JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
“Como já foi divulgado, há intenção de o Governo ficar com o edifício sede da Caixa”, disse o presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, na Money Conference realizada pelo grupo Global Media (que tem o Diário de Notícias, Dinheiro Vivo e TSF) em Lisboa.

“Há intenção do Governo em ficar com o edifício da Caixa. Nós ficamos satisfeitos, porque o edifício não é para os serviços centrais de um banco”, defende o CEO da CGD, que acrescentou que faz sentido “libertar-se de um edifício que é desajustado para o banco”, tendo em conta os cerca de 90 mil metros quadrados do edifício sede na Avenida João XXI em Lisboa.
 

 
A Altice Portugal reportou esta quinta-feira receitas de 1.934,7 milhões de euros no acumulado de janeiro a setembro deste ano, o que representa um crescimento homólogo de 14,5%. O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 687,9 milhões de euros, porque aumentou 7,6% em relação aos primeiros nove meses de 2021.

Só no terceiro trimestre o volume de negócios da operadora de telecomunicações foi de 680,4 milhões de euros, depois de ter registado um acréscimo de 15,4% (excluindo a contribuição da Unisono, comprada em agosto do ano passado, as receitas teriam aumentado 13,2%). Nesses três meses, de julho a setembro, o EBITDA subiu 5,4% para 233,6 milhões de euros.
 

 
Os salários continuam a não conseguir acompanhar a inflação. De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a remuneração média caiu 4,7% em termos reais, no terceiro trimestre, agravando-se a perda de poder de compra dos portugueses.

Entre julho e setembro, o ordenado médio até subiu 4%, em termos absolutos, face ao valor registado há um ano, mas a inflação “comeu” esse reforço.
 

 
O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD (STEC) disse hoje que a CGD vai avançar com um pagamento extraordinário em dezembro entre os 600 e os 900 euros, para os trabalhadores com rendimento mensal até 2.700 euros.

Em comunicado, o Sindicato adianta que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) mostrou, numa reunião realizada na quarta-feira, “abertura para discutir as medidas de apoio a tomar para ajudar os trabalhadores a responder aos brutais aumentos do custo de vida e avançou com um pagamento extraordinário”.
 

 
Nos primeiros dez meses de 2022 a Portugal Sotheby’s Realty registou um aumento de 40% na sua faturação, tendo realizado 477 transações, com um preço médio superior um milhão de euros, informou esta quinta-feira, 10 de novembro, a marca de imobiliário especializada no segmento residencial de luxo.

Neste período, a Portugal Sotheby’s Realty vendeu imóveis a 29 nacionalidades, com destaque para Portugal, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha como os principais investidores.
 

 
“Posso confirmar que [o ministro dos Negócios Estrangeiros russo] Sergei Lavrov vai liderar a delegação russa ao G20. O programa do Presidente Putin ainda está a ser elaborado, ele poderá participar de forma virtual”, disse a chefe de protocolo da embaixada da Rússia na Indonésia, Yulia Tomskaya.

A cimeira dos chefes de Estado e de Governo do G20 está marcada para terça e quarta-feira, dias 15 e 16 de novembro, com a presença dos líderes dos Estados Unidos e da China, Joe Biden e Xi Jinping, respetivamente.
 

 
“Não há possibilidade de discursos golpistas”, disse Lula aos jornalistas em Brasília, num dia em que visitou o Supremo Tribunal e se reuniu separadamente com os presidentes das duas câmaras legislativas.

“Essas pessoas que estão protestando, sinceramente, não têm por que protestar. Deviam dar graças a Deus pela diferença ter sido menor que aquilo que nós merecíamos ter de votos”, disse.
 

 
“O inimigo não nos dá presentes, não mostra gesto de boa vontade, devemos vencer tudo”, disse Zelensky no seu discurso noturno habitual.

“Devemos, portanto, ter extrema cautela, sem emoções, sem correr riscos desnecessários, a fim de libertar todas as nossas terras com o mínimo de perdas possível”, acrescentou.
 

 
O Grupo Sonae registou um resultado líquido de 92 milhões de euros no terceiro trimestre de 2022, uma diminuição de 4,2% em relação ao período homólogo do ano passado – num quadro em que o aumento da inflação e a não transferência total desse aumento para os clientes – nomeadamente na área alimentar – já se está a fazer sentir. Por outro lado, o volume de negócios consolidado cresceu 15%, superando os dois mil milhões de euros, “sustentado por sólidos ganhos de quota de mercado nos vários negócios do grupo”.

O EBITDA subjacente atingiu 181 milhões de euros, “com a energia e os preços de produção a pressionarem a estrutura de custos e a conduzirem a uma redução das margens”. O investimento ascendeu a 579 milhões nos últimos 12 meses, dos quais 253 milhões em aquisições, com a Bright Pixel a realizar dois novos investimentos e a reforçar participação em tecnológicas. As vendas internacionais agregadas cresceram mais de 40% nos últimos nove meses do ano.
 

 
A Greenvolt aumentou a emissão de dívida verde de 100 milhões de euros para 150 milhões de euros, anunciou hoje a empresa.

Hoje era o último dia para a empresa aumentar o limite da sua emissão. A 25 de outubro, a energética liderada por João Manso Neto tinha anunciado uma linha de obrigações verdes no valor global de 100 milhões de euros com maturidades a cinco anos e uma taxa de juro fixa bruta de 5,2%. A data de reembolso é 18 de novembro de 2027.

Recomendadas

Portugal perde com Coreia do Sul e Paulo Bento está nos ‘oitavos’ do Mundial2022

Portugal conquistou hoje o Grupo H do Mundial de futebol de 2022, apesar de perder por 2-1 com a Coreia do Sul, de Paulo Bento, que se qualificou para os ‘oitavos’, eliminando Uruguai e Gana.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

“A Arte da Guerra”. “O Qatar acabou por ser vítima da sua própria ambição”

Poderão os protestos relativos ao Qatar ser uma alavanca no sentido da mudança da estrutura da sociedade do país? O primeiro mundial jogado no Médio Oriente colocou todas contradições deste pequeno país debaixo do foco internacional. Veja a análise de Francisco Seixas da Costa no programa da plataforma multimédia JE TV.
Comentários