JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 3 de novembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Este diploma foi apresentado em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, pelo titular das pastas das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, ocasião em que salientou que este programa que o executivo socialista submeterá à aprovação pelo parlamento está previsto na Lei de Bases da Habitação

“Este programa aplica-se a todo o território nacional, prevendo os objetivos, as prioridades e as medidas em matéria de política de habitação. Com este programa, passaremos a ter uma política de habitação consistente, integrada e perene, o que não se verificou ao longo da nossa história”, defendeu o ministro das Infraestruturas.
 

 
Brad Smith anunciou este montante no início da sua intervenção, no palco principal do Altice Arena, sobre energia.

“Este é um tempo que exige que estejamos focados em muitas coisas diferentes, é parte do que me trouxe aqui a Lisboa à Web Summit, este ano”, começou por dizer o responsável da tecnológica, referindo-se ao encontro que teve esta manhã com o vice-primeiro-ministro e ministro da Transformação Digital da Ucrânia, Mykhailo Fedorov.
 

 
O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, considera que não combater a inflação não é opção para o BCE.

Numa entrevista ao “Público”, o antigo ministro entende que “a alternativa que seria manter taxas de inflação elevadas, mesmo que sejam em parte justificadas pela guerra, teria um custo recessivo maior do que aquele que o aumento das taxas de juro provoca”.
 

 
O desemprego na zona euro foi medido em 6,6% em setembro de 2022 (6,7% em agosto), o que representa uma descida face a setembro do ano passado, quando ficou registado 7,3%. Na União Europeia (UE), o desemprego era de 6,0% em setembro (igual em agosto), tendo baixado dos 6,7% no mesmo mês do ano anterior, de acordo com as estimativas do Eurostat.

Em setembro havia 12,960 milhões de pessoas sem emprego na UE, das quais 10,988 milhões residem na zona euro. Em comparação com o mês homólogo, observou-se um decréscimo de 1,304 milhões na União e de 1,071 milhões na zona euro.
 

 
A empresa chinesa de baterias para automóveis elétricos China Aviation Lithium Battery Technology (CALB) anunciou hoje ter chegado a acordo para criar uma fábrica em Portugal.

Num comunicado à bolsa de valores de Hong Kong, a CALB revelou a assinatura na quarta-feira de um memorando de entendimento com uma subsidiária da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
 

 
O Abanca obteve lucros de 148,8 milhões de euros (excluindo os resultados não recorrentes) nos primeiros nove meses do ano. Este resultado representa um aumento de 3,3% em termos recorrentes face ao mesmo período do ano passado.

“Esta melhoria nos lucros foi impulsionada por uma maior contribuição do negócio recorrente (rendimento líquido de juros mais rendimento da prestação de serviços), que cresceu 8,3% e representa 94% da margem bruta”, refere o banco num comunicado divulgado esta quinta-feira.
 

 
O Governo Regional vai investir 3,3 milhões de euros na construção da estação elevatória do Lombo Urzal, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A obra iniciou-se em julho e tem conclusão prevista para julho de 2023.

“O projeto do Lombo do Urzal é o primeiro dos nove projetos do PRR, a ir para o terreno, no âmbito da gestão hídrica da Região Autónoma da Madeira. O Governo Regional definiu quatro grandes objetivos, para preparar a região para as menores disponibilidades hídricas futuras, decorrentes das alterações climáticas”, refere o executivo madeirense.
 

 
Seis cargueiros carregados com cereais deixaram hoje os portos ucranianos, depois de o tráfego ter sido retomado no dia anterior, anunciou o Ministério da Defesa turco.

Os navios vão utilizar o corredor humanitário seguro no mar Negro, rota que já permitiu a exportação de 9,7 milhões de toneladas de cereais e outros produtos agrícolas da Ucrânia, apesar do conflito, graças ao acordo internacional assinado em julho, sob a égide da Turquia e da ONU.
 

 
Elon Musk garantiu à Ucrânia que vai continuar a financiar o acesso a uma rede de satélites que fornece a Kiev comunicações, cruciais na guerra com a Rússia, disse quarta-feira à Associated Press o vice-primeiro-ministro da Ucrânia.

De acordo com o também ministro da Transformação Digital da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, Elon Musk disse “pessoalmente” ao governante que “continuará a apoiar a Ucrânia e a fornecer acesso ao Starlink [plataforma de satélites] à Ucrânia”.
 

 
Portugal e Espanha reúnem-se em cimeira na sexta-feira para aprofundar as “intensas” relações bilaterais e a estratégia transfronteiriça comum, mas também para reforçar publicamente o alinhamento no quadro europeu, como acontece na energia, segundo o governo espanhol.

A 33.ª cimeira luso-espanhola, em Viana do Castelo, tem como tema a inovação, é precedida por uma visita dos dois primeiros-ministros ao Laboratório Ibérico de Nanotecnologia de Braga e envolve uma comitiva de 18 ministros dos dois governos, disseram hoje fontes da Moncloa (a sede do Governo de Espanha).
 

 
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas quando um motorista furou uma barreira de apoiantes do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, entretanto derrotado nas eleições, que bloqueavam uma estrada em São Paulo.

De acordo com a Polícia Militar, citada pela imprensa local, das 10 pessoas que ficaram feridas no atropelamento, duas são jovens de 11 e 12 anos e três polícias. Duas pessoas tiveram de ser transferidas para o Hospital de Base de Rio Preto. Alguns manifestantes, de seguida, procuraram agredir o motorista do carro. O condutor foi detido e encaminhado para a esquadra.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Ronaldo mais próximo da Arábia Saudita e de voltar a ser o mais bem pago do mundo

O clube saudita é, com alguma distância, aquele que oferece melhores condições financeiras ao atleta, depois de se esgotarem as alternativas na elite do futebol europeu e de ficar claro que as equipas da MLS (liga norte-americana de futebol) não estão dispostas a ir tão longe para assegurar Ronaldo.

Mundial2022: António Costa cancela deslocação para assistir a jogo por motivos de saúde

António Costa será substituído pela ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que tem a tutela do Desporto.
Comentários