espaços exteriores e tem um prazo de 720 dias, prevendo-se a sua conclusão no último trimestre de 2024.
 

 
O Credit Suisse Group AG está a explorar a venda do Mandarim Oriental Savoy Zurique, avança a “Bloomberg”.

A agência relata, citando a porta-voz do banco, que “o Credit Suisse revê regularmente a sua carteira de ativos imobiliários como parte da sua estratégia”.
 

 
Depois de a Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas (CCPJ) ter exigido explicações da parte do ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, por ter-se recusado a responder a perguntas dos jornalistas presentes durante uma conferência na semana passada, agora o Sindicato dos Jornalistas (SJ) vem criticar as ações do governante.

Em resposta às perguntas do Jornal Económico (JE), o Sindicato dos Jornalistas diz que a sua direção “enviou um e-mail ao Ministro do Ambiente onde condena este tipo de situações”. ” Na missiva, reiteramos ainda que um governante tem o direito de se escusar a falar aos jornalistas, mas tem o dever de não ser sectário e excluir uma parte dos profissionais em detrimento de outros”, descreve o SJ.
 

 
A Bright Pixel Capital, braço de investimento em capital de risco do grupo Sonae, “reforçou o investimento na IriusRisk, plataforma líder mundial de modelação de ameaças, ao participar na ronda série B de 28,7 milhões de dólares, liderada pela Paladin Capital Group e que contou também com os investidores existentes SwanLab Venture Factory, 360 Capital e Inveready”, refere a empresa em comunicado, que recorda que “a participada integra o portefólio do investidor português, desde 2017, quando levantou uma ronda de 1,5 milhões de euros para reforçar a sua internacionalização”.

A empresa de cibersegurança levantou assim 28,7 milhões de dólares em ronda série B liderada pela Paladin Capital para escalar o seu produto a nível mundial.
 

 
Entre as propostas para o OE 2023 do PSD a que a “TSF” teve acesso, está a proposta de atualização, agora de 7,4%, dos escalões de IRS e do Indexante dos Apoios Sociais.

Além disso, o PSD propõe a redução da carga fiscal sobre os rendimentos do trabalho, através de cortes no IRS até ao 6.º escalão e da atualização dos escalões. Os sociais democratas avançam também com uma taxa máxima de IRS de 15%, para jovens até aos 35 anos, que exclui jovens com rendimentos mais elevados, ou seja, aqueles no último escalão de IRS.
 

 
O Presidente da República participa hoje no 17.º encontro do Grupo de Arraiolos, que junta em Malta 14 chefes de Estado não executivos da União Europeia (UE), e vai ter reuniões bilaterais com os seus homólogos alemão e italiano.

Este ano a reunião do Grupo de Arraiolos – uma iniciativa fundada em 2003 pelo então Presidente da República Jorge Sampaio – realiza-se no Centro de Conferências do Mediterrâneo, em La Valetta, durante todo o dia.
 

 
O PS Madeira mostrou-se desiludido pela forma como decorreu a audição que serviu para discutir o Orçamento Municipal do Funchal, entre socialistas e o executivo autárquico.

“Aquilo que sentimos na reunião ocorrida foi uma enorme resistência, por parte do executivo camarário, em divulgar aquelas que são as suas propostas para o orçamento, ou mesmo aflorar o plano de atividades. Nada! Nem sequer as grandes linhas orientadoras que possam estar na base da elaboração do Orçamento de 2023”, disse a líder do grupo municipal do PS na Câmara Municipal do Funchal, Andreia Caetano.
 

 
A EDP anunciou esta quinta-feira, através de um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que concluiu a compra de uma plataforma de desenvolvimento solar na Alemanha, ao assegurar 70% da Kronos Solar Projects GmbH, por um preço de 250 milhões de euros.

“No seguimento da informação publicada ao mercado a 29 de julho de 2022, a EDP – Energias de Portugal, S.A. (“EDP”), através da sua subsidiária EDP Renováveis, S.A. (“EDPR”) detida em 74,98%, informa da conclusão da aquisição de uma participação acionista de 70% na Kronos Solar Projects GmbH (“Kronos”), uma empresa de desenvolvimento solar baseada na Alemanha”, é detalhado na nota divulgada esta manhã.
 

 
“À mulher de César não lhe basta ser séria, tem que parecer séria”. É com esta frase que o Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC) concluiu um comunicado em que critica a gestão da TAP – entregue atualmente à francesa Christine Ourmiere-Widener – por ter renovada a frota automóvel da administração com mais de 50 viaturas BMW, uma marca topo de gama.

“No dia de ontem ficámos a saber que o estado financeiro da TAP está tão saudável que permite a renovação da frota automóvel da administração, num total de 79 viaturas ascendendo a um valor próximo dos quatro milhões de euros”, refere o SPAC com ironia. “Gostaríamos de congratular a administração da TAP pela gestão que permitiu esta rápida mudança de paradigma”, sublinha no mesmo tom.
 

 
O líder do Governo alemão, Olaf Scholz, manifestou esta quarta-feira “apoio de forma explícita” a um novo gasoduto nos Pirenéus e afirmou não ter “a impressão” de que França tenha excluído o projeto.

Scholz defendeu que a construção deste gasoduto, conhecido como MidCat, para transporte de energia entre a Península Ibérica, desde Portugal, e o resto da Europa é um “elemento fundamental” para garantir o abastecimento energético dos países da União Europeia (UE) mais dependentes de gás russo e manifestou “apoio de forma explícita a esta conexão”.

Recomendadas

Mundial2022: Qatar condena campanha “infundada” em resposta a críticas do PE

O Qatar condenou a resolução adotada na semana passada pelo Parlamento Europeu (PE) criticando a sua escolha como sede do Mundial de futebol em curso e denunciou uma campanha “infundada” assente em “acusações falsas e informação enganosa”.

Portugal rumo aos oitavos com Bruno Fernandes em dose dupla

Dois golos na segunda parte bastaram para que a Seleção portuguesa se apurasse para a fase a eliminar deste Mundial.

“Hat Trick” no “Jogo Económico”.10 mil milhões de dólares: FIFA espera receitas nunca vistas para 2026

Veja a análise aos números da semana na rubrica do programa da plataforma multimédia JE TV.
Comentários